O que é Consciência Corporal nas rotinas de academia?
19/06/2019 Comentarios 0 1441 Visualizacoes

O que é Consciência Corporal nas rotinas de academia?

Você conhece os limites do seu corpo na academia? A consciência corporal é desenvolvida ao longo dos seus dias de treinamento, onde o corpo e toda a sua musculatura acaba se adaptando as rotinas de exercícios e não “atrofiam” com facilidade.

A consciência corporal é muito citada em rotinas de atletas e também no campo da educação física. Educadores desta área em específico citam que uma boa consciência corporal é quando o cidadão consegue controlar com precisão sua coordenação nas mais variadas atividades musculares.

Consciência Corporal

Todas as informações do ambiente entram em um estímulo de propriocepção, ou seja, processadas, onde os segmentos do corpo acabam desenvolvendo uma “configuração” sobre o objetivo específico. Você pode notar que após o primeiro dia em que um movimento é executado, há dificuldade de amplitude dos movimentos, dificuldades na quantidade de cargas, repetições e outros, além das dores no próprio dia e no seguinte.

Dieta Whole 30 o que é?

Então quando este movimento é executado novamente, após o dia de descanso, você acaba se sentindo menos cansado e com uma facilidade maior na execução. No pós treino, as dores são bem menores. E isso se melhora ao longo dos dias e em pouco tempo você executa o movimento sem qualquer dificuldade.

O espaço e tempo da execução de um movimento também faz parte da consciência corporal. Atletas que praticam a ginástica rítmica podem ser citados como um exemplo perfeito de consciência corporal na questão de espaço, tempo, força, execução e tudo. Após seus longos períodos de treinamento, o corpo acaba executando as atividades musculares sem qualquer dificuldade e em uma sincronia perfeita.

Cada um pode desenvolver uma consciência corporal mais focada em certas situações. Há quem seja muito bom em certos tipos de danças, mas não tenha coordenação motora para a prática de vôlei, por exemplo. A consciência ajuda a melhorar diversos movimentos de outras atividades, mas normalmente ela é “perfeita” em ambientes específicos.

Receita de carne moída fitness com legumes!

Saúde

Ter uma boa consciência corporal ajuda o atleta ou praticante assíduo de atividades físicas, a melhorar a saúde, pois os músculos acabam exigindo que você pratique atividades, para mantê-los ativos e isso contribui para a motivação e “manutenção” de todo o organismo.

Consciência Corporal nas rotinas de academia

É importante que você adquira uma consciência corporal nas rotinas de atividades físicas na academia. Assim você trará segurança para a prática e também garantir a continuidade no dia a dia. Os movimentos físicos contam com objetivos específicos, onde eles podem ajudar na locomoção, em apresentações artísticas, na prática de esportes, reabilitação e outros.

Dieta para Hipertireoidismo e Hipotireoidismo

E justamente por isso a conexão mente/músculo acaba sendo trabalhada para que o movimento seja feito com a técnica correta, até mesmo sem que você perceba.

No começo é bem comum que você gaste mais tempo pensando no movimento do que o executando. Mas ao longo dos dias a movimentação passa a fluir melhor, o que ajuda os seus músculos a trabalharem de forma mais centralizada, otimizando melhor o tempo e até mesmo a própria execução.

Mas sempre lembre-se de que é preciso ter paciência para desenvolver uma boa consciência corporal. Ao longo dos dias de treino os movimentos irão se tornar mais autônomos, onde todos os ajustes no movimento são realizados com muito mais facilidade, te motivando a voltar para a academia no dia seguinte.

Profissionais indicados para desenvolver melhor a consciência corporal

Alguns dos profissionais mais indicados para te ajudar no desenvolvimento de uma boa consciência corporal são:

  • Educadores físicos;
  • Fisioterapeutas;
  • Instrutores físicos (pilates, yoga, crossfit, etc);
  • Coreógrafos;
  • Treinadores esportivos.

É importante que a academia que você frequente conte com um educador físico. É ele que irá passar o seu programa de treinamento e acompanhar a execução de suas atividades.

Fortaleça os músculos do peitoral com o voador!

Lembre-se, sempre respeite os seus limites individuais e principalmente as indicações dos profissionais. Você vai até a academia para melhorar e não voltar cheio de sequelas, como uma distensão muscular, problemas de coluna e outros.

Anterior Conheça o treino Agachamento Sumô para definir coxas e glúteos
Proximo O melhor ceviche light de peixe branco

Sobre o autor

Wes
Wes 755 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Frutas que possuem ferro

Ter uma dieta balanceada com uma boa quantidade de ferro é ideal para combater, prevenir ou tratar a anemia. O ferro de origem vegetal é indispensável para o nosso organismo… Leia mais

Dicas para preparar Pão de Queijo Vegano

Pão de queijo é uma delícia não é mesmo? E você sabia que é possível preparar versões veganas apenas com ingredientes do mundo dos vegetais? Sim há opções que não… Leia mais

Bife de fígado, por que NÃO comer sempre?!

O bife de fígado (bovino) é um alimento que segundo a crença popular, é muito saudável e necessário para a nossa boa saúde. Certamente os antigos não estavam errados, o… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta