Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O alongamento é algo que ajuda a liberar a tensão dos músculos e articulações de nosso corpo.

Quando deixamos de efetuar alongamentos, principalmente antes de realizarmos atividades físicas, sejam elas na academia, ao ar livre ou até mesmo dentro de casa, o nosso corpo mostra uma inibição das funções musculares, deixando o movimento mais “travado” e passivo de cãibras.

Quando realizamos movimentos a tensão é liberada e o corpo acaba ficando mais leve, dando um prazer maior e também melhor execução dos movimentos no pré e pós treino.

Toda a musculatura das costas e do pescoço são aquelas que mais trazem tensão para o nosso corpo quando deixamos de realizar alongamentos.

A distribuição de carga erroneamente para estas áreas, podem deixá-las doloridas, bem como a postura errada durante o nosso dia a dia. Esses erros podem trazer problemas maiores para o nosso corpo, como por exemplo, artrites, artrose e também hérnias na coluna cervical.

É muito importante alongar a coluna

Quando falamos de coluna, estamos citando a musculatura que envolve esta composição óssea. Fazer os devidos alongamentos podem tirar a tensão da mesma e também diversas dores musculares provenientes da região. Os músculos da coluna são fundamentais para a postura e também sobre os movimentos executados pelo pescoço, ombros, braços e até mesmo de quadril, localizado na lombar.

As melhores dicas de academia!

Os alongamentos podem inclusive prevenir futuros problemas ligados a hérnias de disco, disco artrose e outros que incomodam e muito nas idades mais avançadas.

Dicas para fazer os exercícios de alongamentos da coluna

Para que você possa executar os movimentos de alongamento da melhor maneira possível, não esqueça de respirar e expirar corretamente.

Durante o exercício deixe o ar entrar e sair livremente, algo que em muitos casos, aquele que está realizando o movimento, acaba bloqueando a passagem de ar, com medo de atrapalhar a execução do mesmo.

Os alongamentos poderão ser feitos todos os dias, independente de você estar ou não executando uma atividade física após ele.

Durante a execução dos alongamentos, a indicação é que você permaneça ao menos 30 segundos em cada uma das posições.

Os movimentos devem ser repetidos por três vezes, porém é necessário respeitar a limitação de cada corpo e também do profissional (personal, fisioterapeuta, etc) que fez a indicação dos alongamentos.

alongamentos exercicios coluna em casa

Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

É preciso antes de mais nada, realizar uma consulta com seu personal trainer, fisioterapeuta ou outro profissional da área, para saber se você pode ou não executar as atividades abaixo.

Por mais que estes alongamentos sejam simples e possam ser feitos em casa, é preciso ter uma autorização médica para executa-los. Afinal cada corpo possui as suas limitações, e o que pode ser bom para muitos, pode não ser bom para você.

  • Sete exercícios de alongamento para a dorsal, lombar e cervical

Alongamento clássico

O primeiro alongamento é o clássico “encoste as mãos na ponta dos pés”. Fique de pé com o corpo alinhado e então em um movimento lento, vá abaixando somente do quadril para cima, sem dobrar as pernas, com as mãos em direção ao chão.

Se você conseguir encostar nos pés beleza, se não chegue no máximo do movimento. Lá embaixo permaneça por 30 segundos e então volte lentamente para a posição original. Descanse alguns segundos e repita o alongamento.

– Barriga pra cima

Com a barriga pra cima segure na canela de uma das pernas com as duas mãos e puxe-a em direção ao tronco o máximo que conseguir.

Este alongamento irá ajudar inclusive a obstruir a musculatura em torno do ciático. Permaneça por 30 segundos na posição e então é só repetir o alongamento na outra perna.

– Ajoelhado

Ajoelhe-se e “sente com o seu corpo sob os calcanhares dos seus pés. Então vá com o tronco para frente e apoie as mãos com a palma para baixo e os braços esticados, sem desgrudar os glúteos dos pés.

Vá o máximo que conseguir para frente e então permaneça na posição por 30 segundos.

– Sentado no chão ou colchonete

Sente no chão ou em um colchonete. Então abra as pernas, com o tronco ereto. Com uma de suas mãos, tente alcançar o pé correspondente ao mesmo lado, sem exagerar no alongamento.

Se você alcançar beleza, se não estique até onde conseguir. Fique na posição por 30 segundos e depois refaça o exercício com o outro lado.

Aeróbico ou musculação? Qual ajuda a emagrecer?

– Tronco reto

Sente-se. Com o tronco reto, vire a sua cabeça girando para um dos lados, não gire o tronco.

Vire o máximo que conseguir e então fique na posição por 30 segundos. Depois repita o mesmo processo para o outro lado e fique mais 30 segundos.

– Estique as pernas

Sente-se e então estique uma das pernas, somente uma. Com a mão contrária a perna que esticou, puxe o topo da cabeça para o outro lado. Então alongue por por 30 segundos, espere alguns segundos e repita o processo com o outro lado.

– Em pé

Em pé, abaixe o tronco e deixe as pernas esticadas. Passe as mãos por trás de suas pernas e então chegue ao máximo que conseguir.

Fique nesta posição por mais 30 segundos, descanse e repita por mais uma ou duas vezes, sempre voltando com cuidado a posição “normal”.

Tem mais algum exercício de alongamento para a coluna? Deixe seus comentários! Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos que estejam precisando.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)