Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O consumo de creatina precisa ser feito sob orientação médica e nutricional. Este suplemento também precisa estar acompanhado de treino e alimentação equilibrada, onde o seu principal objetivo é favorecer o aumento de massa muscular. A suplementação mais tradicional é o uso diário por três meses, com pelo menos um mês de pausa entre os ciclos.

Há creatina pura, que normalmente é diluída em sucos ou leite e também a creatina com sabor, diluído normalmente em água. Quando indicado para um praticante de atividades físicas através do médico, o mesmo também indica a ingestão de uma boa fonte de carboidratos para gerar um pico de insulina e facilitar a absorção da creatina pelo corpo.

Qual o tempo máximo indicado para tomar creatina?

O médico que estará acompanhando seu caso deve indicar o consumo entre dois a três meses.

Suplementações mais comuns da creatina

Normalmente os médicos indicam o consumo de creatina em três opções diferentes. A cíclica, trimestral e de sobrecarga:

1. Cíclica

Nesta suplementação de creatina o usuário faz o consumo de 5g todos os dias por um mês e meio. Depois faz uma pausa de três semanas e volta a tomar as 5g por mais um mês e meio. Esse ciclo é reiniciado pela quantidade de vezes que o médico indicar.

2. Trimestral

Outra forma, que é a mais comum é a suplementação de creatina por três meses, com pausa de ao menos um mês antes de iniciar o consumo novamente. Durante este período o suplementado vai tomar de 2 a 5g por dia.

3. Sobrecarga

Este esquema é o menos comum, pois consiste no consumo de 0,3g de creatina por quilo do atleta durante cinco dias. O total diário precisa ser dividido em quatro vezes ao dia, normalmente próximo das refeições principais. Após os cinco dias, é preciso reduzir a dose para 5g por dia por três meses. Mas todo este consumo precisa ser acompanhado por médico, dieta balanceada e prática de exercícios.

Leia também: O que é a creatina HTpro?

Qual hora devo tomar creatina?

A creatina é um suplemento cumulativo, ou seja, não tem ação imediata. Portanto não há uma hora certa para fazer o seu consumo. Mas ele acontece diariamente e muitos optam por consumir durante e após as refeições principais.

Faz mal?

Desde que sob indicação médica e nas quantidades adequadas a creatina não faz mal. Mas quando há o abuso, ela compromete as funções do fígado e rins. Foram feitos diversos estudos sobre a quantidade ideal de ingestão e é sempre necessário seguir estas orientações. Como é um suplemento que pode comprometer estes órgãos, quem sofre de algum problema, não deve consumi-lo.

Aumento e diminuição de peso

A creatina pode trazer a sensação de aumento de peso, pois o seu efeito é “inchar” as células musculares. Mas isso não significa que o suplemento é utilizado para engordar. Tão pouco é usada para diminuir o peso. Novamente sua função é aumentar a força e os músculos, melhorando o desempenho nas atividades físicas. Emagrecer está relacionado a dieta proposta por seu nutricionista.

Leia também: Patê fitness de ricota com agrião.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)