Principais benefícios da Chlorella/Clorela
04/02/2020 Comentarios 0 577 Visualizacoes

Principais benefícios da Chlorella/Clorela

Estamos falando sobre uma das algas de maior valor nutritivo de nosso ecossistema. A clorela, conhecida também como chlorella vulgaris (nome científico), é uma alga verde doce, rica em proteínas, ferro, fibras, iodo, e vitaminas C e do complexo B.

A clorela é também rica em clorofila, sendo tão importante para a saúde como outros vegetais, como a couve manteiga.

Sua indicação é no combate a problemas gastrointestinais, doenças degenerativas, estímulo do sistema imunológico e também muito indicado em dietas de emagrecimento.

Encontramos este alimento em lojas de produtos naturais, Mercados Municipais, lojas de produtos alimentícios orientais, em sites específicos ou em farmácias de manipulação.

Sopa de queijo low carb com carne e cogumelos.

Alga dos veganos

A clorela é um dos alimentos mais indicados e consumidos por vegetarianos e veganos. Isso porque as suas propriedades nutricionais são capazes de suprir diversas deficiências de vitaminas e minerais.

Clorela in natura.

Principais benefícios da Clorela

É claro que por ser um alimento tão rico em nutrientes esta alta trás ótimos benefícios para nossa saúde. Entre eles estão:

Prevenção de anemias e cãibras

A clorela é rica em ferro, vitamina C, vitamina B12 e clorofila, o que contribui para a produção de glóbulos vermelhos, combatendo a anemia e também melhorando a musculatura contra cãibras.

Massa muscular

Rica em proteínas, a alga conta com 60% de sua composição voltada para este nutriente. Para atletas ou aqueles que desejam um ganho de massa muscular mais eficas, sem muitas calorias, desde que faça um treinamento correto, estará se beneficiando desta planta.

Principais benefícios da polenta em uma dieta.

Inflamações e controle da pressão

Quem sofre de inflamações nas juntas e em outros locais do corpo, saiba que a Chlorella é rica em ômega-3. Muitos peixes são ricos em ômega 3, pois tem uma dieta baseada nestas algas.

Já com relação a pressão arterial, principalmente alta, a alga é novamente rica em ômega-3 e elementos como cálcio, potássio e arginina. Essa junção ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, evitando problemas desta natureza.

Pele e cabelo mais bonitos

A clorela é um alimento rico em vitamina C e beta caroteno. Essa junção ajuda na produção de colágeno e tendo sua função totalmente voltada a prevenir o aparecimento de rugas e deixando os cabelos ainda mais sedosos e brilhantes.

Planta detox

A clorela é um alimento muito usado em desintoxicação do organismo. Seus nutrientes contribuem para eliminar os metais pesados, trazendo mais saúde para quem faz o seu consumo.

Redução de colesterol ruim (LDL)

As fibras, antioxidantes e niacina da alga ajudam a reduzir o colesterol LDL, pois estes elementos inibem a formação de placas ateroscleróticas nas artérias.

O ômega 3 ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL).

Melhora a imunidade

Os beta glucanos da Clorela funcionam como antioxidantes, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce das células. Assim a imunidade do corpo é aumentada e diversos tipos de tumores e cânceres podem ser evitados ao longo da vida.

Bom para diabéticos

A alga tem nutrientes necessários para controlar o açúcar no sangue (glicose), onde melhora a resistência à insulina por aqueles que já possuem problemas ligados à diabetes e fígado.

Dieta Hipertireoidismo e Hipotireoidismo – Cardápio de uma semana.

Outros benefícios

No tratamento de problemas ligados à visão, a molécula luteína ajuda a prevenir e tratar problemas de degeneração macular. Outros benefícios estão ligados à cura de feridas, úlceras, melhoria no ciclo menstrual, diabetes, asmas e muitos outros.

Ela é um dos alimentos mais ricos em clorofila do planeta.

A clorela só tem todos os seus nutrientes liberados quando consumido como suplemento alimentar. O consumo da planta sem ser manipulada, ou seja, in natura, não tem efeito, pois o nosso organismo não faz a sua digestão.

Como fazer o consumo?

Normalmente há três opções diferentes de consumo. Cápsulas manipuladas, comprimidos ou em pó.

