Cálcio, tabela com alimentos ricos neste nutriente para os ossos
09/08/2017 Comentarios 0 1572 Visualizacoes

Cálcio, tabela com alimentos ricos neste nutriente para os ossos

O cálcio é um dos metais mais importantes para o corpo humano, sendo encontrado em grande abundância no organismo saudável e é por isso que achamos necessário dedicar um texto totalmente para este assunto. Hoje iremos falar um pouco mais sobre o cálcio e apresentar uma tabela com os alimentos mais ricos neste nutriente.

Bem sabemos que o cálcio é excelente para os ossos, mas ele é também essencial para outras partes do seu corpo, principalmente na contração muscular e até mesmo na coagulação do sangue. Mas você sabia que o seu consumo em excesso é ruim? Essas e outras informações você confere logo abaixo.

O que é cálcio?

O cálcio é um nutriente indicado a todos, principalmente para aqueles que sofrem ou possuem casos familiares de osteoporose. O cálcio fica armazenado no retículo endoplasmático das células de nosso organismo e não somente nos ossos como sempre ouvimos falar.

Ele é o metal que possui mais abundância em nosso organismo, principalmente na forma de compostos como o carbonato de cálcio. Em um adulto saudável é possível encontrar 1200g (1,2kg) de cálcio no corpo, onde quase 98% está localizado nos tecidos ósseos. As 90g que sobram, estão presentes em atividades das membranas celulares, nos impulsos nervosos, nas contrações musculares, no controle da acidez do sangue, controle hormonal, coagulação sanguínea, etc.

Em relação a coagulação, os íons de cálcio, tem um papel fundamental na conversão de protrombina em trombina, onde converte também o fibrinogênio em fibrina, que é responsável pela malha fibrosa, na qual forma o coágulo sanguíneo.

alimentos ricos calcio artigo

Qual a indicação médica diária de consumo de cálcio?

O Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde), cita que a ingestão diária de cálcio seja de 1000mg. Essa indicação é para um adulto saudável, onde a suplementação é somente indicada em casos de doenças degenerativas, na carência de cálcio e sempre quando indicada por seu médico.

Não faça nada por conta própria, consulte seu médico e nutricionista.

O que acontece quando temos deficiência/falta de cálcio no organismo?

Este é o assunto mais discutido em relação ao cálcio, o que acontece quando temos a deficiência dele em nossa corrente sanguínea. Quando isso chega a acontecer, o organismo irá repor esta falta, retirando o cálcio dos ossos, onde como consequência, acontecem doenças como a osteopenia e a famosa osteoporose.

Com essas enfermidades ocasionadas pela falta de cálcio no organismo, os ossos passam a se deteriorar e existe um aumento significativo de fraturas, principalmente naqueles que se tornam mais porosos.

Outras consequências pela falta de cálcio no organismo são: Estar propenso a ter cáries com mais facilidade, unhas que se quebram com frequência, agitação, irritação, insônia, palpitações, dormências em músculos, hipertensão e até mesmo causar quadros de depressão.

O que acontece quando temos cálcio demais no organismo?

Por outro lado, a indicação diária de consumo como já citamos são de 1000mg por dia para um adulto, mas e se este número for muito maior, o que acontece? Há quem ache que deve exagerar no consumo de cálcio, para criar reservas e nunca sofrer de nenhum mal proveniente de sua falta, mas estão errados, sabe aquela frase “Tudo que é exagerado não presta”? ela vale também para a ingestão de cálcio.

Quando consumido em excesso, há grandes chances de você desenvolver pedras no rim. Outra consequência é a redução de outros minerais como o magnésio e também trazer enfermidades como a anorexia, fraqueza muscular, irritação e também quadros que lapso de memória e depressão.

Tabela de alimentos ricos em cálcio

Alimentos que são ricos em cálcio, de origem vegetal:

  • Iogurte de soja 250mg para cada 170g do alimento
  • Brócolis (cozido) 42mg para cada 85g do alimento
  • Caruru 538mg para cada 100g do alimento
  • Sorvete de creme 85mg para cada 66g do alimento
  • Folhas de mostarda (cozido) 51mg para cada 70g do alimento
  • Tofu 138mg para cada 124g do alimento
  • Feijão de soja (cozido) 119mg para cada 86g do alimento
  • Castanha do Pará 123mg para cada 70g do alimento
  • Ameixas secas 43mg para cada 85g do alimento
  • Feijão (cozido) 64mg para cada 127g do alimento
  • Espinafre (cozido) 140mg para cada 95g do alimento
  • Quiabo (cozido) 50mg para cada 92g do alimento

Alimentos que são ricos em cálcio, de origem animal:

  • Iogurte desnatado com baixo teor de gordura 488mg para cada 245g do alimento
  • Leite integral 290mg para cada 244g do alimento
  • Sardinha (sem pele) 84mg para cada 100g do alimento
  • Leite desnatado 300mg para cada 245g do alimento
  • Queijo cottage 153mg para cada 28,4g do alimento
  • Iogurte integral 300mg para cada 200g do alimento

Tem mais alguma dica ou sugestão? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer algas marinhas, aprenda o preparo de receitas
Proximo VLCD Dieta do Alimento em pó

Sobre o autor

Wes
Wes 583 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é Ultramyosyn Whey?

Existem diversos tipos de suplementos no mercado brasileiro e mundial, e o Ultramyosyn Whey 100% é mais uma destas suplementações indicadas para praticantes de musculação e atividades físicas regulares. E… Leia mais

Gelatina em dietas fitness e seus benefícios para a saúde

As gelatinas são ótimos alimentos para a nossa saúde, principalmente quando se trata da ingestão de proteínas e colágeno. E para que você possa aprender mais sobre as gelatinas, nós… Leia mais

8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde

O cogumelo shimeji é um alimento muito nutritivo, tradicional nas receitas japonesas e chinesas, da qual dizem que é uma das mais saudáveis. E hoje para te convencer a incluir… Leia mais

Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal

Veganos e vegetarianos sempre são indagados sobre o consumo de proteínas, ouvindo frases como: “Você precisa comer carne, tem proteínas…”, “Como você faz para consumir proteínas?”, “Vai ficar anêmico, não… Leia mais

Adolescência e saúde – Os melhores alimentos

Com a chegada da adolescência, todos os jovens acabam passando por um momento decisivo em questões de saúde. É nesta época que o desenvolvimento do corpo ocorre muito rápido e… Leia mais

Conheça os principais benefícios do Espinafre

Não é a toa que o vegetal que dava maior força para o Popeye no desenho animado era o espinafre. Ele possui uma ótima gama de nutrientes e vitaminas como… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.