Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Não é por acaso que os profissionais que praticam sumô possuem uma grande força em suas pernas, afinal eles precisam se manter equilibrados e lutando para que o seu adversário não tire-o de dentro do círculo que demarca o ringue.

E foi justamente pensando nisso que o treino do Agachamento Sumô foi adaptado para as academias e na rotina de diversas mulheres, o público alvo, além de homens que buscam melhores resultados para tornear as pernas, empinar o bumbum e dar uma maior rigidez para os músculos das coxas.

O Agachamento Sumô coloca muita força e resistência no treino de perna, sendo um dos exercícios mais eficazes quando o assunto é fortalecimento e definição muscular. A sua grande vantagem é que ele pode ser praticado sem o auxílio de pesos e aparelhos, podendo ser feito em qualquer ambiente.

Com séries menores ele pode inclusive servir como um aquecimento pré treino de pernas. Mas muito cuidado na hora de sua realização, pois uma das “desvantagens” se feito de maneira errada é justamente a sobrecarga das articulações dos joelhos.

O que é o agachamento sumô?

Falando mais tecnicamente, o agachamento sumô é específico para trabalhar os músculos do interior da coxa, algo que é bem difícil de desenvolver, principalmente nas mulheres.

A execução do movimento deve ser feita com a coluna ereta, tirando todo o peso da lombar, evitando sérias complicações para a coluna no futuro.

No agachamento as coxas são trabalhadas e toda a musculatura dos glúteos, deixando o seu bumbum ainda mais firme. O movimento proporciona maior amplitude de movimento, aumenta o equilíbrio e melhora a flexibilidade. Quando executado com halteres ou somente a barra, ainda contribui para o desenvolvimento de músculos dos ombros e braços.

Qual o melhor horário para treinar? Manhã, tarde ou noite?

Como fazer o agachamento sumô?

Primeiramente segure um haltere (você pode fazer sem quando estiver em casa) na frente do seu peito e então afaste as pernas de maneira que os pés e os joelhos fiquem virados para fora e o quadril para trás. Com as costas ereta faça o movimento do agachamento, sempre mantendo a postura. Não execute o movimento muito rapidamente, é interessante criar uma memória muscular durante a sua prática.

[alert color=”green”]Você pode colocar os braços dobrados, com as palmas das mãos juntas de frente para o rosto na hora de agachar, desde que não esteja fazendo o exercício com halteres.[/alert]

Após descer, volte posição inicial esticando as pernas. O movimento se assemelha muito ao praticado por lutadores de sumô. Você só não precisa bater as pernas com força no chão antes do movimento como eles fazem.

Sempre mantenha a contração dos músculos, pois este é o segredo para conseguir bons resultados.

Com relação a série de repetições, normalmente é recomendado que sejam realizadas três séries de DOZE agachamentos, isso já é o suficiente em um dia de treino de perna. Porém com o passar dos dias, sob as instruções do seu educador físico, é possível administrar cargas, executar uma série a mais e outros fatores que possam te beneficiar em vez de trazer problemas relacionados à sobrecarga nas articulações.

agachamento sumo academia com altere

Não faça o Agachamento Sumô todos os dias também. É importante dar um tempo para que a sua musculatura possa se recuperar, alterne seus dias na academia entre dias de perna e dias de braço. Siga o cronograma, que em poucos meses você terá um bumbum mais durinho e a musculatura da coxa melhor desenvolvida.

Whole 30 a dieta para quem pratica CrossFit!

Respeite suas limitações

No princípio é realmente mais difícil a execução dos movimentos, mas ao longo dos dias de treinamento, desde que a prática seja feita com cautela e acompanhada por um profissional da área da saúde, seu corpo começará a se desenvolver melhor. Sempre respeite as suas limitações, assim irá conseguir bons resultados e ainda manter a saúde de suas articulações, músculos e de todo o seu corpo.

Aumente o peso gradualmente, mas sempre com orientações do seu fisioterapeuta ou profissional de educação física. Jamais aumente as cargas por conta própria, por achar que está leve demais, o segredo de um bom condicionamento físico é a paciência.

Tenha um leva em sua vida de academia “Devagar e Sempre!”. Não adianta nada correr e com menos de um mês já desistir. O importante é começar leve e manter o amor pela academia por muitos meses.

Aqui no Receitas Academia nós já falamos sobre outros treinos interessantes. Confira a nossa categoria Treinos!

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)