O seu consumo diário deve girar em torno de 6 a 10g por dia, mas é preciso seguir as recomendações de seu nutricionista.

Em pó é possível utilizar a chlorella na água ou em sucos naturais. Em caso do motivo ser a perda de peso, normalmente o seu consumo é em cápsulas, uma ou duas por dia, no mesmo momento das refeições principais.

Lembre-se sempre de fazer o consumo da alga em uma dieta balanceada indicada por seu nutricionista e também com a pratica diária de atividades físicas, para que o corpo possa digerir e trabalhar melhor com seu nutrientes.

Confira uma receita aqui do site:

Melhor bebida matinal para a saúde

Receita feita com Chlorella e água de coco trás benefícios como energia, hidratação, desintoxicação e muitos outros.

Refeição Bebidas
Cozinha Receita Fitness
Keyword água de coco, bebidas, bebidas fitness, Chlorella
Tempo de Preparo 3 minutes
Tempo Total 3 minutes
Serve 1 Porção
Calorias 12 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 1 Colher (chá) Chlorella
  • 1 Copo Água de coco Gelada (180ml)

Instruções

  1. Coloque a água de coco em um copo e acrescente a Chlorella;

  2. Misture bem até que ela fique bem incorporada e então está pronto.

Contra indicações efeitos colaterais

Não há contraindicações da Clorela, porém em casos de grávidas, crianças, idosos, etapa de lactação ou pessoas com sistema imunológico baixo é preciso restritamente a autorização do médico e/ou nutricionista.

Já com relação aos efeitos colaterais, desde que consumido nas doses indicadas, a clorela acaba alterando as cores das fezes para bem esverdeadas por conta da clorofila.

Em casos de superdosagem, ela pode causar náuseas, vômittos, diarreia, erupções cutâneas e coceira. Nestes casos busque um médico imediatamente.

Informações nutricionais da alga clorela

Sempre há variações com relação aos valores, mas em média uma porção de 100g contém:

  • 325 calorias;
  • Clorofila 2580 mg;
  • Proteínas 58 g;
  • Carboidratos 17 g;
  • Lipídios 12 g;
  • Fibra 12 g;
  • Potássio 671,1 mg;
  • Carotenoides 857 mg;
  • Vitamina A 135 mg;
  • Vitamina D 600 µg;
  • Vitamina E 8,9 mg;
  • Vitamina K1 22,1 µg;
  • Vitamina B2 3,1 µg;
  • Vitamina B3 59 mg;
  • Ácido fólico 2300 µg;
  • Vitamina B12 50 µg;
  • Ferro 101,3 mg;
  • Biotina 100 µg;
  • Selênio 36 µg;
  • Cálcio 48,49 mg;
  • Fósforo 1200 mg;
  • Magnésio 10,41 mg;
  • Iodo 1000 µg.

Tem mais alguma dica sobre esta alga? Deixe seus comentários. Se gostou compartilhe!

Anterior Cinco melhores frutas para diabeticos
Proximo A academia pode ser perigosa para quem não sabe usar os aparelhos

Sobre o autor

Wes
Wes 737 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde

O cogumelo shimeji é um alimento muito nutritivo, tradicional nas receitas japonesas e chinesas, da qual dizem que é uma das mais saudáveis. E hoje para te convencer a incluir… Leia mais

Conheça o Trigo Sarraceno e seus benefícios

Você já ouviu falar em trigo sarraceno ou mourisco? Hoje estaremos dedicando este texto para falar deste importante alimento, que ao contrário do que possa estar pensando, é bem diferente… Leia mais

Principais benefícios do açúcar orgânico

Você conhece o açúcar orgânico e seus benefícios? Para poder falar mais sobre este assunto, hoje estaremos dedicando este artigo para apresentar o máximo de informações possíveis sobre o açúcar… Leia mais

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo… Leia mais

A bebida mais indicada para consumir pela manhã todos os dias

A melhor bebida para tomar pela manhã é o café com leite? Suco de laranja natural? Água? Qual seria o líquido mais indicado durante o desjejum? Hoje no Receitas Academia… Leia mais

Quais são os 3 piores alimentos para a pele?

Sabemos que este artigo pode não ser muito condizente com o site Receitas Academia, mas nós gostaríamos de alertar os leitores, quanto aos tipos de alimentação que mais causam malefícios… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.