Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa
22/11/2019 Comentarios 0 3074 Visualizacoes

Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

O alongamento é algo que ajuda a liberar a tensão dos músculos e articulações de nosso corpo.

Quando deixamos de efetuar alongamentos, principalmente antes de realizarmos atividades físicas, sejam elas na academia, ao ar livre ou até mesmo dentro de casa, o nosso corpo mostra uma inibição das funções musculares, deixando o movimento mais “travado” e passivo de cãibras.

Quando realizamos movimentos a tensão é liberada e o corpo acaba ficando mais leve, dando um prazer maior e também melhor execução dos movimentos no pré e pós treino.

Toda a musculatura das costas e do pescoço são aquelas que mais trazem tensão para o nosso corpo quando deixamos de realizar alongamentos.

A distribuição de carga erroneamente para estas áreas, podem deixá-las doloridas, bem como a postura errada durante o nosso dia a dia. Esses erros podem trazer problemas maiores para o nosso corpo, como por exemplo, artrites, artrose e também hérnias na coluna cervical.

É muito importante alongar a coluna

Quando falamos de coluna, estamos citando a musculatura que envolve esta composição óssea. Fazer os devidos alongamentos podem tirar a tensão da mesma e também diversas dores musculares provenientes da região. Os músculos da coluna são fundamentais para a postura e também sobre os movimentos executados pelo pescoço, ombros, braços e até mesmo de quadril, localizado na lombar.

As melhores dicas de academia!

Os alongamentos podem inclusive prevenir futuros problemas ligados a hérnias de disco, disco artrose e outros que incomodam e muito nas idades mais avançadas.

Dicas para fazer os exercícios de alongamentos da coluna

Para que você possa executar os movimentos de alongamento da melhor maneira possível, não esqueça de respirar e expirar corretamente.

Durante o exercício deixe o ar entrar e sair livremente, algo que em muitos casos, aquele que está realizando o movimento, acaba bloqueando a passagem de ar, com medo de atrapalhar a execução do mesmo.

Os alongamentos poderão ser feitos todos os dias, independente de você estar ou não executando uma atividade física após ele.

Durante a execução dos alongamentos, a indicação é que você permaneça ao menos 30 segundos em cada uma das posições.

Os movimentos devem ser repetidos por três vezes, porém é necessário respeitar a limitação de cada corpo e também do profissional (personal, fisioterapeuta, etc) que fez a indicação dos alongamentos.

alongamentos exercicios coluna em casa

Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

É preciso antes de mais nada, realizar uma consulta com seu personal trainer, fisioterapeuta ou outro profissional da área, para saber se você pode ou não executar as atividades abaixo.

Por mais que estes alongamentos sejam simples e possam ser feitos em casa, é preciso ter uma autorização médica para executa-los. Afinal cada corpo possui as suas limitações, e o que pode ser bom para muitos, pode não ser bom para você.

  • Sete exercícios de alongamento para a dorsal, lombar e cervical

Alongamento clássico

O primeiro alongamento é o clássico “encoste as mãos na ponta dos pés”. Fique de pé com o corpo alinhado e então em um movimento lento, vá abaixando somente do quadril para cima, sem dobrar as pernas, com as mãos em direção ao chão.

Se você conseguir encostar nos pés beleza, se não chegue no máximo do movimento. Lá embaixo permaneça por 30 segundos e então volte lentamente para a posição original. Descanse alguns segundos e repita o alongamento.

– Barriga pra cima

Com a barriga pra cima segure na canela de uma das pernas com as duas mãos e puxe-a em direção ao tronco o máximo que conseguir.

Este alongamento irá ajudar inclusive a obstruir a musculatura em torno do ciático. Permaneça por 30 segundos na posição e então é só repetir o alongamento na outra perna.

– Ajoelhado

Ajoelhe-se e “sente com o seu corpo sob os calcanhares dos seus pés. Então vá com o tronco para frente e apoie as mãos com a palma para baixo e os braços esticados, sem desgrudar os glúteos dos pés.

Vá o máximo que conseguir para frente e então permaneça na posição por 30 segundos.

– Sentado no chão ou colchonete

Sente no chão ou em um colchonete. Então abra as pernas, com o tronco ereto. Com uma de suas mãos, tente alcançar o pé correspondente ao mesmo lado, sem exagerar no alongamento.

Se você alcançar beleza, se não estique até onde conseguir. Fique na posição por 30 segundos e depois refaça o exercício com o outro lado.

Aeróbico ou musculação? Qual ajuda a emagrecer?

– Tronco reto

Sente-se. Com o tronco reto, vire a sua cabeça girando para um dos lados, não gire o tronco.

Vire o máximo que conseguir e então fique na posição por 30 segundos. Depois repita o mesmo processo para o outro lado e fique mais 30 segundos.

– Estique as pernas

Sente-se e então estique uma das pernas, somente uma. Com a mão contrária a perna que esticou, puxe o topo da cabeça para o outro lado. Então alongue por por 30 segundos, espere alguns segundos e repita o processo com o outro lado.

– Em pé

Em pé, abaixe o tronco e deixe as pernas esticadas. Passe as mãos por trás de suas pernas e então chegue ao máximo que conseguir.

Fique nesta posição por mais 30 segundos, descanse e repita por mais uma ou duas vezes, sempre voltando com cuidado a posição “normal”.

Tem mais algum exercício de alongamento para a coluna? Deixe seus comentários! Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos que estejam precisando.

Anterior Sucesso nos treinos é questão de periodicidade
Proximo Dieta do Cristiano Ronaldo CR7

Sobre o autor

Wes
Wes 749 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dicas academia 0 Comentarios

Todos os segredos do abdominal no Pulley! Seu tanquinho mais rápido

O sonho do abdômen definido é algo que muitos almejam, mas a princípio pode ser muito difícil de realizar. Porém há um exercício de abdominal feito no Pulley, que normalmente… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Google Fitness | Conheça o aplicativo de atividades físicas Google FIT

Em meados de 2014 a Google anunciou em uma de suas convenções de tecnologia (Google I/O), o lançamento de um aplicativo de saúde e fitness conhecido como Google FIT. O… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Dicas de academia para emagrecer os braços

Normalmente buscamos dicas para aumentar os braços e não diminuí-los não é mesmo? Mas aqui não estamos falando sobre músculos e sim sobre gorduras em excesso e pele flácida nos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Como ter energia para treinar após um dia cansativo

A sociedade está caminhando para dias cada vez mais cansativos. Apesar de antigamente o cansaço físico das longas jornadas de trabalho ser comum entre todos os cidadãos, hoje vivemos em… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Como manter os seios firmes sem cirurgia com exercícios

Muitas mulheres possuem o desejo de manter os seios firmes, durinhos e em cima, mas não são todas que podem ou possuem condições de pagar por um implante de silicone…. Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Três benefícios dos exercícios para glúteos, o bumbum na nuca!

E expressão ‘bumbum na nuca’ é bem conhecida entre as mulheres, principalmente aquelas que possuem uma rotina de exercícios na academia. Muitos destes exercícios ajudam a deixar a musculatura dos… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.