Sucesso nos treinos é questão de periodicidade
19/11/2019 Comentarios 0 826 Visualizacoes

Sucesso nos treinos é questão de periodicidade

É claro que todos sabem que o resultado na academia depende exclusivamente de você mesmo. É preciso combinar a intensidade dos treinos de musculação, quantidade de exercícios, horas de descanso e principalmente a alimentação.

Mas outro fator muito importante é a periodicidade, ou seja, o planejamento dos treinos com periodização.

É preciso dividir o ano em ciclos, contendo diferentes tipos de treinos que podem variar de acordo com o seu objetivo final. Esses ciclos, que podemos chamar de periodicidade, ajudam a facilitar o controle dos resultados.

Cardápio Fitness de uma semana!

Outro benefício é com relação a percepção de qual grupo muscular ou fator, como por exemplo a alimentação, precisa ser devidamente trabalhado.

O planejamento ideal é fundamental para não ocorrer um efeito de estagnação e ainda garantir uma evolução mais eficaz, independente do biotipo de cada um.

Periodização e sua importância nos treinos

Esta é uma técnica muito aplicada em treinamentos desportivos, pois eram aqueles que dependiam de um atleta durante o ano todo. Mas ao longo do tempo ela acabou sendo adaptada para praticantes de musculação.

A técnica consiste em montar períodos, onde são utilizados variados métodos de treinamentos e também diferentes estímulos nos músculos do corpo.

É sempre importante variar os exercícios para não “acostumar” o músculo e ele acabar estagnando. O mesmo serve para intensidade, que devem ser variadas.

Efeito lifting com musculação, redução da flacidez sem cirurgia!

Sendo assim a periodização acaba possibilitando que o sistema neuromotor NÃO se adapte a um único estímulo e acabe enviando sinais para que sempre evolua.

Prevenção de lesões

A periodicidade nos treinos ainda contribui para prevenir o overtraining, que é quando há um excesso de estimulação, trazendo prejuízo para o músculo e ainda proporcionando lesões.

Quando periodizamos um treino, podemos manter a sua intensidade máxima, mas com a vantagem de não prejudicar nosso corpo.

No que consiste a técnica de periodização na musculação?

Mas para quem acha que é só alternar o treino de vez em quando ou alterar séries, pesos e outros fatores, saiba que a melhor mudança de ciclos deve ser definida por um profissional educador físico.

Ele irá avaliar sua saúde, seus objetivos, como estão os ganhos de força, volume muscular e outros itens importantes para uma evolução constante.

Muitos dos modelos já existentes de periodização são usados por fisiculturistas e atletas esportivos de alta intensidade, ou seja, essas técnicas que podem ser “facilmente” encontradas na internet, não servem para quem está começando.

Receita de Pão FIT com queijo e farelos!

É preciso paciência e seguir muitas regras para ganhar massa e definição muscular com qualidade.

Três tipos de periodização muscular comuns

Como já citamos, existem diversos tipos de periodização, onde todos eles devem ser criados com base nos objetivos e características físicas de cada indivíduo.

Eles devem ser indicados e acompanhados por um especialista, que irá definir melhor qual o próximo passo ao fim de cada um dos ciclos.

Mas para quem quer ter ao menos uma noção dos tipos periódicos, selecionamos três mais comuns, sendo eles:

  • Periodicidade básica – Possibilidade funcional;
  • Periodicidade transitória – Resistência muscular;
  • Periodicidade final – Intensidade.

Na básica o praticante de academia irá fazer um ciclo específico para a preparação. O seu principal objetivo é aumentar as possibilidades funcionais do organismo e todas as qualidades físicas para que seja possível pular para as próximas fases e alcançar a meta.

Já na transitória é hora de buscar o desenvolvimento da resistência muscular e da força. O educador físico irá criar um treino com um volume mais elevado de exercícios, porém com menor intensidade.

Então chegamos ao terceiro período, onde o volume de exercícios diminui, mas a intensidade com que eles são feitos é aumentada. Nesta fase podemos perceber melhores resultados com treinos mais pesados.

Mas é preciso que as duas primeiras fases estejam em 100% de suas funções para que o resultado seja satisfatório, afinal é a base de todo o processo.

Destreinamento

Depois de executar todos os períodos corretamente e provavelmente alcançar seus objetivos, é preciso passar para a fase de destreinamento. Mas o que é isso?

Este é o período considerado como as “férias” dos atletas, onde ele não para de praticar, mas todo o treino é focado em atividades leves, apenas para manter o objetivo alcançado.

Esse “destreinamento” ajuda o corpo a descansar dos treinos intensos e prepara-o para a próxima periodização, sem que haja a necessidade de começar os treinos do zero.

E ai, tem alguma dica? Deixe seus comentários. Se gostou compartilhe.

Anterior Quesadillas FIT de queijo Low Carb
Proximo Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

Sobre o autor

Wes
Wes 749 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dicas academia 0 Comentarios

Como manter os seios firmes sem cirurgia com exercícios

Muitas mulheres possuem o desejo de manter os seios firmes, durinhos e em cima, mas não são todas que podem ou possuem condições de pagar por um implante de silicone…. Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Como fazer SUCO VERDE para emagrecer passo a passo

Se você escolher os ingredientes certos, o suco verde pode ser um excelente aliado na perda de peso. Esse tipo de suco são super nutritivos, contêm baixo teor de gordura… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Quantos minutos caminhar para emagrecer?

Todos nós sabemos que para ter uma vida mais saudável é necessário realizar atividades físicas regulares, mas o que poucos sabem é que não preciso fazer exercícios de forma exagerada,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

A academia pode ser perigosa para quem não sabe usar os aparelhos

Na última década a febre por academias se espalhou pelo Brasil e muitos passaram a frequentá-las, seja por uma questão de saúde ou apenas melhoria na aparência física. Porém em… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Google Fitness | Conheça o aplicativo de atividades físicas Google FIT

Em meados de 2014 a Google anunciou em uma de suas convenções de tecnologia (Google I/O), o lançamento de um aplicativo de saúde e fitness conhecido como Google FIT. O… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Acessórios para usar na academia durante e depois dos treinos

Alguns itens são fundamentais na hora de realizar os exercícios da academia, principalmente para aqueles que optam por malhar antes do trabalho ou de algum compromisso e precisam se adaptar… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.