Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Os benefícios que a musculação e atividades físicas trazem para nós, são ótimas inúmeros, independente da nossa idade, porém é preciso estar atento à quantidade de peso e número de repetições que executamos durante um treino.

Muitos buscam saber qual é o peso ideal para cada idade na musculação, porém não é possível generalizar esta resposta. Cada corpo conta com uma estrutura óssea e muscular diferente, onde o que pode ser bom para um, pode ser prejudicial para outro.

Quem irá determinar o peso certo na musculação é o educador físico da academia ou o seu fisioterapeuta.

Como manter os seios firmes sem cirurgia com exercícios!

Mas então este artigo não tem serventia nenhuma? Tem sim, pois é possível estabelecer um treino físico para cada período de nossa vida.

Primeiro precisamos saber que não importa a idade, o começo sempre precisa ser mais leve e menos intenso. O corpo precisa se desenvolver aos poucos para não haver problemas de ligamento, lesões na coluna e outros que podem prejudicar a sua saúde.

Qual a idade indicada para começar os treinos?

Desde que seja saudável, a idade mais indicada para começar os treinos é a partir dos 16 anos. Muitas academia aceitam apenas praticantes acima dos 18 anos, porém aquelas que contam com um acompanhamento especializado, podem iniciar suas atividades focadas no desenvolvimento muscular, um pouco antes.

A restrição de idade fica para crianças, pois pode comprometer a maturidade do esqueleto como um todo, trazendo prejuízos principalmente para o crescimento.

Sem contar que os músculos ainda em fase de desenvolvimento tendem a ser mais frágeis, onde as lesões em articulações, coluna e de modo geral, acabam sendo “comuns”.

A prática de musculação deve sempre ter avaliação e recomendação médica.

Outro grupo que conta com diversas “contraindicações” é a terceira idade. Idosos não são proibidos de fazer musculação, mas é preciso um cuidado especial, pois o corpo tende a se tornar mais frágil, principalmente nos ossos e uma carga excessiva durante os treinos, pode trazer sérias consequências para a saúde.

Whole 30, a dieta dos praticantes de Crossfit!

O ideal é que na terceira idade, os treinos sejam apenas para “manter” a boa forma e não com objetivos de definição e voltados exclusivamente para a estética.

Como escolher o peso ideal para cada idade?

Novamente frisamos que não existe um peso ideal para cada idade, mas há etapas da vida em que os pesos podem ser maiores e outras, principalmente na terceira idade onde com a diminuição muscular e resistência óssea, a tendência é diminuir os pesos.

Todo início de musculação deve ser feito com pesos leves, até que o seu corpo adapte-se ao exercício. Normalmente para os mais jovens e idosos que estão iniciando a sua “carreira” na academia, o peso ideal é de 3kg.

Dependendo do sexo, a inicialização na musculação pode ter uma variação de pesos entre 3kg e 7kg. Membros superiores costumam erguer pesos menores, já nos membros inferiores a carga inicial é um pouco maior.

O peso deve variar conforme o tipo do exercício, biotipo e também a resistência apresentada durante os testes realizados pelo educador físico.

Não devemos levar em consideração apenas a primeira repetição para definir o que é ou não pesado. Sempre devemos completar uma série para definir se algo está realmente muito leve. O que pode parecer leve em um único movimento, irá se tornar mais pesado ao longo das repetições.

Um treino geralmente conta com séries de 12 repetições. Leve isso em consideração na hora de definir um peso.

Panqueca com massa de rúcula e recheio de frango!

Sempre que o seu corpo acostumar a esta primeira etapa, é preciso aumentar um pouco a carga. Seu educador físico da academia irá definir qual o aumento de peso ideal.

Se você avaliar que o peso está grande já na primeira repetição, diminua a carga, pois você pode causar uma lesão grave em seu corpo.

Trabalhando grupos musculares diferentes

Outra maneira de definir melhor qual o peso ideal no treino de musculação, é trabalhar os grupos musculares de forma diferente.

Assim que um grupo muscular estiver “acostumado” com a carga, chegou a hora de aumentar o peso.

Há quem não aumente o peso, mas insira mais algumas repetições. Isso é uma prática bem comum.

É preciso paciência

Quando vamos para a academia, queremos o resultado para ontem não é mesmo? O que nos leva a colocar muito peso nos exercícios e isso não trás benefício nenhum para nós.

Tenha paciência, não será da noite para o dia que o seu músculo estará definido e tão pouco a barriguinha irá deixar de existir. Ao longo dos dias você deve notar a diferença, principalmente na disposição para fazer os exercícios.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)