O repolho é um vegetal comum na mesa dos brasileiros. Tem um preço atrativo e é possível preparar diversas receitas. Mas além destas vantagens, o repolho tem diversos benefícios para a saúde, inclusive sendo um importante aliado em dietas de emagrecimento.
O repolho tem poucas calorias, gorduras e tem muitas vitaminas e minerais. Existem opções roxas e brancas, além de texturas lisas e crespas, mas todas as versões contam com benefícios bem semelhantes.
Mas é preciso incluir o repolho em uma alimentação com todos os macro nutrientes, ou seja, uma alimentação bem equilibrada, para que os benefícios sejam ainda maiores.
Não há uma quantidade mínima e máxima do seu consumo, mas o exagero acaba causando um desconforto intestinal, pois o repolho é conhecido por gerar muitos gases.
Leia também: Faça dieta gastando pouco.
Benefícios do repolho para dietas fitness e saúde
Este vegetal é rico em benefícios como:
- É um alimento que ajuda a eliminar sódio na urina, controlando a pressão arterial;
- Fortalecimento do sistema imunológico graças as suas boas quantidades de antioxidantes e vitamina C;
- Estes mesmos antioxidantes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas suas fibras também contribuem para diminuir o colesterol no organismo;
- Sua vitamina K auxilia no processo de coagulação sanguínea, pois é essencial para esta função;
- Seus antioxidantes também contribuem para manter a pele mais jovem e evitar doenças degenerativas, pois ajuda a eliminar os radicais livres, ou seja, o envelhecimento precoce das células;
- É um alimento rico em fibras e de poucas calorias. Ajuda no trânsito intestinal e a manter o corpo satisfeito por mais tempo, algo super importante para quem está tentando emagrecer;
- Rico em potássio, cálcio e magnésio, o repolho ajuda no fortalecimento de ossos, dentes e cartilagens;
- Nas quantidades ideais, pode ajudar no controle do processo inflamatório, como reumatismo, gota e outros problemas.
Contraindicações
O repolho é um alimento rico nutricionalmente e não possui elementos alérgicos para o homem. Mas é necessário um cuidado com o excesso. Por ter muito enxofre em sua composição, o grande consumo eleva a produção de gases na digestão, trazendo desconforto.
Já mulheres em período de amamentação também devem evitar o consumo deste vegetal, justamente por essa alta produção de gases. Uma vez o bebê alimentado, isso pode causar cólicas e desconfortos.