Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O detox digital é hoje uma necessidade, inclusive para aqueles que desejam emagrecer. Isso porque muitos problemas de ansiedade, o que desencadeia uma compulsão alimentar, pode estar ligado ao uso excessivo de telas. Assim a dieta digital é uma necessidade de muitos.

Limpar a mente é uma das formas mais eficazes de combater problemas ligados ao estresse. E hoje vivemos um boom digital, onde praticamente todos os dias perdemos horas nas redes sociais ou utilizando celulares, computadores e televisores a todo momento.

Estar conectado é a solução para muitos se desligarem do mundo. Mas é preciso um equilíbrio para colher benefícios da modernidade. Por isso gostaríamos de propor um detox digital, onde você pode avaliar a vida, pré e pós essa limpeza.

Começando com pouco

Assim como outros vícios, a melhor maneira de eliminá-los é ir reduzindo aos poucos. Acreditamos que não adianta você cortar todas as redes sociais, séries, filmes e ações em frente as telas de uma vez. Comece com pequenas atitudes no seu dia a dia.

Inicialmente o detox digital pode começar nos fins de semana. Após passar a semana toda resolvendo problemas no celular ou computador da empresa e desfrutar de vídeos do YouTube, Instagram ou por o papo em dia no WhatsApp na parte da noite, experimente tentar se desligar no fim de semana.

Comece pelo sábado. Já antes de dormir na sexta-feira, desligue o wi-fi do seu aparelho. Acorde no sábado (se não for dia de trabalho), sem preocupações. Faça um café e passe a admirar outros elementos da sua vida fora dos aparelhos. Aproveite para arrumar aquele seu armário que precisa de um reparo. Aspire seu carro ou faça uma caminhada em volta da quadra.

Resista, afinal estamos acostumados a pegar no celular em todo instante. Pratique posições de Ioga, respire com tranquilidade e tente passar o dia todo sem se conectar.

Mas no domingo, aproveite para assistir aquela sua série favorita.

Na próxima semana, tente repetir o detox no fim de semana todo, tire o sábado e domingo para conhecer atrações de sua cidade ou faça algo que sempre teve vontade, mas nunca teve tempo. Duas, três horas passando o dedo na tela do celular, já é um tempo que você teria para viver a vida, então não adianta dar desculpa de que não tem tempo.

Leia também: Qual o peso ideal na musculação para cada idade?

Crie uma rotina

Depois de reconquistar seu fim de semana, saiba que a qualidade de vida pode melhorar muito. Mas sabemos que viver sem estar conectado nos dias atuais, é uma situação bem difícil. Porém é possível melhorar o “vício”, criando períodos específicos no dia a dia.

Tire um tempo para verificar emails, responder os aplicativos de mensagens, acessar notícias e também para visualizar publicações nas redes sociais. Dedicando 1h do seu dia para isso, é mais do que suficiente. No trabalho é difícil se desligar, mas nas horas vagas, tente alimentar a sua mente com outras coisas.

Além dos exercícios, leia um bom livro e trabalhe o seu cérebro com outros desafios. Temos certeza que as crises de ansiedade devem diminuir.

Procure seu médico

Ansiedade e depressão é o mal do século. Não há estudos conclusivos de que a tecnologia tem ligação direta com esses problemas, mas pouco ouvíamos falar sobre isso quando não tínhamos tudo na palma das mãos. A mente tinha um tempo para descansar de milhões de informações e imagens. O máximo era assistir uma programação comum nos canais de TV aberta.

Mas a melhor indicação para tratar destes problemas é buscar ajuda médica. Além do detox digital, vá até seu psicólogo e busque ajuda de profissionais. Avalie seus hormônios e outros elementos que possam estar afetando a sua qualidade de vida.

Tem alguma dica que fez você diminuir as crises de ansiedade? Deixe seu comentário.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)