A academia pode ser perigosa para quem não sabe usar os aparelhos
07/02/2020 Comentarios 0 376 Visualizacoes

A academia pode ser perigosa para quem não sabe usar os aparelhos

Na última década a febre por academias se espalhou pelo Brasil e muitos passaram a frequentá-las, seja por uma questão de saúde ou apenas melhoria na aparência física.

Porém em muitas delas, não há o acompanhamento de um educador físico ou há algum rigor na fiscalização. Há outros casos em que os praticantes acabam sendo ignorantes e não seguem as orientações destes profissionais.

Certo é, frequentar uma academia é uma das melhores maneiras de trazer saúde para o nosso corpo, manter a forma e prevenir diversas doenças, porém há muitos casos em que ela pode ser perigosa.

Cardápio FITNESS de uma semana!

Perigo em eminencia

Nas academias encontramos diversos aparelhos para se exercitar, principalmente os de musculação, mas será que eles são seguros ou seus praticantes estão isentos de perigos ao realizar o levantamento de pesos?

Toda situação é possível dentro de uma academia, é preciso ter bom senso na hora de praticar os exercícios para não trazer sérias consequências para o nosso corpo.

Se você não faz as tarefas acompanhado por um professor, personal trainer, educador físico ou qualquer outro responsável dentro da academia, há grandes chances de riscos para a saúde.

Erros como carga demasiada nos aparelhos, movimentação errada e falta de troca nos grupos musculares, são comuns nas academias.

Sucesso nos treinos é questão de periodicidade!

Humildade

A falta de humildade e a vaidade são alguns dos principais problemas em uma academia. Não querer começar lá de baixo, com pouca carga e ouvir as instruções dos profissionais são erros comuns entre os praticantes.

Não é nada humilhante seguir orientações de quem entende do assunto. Eles estudaram anos para orientar e isso deve ser levado em consideração. Querer ser mais ou ao menos igual a outros colegas da academia também leva tempo.

Cada corpo responde de uma maneira, o que pode ser bom para um, pode não ser nada bom para outro.

É nesta hora que a vaidade deve ser deixada de lado e a execução correta dos aparelhos deve ser levada em consideração, pois o objetivo é trazer benefícios para o corpo e não prejuízos a longo prazo.

É preciso paciência também. Ninguém vai emagrecer ou ganhar definição muscular do dia para a noite, isso acontece ao longo dos dias, sempre seguindo regras.

Como deve ser um treino para definição muscular!

Como usar os aparelhos de musculação?

Na academia encontramos aparelhos de musculação como as máquinas específicas para grupos musculares, barras, halteres e também os pesos livres. Há também os equipamentos aeróbicos como elípticos, esteiras, bicicletas ergométricas e outros.

Pesos livres

Em pesos livres é preciso ter cuidado com a intensidade da força aplicada. O correto é fazer os exercícios de frente para um espelho e sempre manter a postura para que os movimentos sejam executados corretamente.

Caso não esteja erguendo corretamente os pesos ou ao final das séries já não esteja mais conseguindo levantá-los, pegue pesos mais leves. Acostume o grupo muscular e só então eleve o peso.

Barras

Quando estiver fazendo barras, sempre tenha um companheiro para te ajudar a revezar. O amigo pode ajudar no controle de barras mais pesadas, onde ao segurar e ajudar na execução do movimento, previne que muita força seja exercida e ocorra lesões nos músculos e ossos.

Prenda muito bem os pesos com os grampos, verifique se não estão soltos e se há a mesma quantidade de pesos em ambos os lados.

Vá até o seu limite mas jamais ultrapasse-o. É comum além de lesões, as barras caírem no peito ou pescoço, causando problemas ainda mais graves.

Acessórios para usar na academia durante e depois dos treinos!

Aeróbicos

Quem está buscando emagrecer e queimar aquela gordurinha, sempre buscam os exercícios aeróbicos.

Primeiro estude os aparelhos, aprenda como ligá-los, desligá-los e também faça testes indo devagar no começo e com pouca carga. Conforme for pegando confiança, aumente um pouco a carga ou velocidade, com indicação do profissional e jamais ultrapasse a sua resistência física.

Para descer dos aparelhos com segurança, sempre reduza a velocidade e espere um pouco até caminhar e seguir para outro aparelho.

