Sucesso nos treinos é questão de periodicidade
19/11/2019 Comentarios 0 161 Visualizacoes

Sucesso nos treinos é questão de periodicidade

É claro que todos sabem que o resultado na academia depende exclusivamente de você mesmo. É preciso combinar a intensidade dos treinos de musculação, quantidade de exercícios, horas de descanso e principalmente a alimentação.

Mas outro fator muito importante é a periodicidade, ou seja, o planejamento dos treinos com periodização.

É preciso dividir o ano em ciclos, contendo diferentes tipos de treinos que podem variar de acordo com o seu objetivo final. Esses ciclos, que podemos chamar de periodicidade, ajudam a facilitar o controle dos resultados.

Cardápio Fitness de uma semana!

Outro benefício é com relação a percepção de qual grupo muscular ou fator, como por exemplo a alimentação, precisa ser devidamente trabalhado.

O planejamento ideal é fundamental para não ocorrer um efeito de estagnação e ainda garantir uma evolução mais eficaz, independente do biotipo de cada um.

Periodização e sua importância nos treinos

Esta é uma técnica muito aplicada em treinamentos desportivos, pois eram aqueles que dependiam de um atleta durante o ano todo. Mas ao longo do tempo ela acabou sendo adaptada para praticantes de musculação.

A técnica consiste em montar períodos, onde são utilizados variados métodos de treinamentos e também diferentes estímulos nos músculos do corpo.

É sempre importante variar os exercícios para não “acostumar” o músculo e ele acabar estagnando. O mesmo serve para intensidade, que devem ser variadas.

Efeito lifting com musculação, redução da flacidez sem cirurgia!

Sendo assim a periodização acaba possibilitando que o sistema neuromotor NÃO se adapte a um único estímulo e acabe enviando sinais para que sempre evolua.

Prevenção de lesões

A periodicidade nos treinos ainda contribui para prevenir o overtraining, que é quando há um excesso de estimulação, trazendo prejuízo para o músculo e ainda proporcionando lesões.

Quando periodizamos um treino, podemos manter a sua intensidade máxima, mas com a vantagem de não prejudicar nosso corpo.

No que consiste a técnica de periodização na musculação?

Mas para quem acha que é só alternar o treino de vez em quando ou alterar séries, pesos e outros fatores, saiba que a melhor mudança de ciclos deve ser definida por um profissional educador físico.

Ele irá avaliar sua saúde, seus objetivos, como estão os ganhos de força, volume muscular e outros itens importantes para uma evolução constante.

Muitos dos modelos já existentes de periodização são usados por fisiculturistas e atletas esportivos de alta intensidade, ou seja, essas técnicas que podem ser “facilmente” encontradas na internet, não servem para quem está começando.

Receita de Pão FIT com queijo e farelos!

É preciso paciência e seguir muitas regras para ganhar massa e definição muscular com qualidade.

Três tipos de periodização muscular comuns

Como já citamos, existem diversos tipos de periodização, onde todos eles devem ser criados com base nos objetivos e características físicas de cada indivíduo.

Eles devem ser indicados e acompanhados por um especialista, que irá definir melhor qual o próximo passo ao fim de cada um dos ciclos.

Mas para quem quer ter ao menos uma noção dos tipos periódicos, selecionamos três mais comuns, sendo eles:

  • Periodicidade básica – Possibilidade funcional;
  • Periodicidade transitória – Resistência muscular;
  • Periodicidade final – Intensidade.

Na básica o praticante de academia irá fazer um ciclo específico para a preparação. O seu principal objetivo é aumentar as possibilidades funcionais do organismo e todas as qualidades físicas para que seja possível pular para as próximas fases e alcançar a meta.

Já na transitória é hora de buscar o desenvolvimento da resistência muscular e da força. O educador físico irá criar um treino com um volume mais elevado de exercícios, porém com menor intensidade.

Então chegamos ao terceiro período, onde o volume de exercícios diminui, mas a intensidade com que eles são feitos é aumentada. Nesta fase podemos perceber melhores resultados com treinos mais pesados.

Mas é preciso que as duas primeiras fases estejam em 100% de suas funções para que o resultado seja satisfatório, afinal é a base de todo o processo.

Destreinamento

Depois de executar todos os períodos corretamente e provavelmente alcançar seus objetivos, é preciso passar para a fase de destreinamento. Mas o que é isso?

Este é o período considerado como as “férias” dos atletas, onde ele não para de praticar, mas todo o treino é focado em atividades leves, apenas para manter o objetivo alcançado.

Esse “destreinamento” ajuda o corpo a descansar dos treinos intensos e prepara-o para a próxima periodização, sem que haja a necessidade de começar os treinos do zero.

E ai, tem alguma dica? Deixe seus comentários. Se gostou compartilhe.

Anterior Cardápio FITNESS de uma semana
Proximo Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

Sobre o autor

Wes
Wes 698 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dicas academia 0 Comentarios

Aeróbico ou Musculação. Qual ajuda a emagrecer?

Sempre que estamos em busca de emagrecer, nos deparamos com algumas dúvidas, principalmente as que estão relacionadas aos tipos de exercícios que devem ser praticados. Na academia normalmente podemos nos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Qual o melhor horário para treinar na academia?

Quem está começando a praticar exercícios físicos na academia pode ter muitas dúvidas neste começo, e entre elas está “qual o melhor horário para treinar?” pois podem pensar que essa… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Duas ideias de marmita fitness para sua semana

É comum ficarmos sem ideias do que preparar durante as refeições, principalmente se estas são quando estamos de dieta. A restrição de alguns tipos de alimentos indicados por nosso nutricionista,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

O alongamento é algo que ajuda a liberar a tensão dos músculos e articulações de nosso corpo. Quando deixamos de efetuar alongamentos, principalmente antes de realizarmos atividades físicas, sejam elas… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Receita para emagrecer rapido na academia

O sonho de emagrecer rápido é algo cada vez mais comum entre a população mundial, que está cada dia mais obesa. E para poder sonhar com o corpo perfeito, muitos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Quantos minutos caminhar para emagrecer?

Todos nós sabemos que para ter uma vida mais saudável é necessário realizar atividades físicas regulares, mas o que poucos sabem é que não preciso fazer exercícios de forma exagerada,… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.