Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Muitos consideram a ansiedade como o mal deste século. Trata-se de um sentimento ligado ao medo, preocupação e irritabilidade. A ansiedade é uma reação natural do corpo, mas pode evoluir para um quadro crônico, se tornando um distúrbio que pode atrapalhar nas rotinas do dia a dia.

Mas neste artigo estaremos ensinando cinco exercícios, quatro físicos e um mental, para melhorar uma crise de ansiedade e se sentir melhor para desenvolver outras atividades.

Por ser algo “comum” nos dias atuais, é preciso ter em mente que o auto controle ajuda a amenizar seus efeitos.

Estimativas apontam que no Brasil há cerca de 15 milhões de pessoas com distúrbios de ansiedade (1). Ela pode se manifestar emocionalmente, como citamos acima ou de forma física, proporcionando tremores, aperto no peito e falta ar.

Leia também: Ômega 3 e seus benefícios para dietas.

Cinco exercícios para diminuir uma crise de ansiedade

Mas praticar exercícios físicos ajudam a desestressar. O corpo libera endorfina, um hormônio natural produzido pela glândula hipófise, localizada no cérebro. Este hormônio ajuda a inibir o estresse, sensação de irritabilidade e contribui para sensações de paz e alegria, pois é conhecido como o hormônio da felicidade.

Selecionamos cinco práticas para você aplicar durante uma crise de ansiedade:

Montanha

A posição da montanha é um exercício básico do Yoga. Ela ajuda a relaxar, desde que faça a respiração corretamente. Para fazer esta postura, fique em pé, mantenha os pés paralelos e firmes em um piso plano. Para ter mais contato com a natureza, faça o exercício descalço. Deixe os braços estendidos e relaxados ao lado do corpo. Feche os olhos, respire e inspire lentamente por 30 segundos.

exercicio montanha yoga para crises de ansiedade
Exercício montanha para crises de ansiedade.

Cegonha

A posição da cegonha exige que você fique em pé, com os pés paralelos e firmes. Fique com os braços ao lado do corpo e esteja completamente ereto, olhando fixo para frente. Inspire e estenda os braços para frente. Depois expire devagar e vá dobrando o tronco para baixo, juntamente com os braços esticados, para tentar tocar os pés. Esteja com o pescoço relaxado, olhando para baixo. Se curve, mas não dobre os joelhos, vá até onde aguentar. Se conseguir tocar os pés melhor, mas se não tocar, não tem problema. Fique curvado e respire tranquilamente por 30 segundos. E depois volte lentamente à posição inicial.

posição cegonha no yoga para crises de ansiedade
Alongamento cegonha pra diminuir crises de ansiedade.

Cachorro

Coloque os pés um pouco afastados. Coloque as mãos no chão com o braço esticado, empinando o bumbum. Erga o quadril e relaxe a cabeça enquanto olha para os joelhos. Mas tanto os pés quanto as mãos, precisam estar apoiados firmes no chão. Assim fique nesta posição por 30 segundos, enquanto respire e expire lentamente.

exercicio posição cachorro com cara no chao para crises ansiedade
Exercício posição cachorro para crises ansiedade.

Árvore

Esta é também uma postura clássica do Yoga. Inicialmente fique em pé, com os braços na lateral do corpo. Depois apoie-se em apenas um pé, erga a outra perna com uma das mãos, dobrando o joelho e apoiando o pé na coxa. Após se equilibrar, coloque as mãos para frente na altura do peito. Depois levante os braços, junte as palmas das mãos acima da cabeça. Fique nesta posição por 30 segundos e respire tranquilamente. Portanto após esse período inverta as pernas. Mas caso não consiga apoiar a perna na coxa, apenas levante-a.

alongamento arvore yoga para diminuir crises de ansiedade
Alongamento árvore de Yoga para diminuir crises de ansiedade.

Progresso

E o último é um exercício mental:

O cérebro é uma “máquina” incrível do nosso organismo. Com os estímulos certos, podemos contornar situações como a ansiedade, direcionando pensamentos de calma e mudança de foco. Você pode direcionar um problema como a raiva para focar em algum objetivo. A raiva ajuda a te motivar em algumas situações.

Coloque na mente que você está no controle da situação. O medo que a ansiedade proporciona, pode ser direcionado para tomar cuidado em alguns aspectos. Também é possível adaptar-se para criar algo diferente, que vá por outro caminho durante uma crise. Ma use esse medo e a tristeza momentânea, para transformar o ambiente ao seu redor em algo que te traga uma visão alegre diferente.

Em uma crise você pode desafiar a sua mente. Busque distrações, foque em objetivos, reflita sobre algo do seu dia, mas evite ficar com a mente 100% ligada apenas no problema. Coloque na cabeça que vai passar. Assim pare o que possa estar fazendo mal momentaneamente e após uma reflexão, essa crise irá se acalmar.

Tem alguma dica? Deixe seus comentários. Se achou interessante, compartilhe.

Leia também: Top 5 aplicativos fitness de treinos gratuitos.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)