Conheça o treino Agachamento Sumô para definir coxas e glúteos
14/06/2019 Comentarios 0 347 Visualizacoes

Conheça o treino Agachamento Sumô para definir coxas e glúteos

Não é por acaso que os profissionais que praticam sumô possuem uma grande força em suas pernas, afinal eles precisam se manter equilibrados e lutando para que o seu adversário não tire-o de dentro do círculo que demarca o ringue.

E foi justamente pensando nisso que o treino do Agachamento Sumô foi adaptado para as academias e na rotina de diversas mulheres, o público alvo, além de homens que buscam melhores resultados para tornear as pernas, empinar o bumbum e dar uma maior rigidez para os músculos das coxas.

O Agachamento Sumô coloca muita força e resistência no treino de perna, sendo um dos exercícios mais eficazes quando o assunto é fortalecimento e definição muscular. A sua grande vantagem é que ele pode ser praticado sem o auxílio de pesos e aparelhos, podendo ser feito em qualquer ambiente.

Com séries menores ele pode inclusive servir como um aquecimento pré treino de pernas. Mas muito cuidado na hora de sua realização, pois uma das “desvantagens” se feito de maneira errada é justamente a sobrecarga das articulações dos joelhos.

O que é o agachamento sumô?

Falando mais tecnicamente, o agachamento sumô é específico para trabalhar os músculos do interior da coxa, algo que é bem difícil de desenvolver, principalmente nas mulheres.

A execução do movimento deve ser feita com a coluna ereta, tirando todo o peso da lombar, evitando sérias complicações para a coluna no futuro.

No agachamento as coxas são trabalhadas e toda a musculatura dos glúteos, deixando o seu bumbum ainda mais firme. O movimento proporciona maior amplitude de movimento, aumenta o equilíbrio e melhora a flexibilidade. Quando executado com halteres ou somente a barra, ainda contribui para o desenvolvimento de músculos dos ombros e braços.

Qual o melhor horário para treinar? Manhã, tarde ou noite?

Como fazer o agachamento sumô?

Primeiramente segure um haltere (você pode fazer sem quando estiver em casa) na frente do seu peito e então afaste as pernas de maneira que os pés e os joelhos fiquem virados para fora e o quadril para trás. Com as costas ereta faça o movimento do agachamento, sempre mantendo a postura. Não execute o movimento muito rapidamente, é interessante criar uma memória muscular durante a sua prática.

Você pode colocar os braços dobrados, com as palmas das mãos juntas de frente para o rosto na hora de agachar, desde que não esteja fazendo o exercício com halteres.

Após descer, volte posição inicial esticando as pernas. O movimento se assemelha muito ao praticado por lutadores de sumô. Você só não precisa bater as pernas com força no chão antes do movimento como eles fazem.

Sempre mantenha a contração dos músculos, pois este é o segredo para conseguir bons resultados.

Com relação a série de repetições, normalmente é recomendado que sejam realizadas três séries de DOZE agachamentos, isso já é o suficiente em um dia de treino de perna. Porém com o passar dos dias, sob as instruções do seu educador físico, é possível administrar cargas, executar uma série a mais e outros fatores que possam te beneficiar em vez de trazer problemas relacionados à sobrecarga nas articulações.

agachamento sumo academia com altere

Não faça o Agachamento Sumô todos os dias também. É importante dar um tempo para que a sua musculatura possa se recuperar, alterne seus dias na academia entre dias de perna e dias de braço. Siga o cronograma, que em poucos meses você terá um bumbum mais durinho e a musculatura da coxa melhor desenvolvida.

Whole 30 a dieta para quem pratica CrossFit!

Respeite suas limitações

No princípio é realmente mais difícil a execução dos movimentos, mas ao longo dos dias de treinamento, desde que a prática seja feita com cautela e acompanhada por um profissional da área da saúde, seu corpo começará a se desenvolver melhor. Sempre respeite as suas limitações, assim irá conseguir bons resultados e ainda manter a saúde de suas articulações, músculos e de todo o seu corpo.

Aumente o peso gradualmente, mas sempre com orientações do seu fisioterapeuta ou profissional de educação física. Jamais aumente as cargas por conta própria, por achar que está leve demais, o segredo de um bom condicionamento físico é a paciência.

Tenha um leva em sua vida de academia “Devagar e Sempre!”. Não adianta nada correr e com menos de um mês já desistir. O importante é começar leve e manter o amor pela academia por muitos meses.

Aqui no Receitas Academia nós já falamos sobre outros treinos interessantes. Confira a nossa categoria Treinos!

Anterior Receita FIT de abacate com recheio de camarão e morango
Proximo O que é Consciência Corporal nas rotinas de academia?

Sobre o autor

Wes
Wes 674 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Conheça o exercício Stiff e seus benefícios

Você é novo no mundo dos exercícios físicos específicos? Sabe o que é o exercício Stiff? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre ele neste artigo e apresentando seus principais… Leia mais

Conheça o Cross Fight um treino de crossfit com luta

Você já ouviu falar no Cross Fight? Mesmo sem saber do que se trata, você já pode imaginar que tem algo a ver com o Crossfit. E este pensamento está… Leia mais

Os 4 melhores exercícios para pernas

As coxas e panturrilhas torneadas são o sonho de muitos que praticam malhação, principalmente entre o público feminino. Mas para que os resultados apareçam é preciso dedicação nos exercícios, bem… Leia mais

Corrigindo a postura através de exercícios físicos

A maior parte das dores na coluna pode ser tratada com uma simples correção de postura. E existem diversos exercícios físicos capazes de dar uma melhor sustentação para que a… Leia mais

Conheça a pliometria, destaque dos treinos de Crossfit

Você sabe o que é pliometria? Este é um grupo de exercícios praticados durante os treinos/circuitos de crossfit. A pliometria mistura exercícios de pulos com corridas, onde o principal objetivo… Leia mais

Exercícios para as costas – Os melhores fitness

Apesar de não ser um dos principais exercícios “preferidos” na academia, os exercícios para as costas são fundamentais para manter um boa postura, ajudar na execução de atividades de força,… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.