O que é Consciência Corporal nas rotinas de academia?
19/06/2019 Comentarios 0 822 Visualizacoes

O que é Consciência Corporal nas rotinas de academia?

Você conhece os limites do seu corpo na academia? A consciência corporal é desenvolvida ao longo dos seus dias de treinamento, onde o corpo e toda a sua musculatura acaba se adaptando as rotinas de exercícios e não “atrofiam” com facilidade.

A consciência corporal é muito citada em rotinas de atletas e também no campo da educação física. Educadores desta área em específico citam que uma boa consciência corporal é quando o cidadão consegue controlar com precisão sua coordenação nas mais variadas atividades musculares.

Consciência Corporal

Todas as informações do ambiente entram em um estímulo de propriocepção, ou seja, processadas, onde os segmentos do corpo acabam desenvolvendo uma “configuração” sobre o objetivo específico. Você pode notar que após o primeiro dia em que um movimento é executado, há dificuldade de amplitude dos movimentos, dificuldades na quantidade de cargas, repetições e outros, além das dores no próprio dia e no seguinte.

Dieta Whole 30 o que é?

Então quando este movimento é executado novamente, após o dia de descanso, você acaba se sentindo menos cansado e com uma facilidade maior na execução. No pós treino, as dores são bem menores. E isso se melhora ao longo dos dias e em pouco tempo você executa o movimento sem qualquer dificuldade.

O espaço e tempo da execução de um movimento também faz parte da consciência corporal. Atletas que praticam a ginástica rítmica podem ser citados como um exemplo perfeito de consciência corporal na questão de espaço, tempo, força, execução e tudo. Após seus longos períodos de treinamento, o corpo acaba executando as atividades musculares sem qualquer dificuldade e em uma sincronia perfeita.

Cada um pode desenvolver uma consciência corporal mais focada em certas situações. Há quem seja muito bom em certos tipos de danças, mas não tenha coordenação motora para a prática de vôlei, por exemplo. A consciência ajuda a melhorar diversos movimentos de outras atividades, mas normalmente ela é “perfeita” em ambientes específicos.

Receita de carne moída fitness com legumes!

Saúde

Ter uma boa consciência corporal ajuda o atleta ou praticante assíduo de atividades físicas, a melhorar a saúde, pois os músculos acabam exigindo que você pratique atividades, para mantê-los ativos e isso contribui para a motivação e “manutenção” de todo o organismo.

Consciência Corporal nas rotinas de academia

É importante que você adquira uma consciência corporal nas rotinas de atividades físicas na academia. Assim você trará segurança para a prática e também garantir a continuidade no dia a dia. Os movimentos físicos contam com objetivos específicos, onde eles podem ajudar na locomoção, em apresentações artísticas, na prática de esportes, reabilitação e outros.

Dieta para Hipertireoidismo e Hipotireoidismo

E justamente por isso a conexão mente/músculo acaba sendo trabalhada para que o movimento seja feito com a técnica correta, até mesmo sem que você perceba.

No começo é bem comum que você gaste mais tempo pensando no movimento do que o executando. Mas ao longo dos dias a movimentação passa a fluir melhor, o que ajuda os seus músculos a trabalharem de forma mais centralizada, otimizando melhor o tempo e até mesmo a própria execução.

Mas sempre lembre-se de que é preciso ter paciência para desenvolver uma boa consciência corporal. Ao longo dos dias de treino os movimentos irão se tornar mais autônomos, onde todos os ajustes no movimento são realizados com muito mais facilidade, te motivando a voltar para a academia no dia seguinte.

Profissionais indicados para desenvolver melhor a consciência corporal

Alguns dos profissionais mais indicados para te ajudar no desenvolvimento de uma boa consciência corporal são:

  • Educadores físicos;
  • Fisioterapeutas;
  • Instrutores físicos (pilates, yoga, crossfit, etc);
  • Coreógrafos;
  • Treinadores esportivos.

É importante que a academia que você frequente conte com um educador físico. É ele que irá passar o seu programa de treinamento e acompanhar a execução de suas atividades.

Fortaleça os músculos do peitoral com o voador!

Lembre-se, sempre respeite os seus limites individuais e principalmente as indicações dos profissionais. Você vai até a academia para melhorar e não voltar cheio de sequelas, como uma distensão muscular, problemas de coluna e outros.

Anterior Conheça o treino Agachamento Sumô para definir coxas e glúteos
Proximo Molho branco Low Carb para carnes

Sobre o autor

Wes
Wes 712 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Conheça 4 espécies de peixes que não devem ser consumidos

Segundo uma pesquisa realizada pela Food & Water Watch, uma agência sem fins lucrativos de saúde e pesquisas, foram examinados praticamente todas as variedades de peixes existentes no mundo todo,… Leia mais

Você faz o “Dia do Lixo” em sua dieta de baixas calorias (Low Carb)?

O Dia do Lixo é um dia da semana durante a dieta onde você acaba consumindo alimentos que não estão permitidos durante os outros dias da semana. Na teoria o… Leia mais

Artigos 1Comentario

10 substitutos ao Whey Protein

É claro que o Whey Protein tem diversas vantagens, principalmente o hidrolisado e isolado, sendo uma das principais suplementações dos dias atuais, de absorção rápida e com a vantagem de… Leia mais

Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma… Leia mais

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

Conheça o Trigo Sarraceno e seus benefícios

Você já ouviu falar em trigo sarraceno ou mourisco? Hoje estaremos dedicando este texto para falar deste importante alimento, que ao contrário do que possa estar pensando, é bem diferente… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.