O corpo precisa de descanso após a prática destes exercícios. Quem exagera na dose, acaba sentindo tonturas e cãibras. Respeite seus limites.

Aparelhos de musculação

Na grande maioria das academias, todos os aparelhos de musculação contam com instruções na própria máquina. Mas o educador físico deve ensinar como funciona o uso do aparelho e também como fazer as séries.

Faça os ajustes necessários na máquina conforme seu peso e altura, alinhe-as aos seus membros e sempre faça uma repetição para verificar se tudo está ocorrendo em postura.

As repetições devem proporcionar que você fique com a coluna reta, salvo em exercícios para as costas. Forçar demais em um exercício é sinal que você colocou muito peso na máquina.

Muito peso faz com que você se machuque e atrase os bons resultados, levando muito mais tempo para que seus músculos sejam desenvolvidos.

A execução dos movimentos deve ser feita devagar, concentrada, com o corpo bem posicionado e também com a inspiração e expiração em perfeita sincronia.

Dicas para utilizar os aparelhos e não se machucar

Antes de utilizar os aparelhos da academia é preciso seguir algumas dicas para evitar que você se machuque.

A primeira dica fundamental é realizar o aquecimento e alongamento do corpo e só então encarar os aparelhos. Peça ajuda ao educador físico para fazer as opções corretamente antes de cada máquina e evite lesões durante a execução.

Alongue antes e depois dos exercícios. Há quem faça só o alongamento antes, é claro que melhor um alongamento do que nenhum, mas o indicado é assim que terminar o exercício, refazer os alongamentos, descansar um pouco e só então ir para o seguinte.

Inicie suas atividades com os aparelhos fixos como o leg press, pulley, supinos e abdominais paralelas.

No leg press você irá empurrar um peso para frente e para atrás com as pernas, sentado na máquina. Cuidado para não ir com a perna muito para trás e não ter a força necessária para empurrar os pesos, isso irá machucar a sua coluna. Também não exagere de maneira nenhuma nos pesos.

No pulley, os exercícios executados são para os braços. Tríceps e bíceps são trabalhados ao puxar os pesos. A dica aqui é também não exagerar nos pesos e na velocidade de execução do movimento, sempre respeite seus limites e faça a série sem muita pressa.

E no abdominal paralelo, o foco é exclusivo para os músculos de sua barriga. Trabalhar músculos abdominais da um pouco pouco mais de trabalho e é comum cãibras, mas mantenha a posição (contração dos músculos abdominais) durante o movimento e tenha resultados melhores.

Pergunte sempre

Pode parecer incômodo, mas se é a primeira vez que você questiona sobre um aparelho, não se sinta desta maneira.

O ideal é perguntar sobre tudo e pedir dicas sobre os aparelhos. Com o passar dos dias na academia as dúvidas praticamente deixam de existir e então você pode praticar suas atividades mais tranquilo e evitando lesões.

Anterior Principais benefícios da Chlorella/Clorela
Proximo Quiabo frito FIT

Sobre o autor

Wes
Wes 748 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dicas academia 1Comentario

Como deve ser um treino para definição muscular

O Projeto Verão está acontecendo? Logo mais estaremos em mais um verão e como anda o seu treinamento? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre como um treino de definição… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Receita para emagrecer rapido na academia

O sonho de emagrecer rápido é algo cada vez mais comum entre a população mundial, que está cada dia mais obesa. E para poder sonhar com o corpo perfeito, muitos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Queime e emagreça até 800 calorias pulando corda

Esta atividade comum para crianças das décadas de 80 e 90 conhecida como PULAR CORDA, é muito utilizada até os dias atuais por lutadores, maratonistas e outros praticantes de esportes,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Sucesso nos treinos é questão de periodicidade

É claro que todos sabem que o resultado na academia depende exclusivamente de você mesmo. É preciso combinar a intensidade dos treinos de musculação, quantidade de exercícios, horas de descanso… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Quantos minutos caminhar para emagrecer?

Todos nós sabemos que para ter uma vida mais saudável é necessário realizar atividades físicas regulares, mas o que poucos sabem é que não preciso fazer exercícios de forma exagerada,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Como ter energia para treinar após um dia cansativo

A sociedade está caminhando para dias cada vez mais cansativos. Apesar de antigamente o cansaço físico das longas jornadas de trabalho ser comum entre todos os cidadãos, hoje vivemos em… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.