Conheça o exercício Stiff e seus benefícios
05/04/2019 Comentarios 2 105 Visualizacoes

Conheça o exercício Stiff e seus benefícios

Você é novo no mundo dos exercícios físicos específicos? Sabe o que é o exercício Stiff? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre ele neste artigo e apresentando seus principais benefícios para manter o seu corpo mais saudável e fortificado.

O que Stiff?

O stiff é um exercício praticado em pé, cujo a principal função é movimentar os membros inferiores, sem a flexão das pernas. Os músculos primários que se envolvem nesta atividade são os isquiotibiais da parte posterior da coxa e também os glúteos. Em segundo plano o stiff trabalha também o quadríceps e os músculos eretores da espinha.

Como é feito o movimento do stiff?

Como citamos acima o stiff é um movimento realizado em pé, com o corpo ereto e com os pés posicionados de maneira igual, lado a lado, na mesma linha do quadril. É preciso segurar uma barra com os braços estendidos e então inclinar-se para frente. Todo o peso é abaixado com o apoio da cintura e antes dele tocar o chão, o praticante volta para a posição inicial.

O movimento de extensão do quadril deve ser feito com os joelhos levemente flexionados, porém com as pernas eretas durante toda a sua execução.

Treinos!

O local de articulação, conhecido como eixo de rotação do movimento é o quadril. No stiff ele acaba exigindo a contração dos glúteos posteriores e também da coxa, onde acabam vencendo a resistência da carga.

Como é um exercício que tende a forçar a coluna, a movimentação errada acaba forçando mais a coluna do que o quadril, sobrecarregando os músculos lombares e trazendo dores e até mesmo consequências mais graves após a sua execução. Isso porque como o exercício é direcionado para os glúteos e posteriores da coxa, eles são bem mais fortes do que os músculos das costas, onde a carga mais alta acaba prejudicando a coluna em sua execução errônea.

Para evitar este erro de execução é recomendado que o movimento seja feito ao lado de um espelho. Nele você deverá manter os ombros projetados para trás, o peito para frente e a coluna reta. Ao executar o movimento, certifique-se de que a postura seja mantida.

A causa do desconforto na região lombar, está diretamente ligado a forma errada de sua execução.

movimento exercicio stiff

Amplitude do movimento do Stiff

Muitos praticantes do stiff não sentem o músculo posterior da coxa e os glúteos trabalhando durante o exercício. Isso acontece pois alguns indivíduos contam com uma flexibilidade maior nos extensores do tronco, assim a flexão do exercício pode não ser percebida, bem como o ganho de massa e fortalecimento nesta região, tende a ser mais baixo que em indivíduos com baixa flexibilidade.

Qual o melhor horários para treinar?

Neste caso é possível se beneficiar do uso de um step. Ele irá aumentar o ângulo de execução e também o aumento do trabalho dos posteriores e glúteos. Porém nestes casos é preciso estar atento a sobrecarga na região da coluna, que é repassada pelo quadril. Quando há um repasse grande da carga para a lombar, o resultado são dores e desconforto logo após a sua execução.

É muito importante realizar os exercícios com o acompanhamento de um profissional devidamente capacitado.

É interessante sempre alongar o corpo antes de executa-lo.

Contraia o abdômen e mantenha a coluna sempre ereta durante a sua execução.

Erro mais comum ao praticar o Stiff

O arredondamento da coluna é o erro mais comum durante um treino de stiff. Este arredondamento ocorre a partir do peso da barra, que acaba sendo direcionado às costas e não ao seu “alvo” que é o quadril. As consequências são desconfortos lombares e um “estresse” sobre os ossos da região lombar.

Sempre inicie o exercício com pouca carga, normalmente utilizando somente a barra, sem qualquer adição de peso. Conforme os músculos são fortalecidos e a prática da execução correta dos movimentos é treinada, ai sim é possível aumentar gradualmente a carga, conforme as instruções de um profissional na academia.

Um outro erro bem comum no stiff é com relação ao período de execução. É preciso fazer o exercício devagar, sem movimentos bruscos e de forma que os músculos sejam forçados, não apenas movimentados.

Se o movimento for executado com qualidade, os benefícios do Stiff tendem a ser ótimos para o ganho de massa e fortalecimento.

Os melhores exercícios para as pernas!

Anterior O que é a Happy Dance e como emagrecer?
Proximo Menstruação x Malhação

Sobre o autor

Wes
Wes 645 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Qual o melhor treino para emagrecer?

Emagrecer é algo almejado por muitos, principalmente por aqueles que querem ter uma melhor disposição e melhoria na saúde. É preciso lembrar que a parte estética é a última a… Leia mais

Exercícios para as costas – Os melhores fitness

Apesar de não ser um dos principais exercícios “preferidos” na academia, os exercícios para as costas são fundamentais para manter um boa postura, ajudar na execução de atividades de força,… Leia mais

Manhã, tarde ou noite. Qual melhor horário para treinar?

Sempre tem um horário que melhor se adapta ao nosso corpo ou a nossa rotina, mas você sabe qual é o melhor horário para treinar? Hoje estaremos debatendo mais sobre… Leia mais

Top 5 aplicativos fitness de treinos gratuitos

Dar início a uma rotina de exercícios é uma tarefa bem difícil não é mesmo? Precisamos de motivação, que os horários se encaixem na nossa rotina de trabalhos, que o… Leia mais

Treinos 1Comentario

Exercícios para Tríceps – Puxador

Você gostaria de aprender como malhar o tríceps de forma eficiente? Hoje iremos ensinar o treino Tríceps Puxador, com as dicas e imagens do livro Boydbuilding Anatomy, do americano Nick… Leia mais

Os 4 melhores exercícios para pernas

As coxas e panturrilhas torneadas são o sonho de muitos que praticam malhação, principalmente entre o público feminino. Mas para que os resultados apareçam é preciso dedicação nos exercícios, bem… Leia mais

2 Comentario

  1. Natalia69
    abril 06, 16:41 Responda

    exercício interessante eu vou colocá-lo em prática

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.