O que é Creatina e quais suas principais funções?
06/08/2018 Comentarios 0 493 Visualizacoes

O que é Creatina e quais suas principais funções?

Hoje iremos falar aqui no Receitas Academia sobre este suplemento muito conhecido pelos praticantes de musculação, sim estamos falando da Creatina. Este que é responsável por causar um melhor desempenho na prática de atividades físicas, pois é capaz de melhorar os processos metabólicos de nosso organismo, gerando uma resistência maior e também mais força para os músculos.

É importante antes de mais nada saber que a Creatina só deve ser tomada com indicação médica e nutricional, pois ela pode trazer sérios problemas se consumida de maneira errada ou se quem estiver tomando tenha algum problema renal. É necessário fazer tudo com acompanhamento, para não trazer consequências irreversíveis a seu organismo.

Confira a seguir o que é a creatina, como ela funciona, qual a sua principal função no corpo, contra indicações, efeitos colaterais e diversas outras informações importantes sobre este suplemento, que todos os dias ganha novos adeptos pelo mundo das academias.

O que é a famosa creatina?

A creatina é uma substância que é produzida por nosso organismo através do pâncreas e também do fígado, porém as quantidades sintetizadas nestes órgãos é baixa e para quem conta com alguma deficiência da substância ou que com indicação médica precisa ingerir uma quantidade maior, é indicado o consumo do suplemento de creatina. Ela é composta por três aminoácidos essenciais, a Metionina, a Arginina e a Glicina.

A dose diária recomendada de creatina para o corpo humano é de 5g, porém a quantidade encontrada em peixes e carnes vermelhas é muito baixa, o que acaba resultando na indicação de suplementação. Em uma dieta balanceada, para obter a quantidade recomendada de forma “natural” é preciso ingerir aproximadamente 1 quilo de carne vermelha, e só então se aproximar dos 5g, algo muito difícil de ser feito naturalmente, apenas através da alimentação.

Top 10 melhores receitas de lasanha low carb

A creatina é também muito importante na formação de massa magra, desde que haja uma dieta balanceada e a pratica correta de exercícios.

o que e creatina

Como funciona a creatina e qual a sua principal função?

A creatina é um composto responsável por fornecer mais energia para o organismo, onde em treinos de maior intensidade é possível conseguir uma recuperação dos músculos de maneira muito mais rápida. Quando é feito a ingestão suplementar, acompanhado de treinos fortes, o atleta ganha massa muscular e resistência mais rapidamente.

Para saber a função da creatina primeiro precisamos saber o que é o ATP (trifosfato de adenosina). Essa sigla é dada para o movimento onde os músculos se contraem e geram energia para as atividades. Durante este movimento o ATP acaba liberando moléculas de fosfato, se transformando em um composto chamado ADP (adenosina difosfato) através de hidrólise.

A liberação de fosfato pelo ATP só é suficiente para gerar energia nos músculos por um tempo que varia entre 5 e 10 segundos. Para que o movimento muscular continue com a força e resistência necessária é preciso produzir mais ATP. Então o fosfato é convertido em ADP o que acaba recriando o ATP, assim ele não pode ser novamente utilizado como “combustível” para uma nova contração muscular.

O que é o suplemento creatina HTpro?

Conforme as reservas de creatina acabam, o músculo começa a queimar e logo ele para, não conseguindo mais fazer a força e o movimento, até então possível. Assim é necessário descansar, até que novas “cargas” de ATP sejam sintetizadas por seu corpo, para que seja possível continuar o exercício. O problema é que dependendo da quantidade gasta, não é um descanso de 1 a 5 minutos que resolve, as vezes é preciso descansar 24h para novamente ter condições de força e resistência.

A ingestão de creatina através de suplementos, faz com que seja possível se exercitar por um período maior de tempo e também com cargas maiores, desde que indicado pelo personal. Como consequência destes treinos mais “pesados” e por um tempo mais prolongado, é inevitável o aumento de massa muscular.

Mas tudo tem limite, mesmo tomando a suplementação é preciso realizar treinos onde seu corpo tenha fases de descanso, para não sobrecarregar as funções do organismo, algo que pode ser muito perigoso.

É preciso tomar creatina mesmo nos dias que não há treino?

Desde que o médico que esteja fazendo o seu acompanhamento autorize o uso de creatina em dias que não há treinos, como os finais de semana, é possível sim tomar todos os dias, até que feche o ciclo que é necessário dar um “descanso” para o organismo, ou seja, sem a ingestão de creatina. Normalmente a quantidade diária indicada pelos médicos é de 5g ao dia, mas há quem diminua a quantidade nos finais de semana, para não sobrecarregar o fígado, pâncreas e os rins, pela falta de treinos.

Existe um horário certo para tomar creatina?

Como a ingestão de creatina não é algo que trás um efeito imediato, a indicação é que ela seja tomada um dia antes do treino. Se por exemplo, você treinar 8h, o recomendado é que tome durante a manhã do dia anterior. A creatina é conhecida por seu efeito acumulativo, então é preciso que ela seja tomada após o treino, para surtir efeito no próximo dia.

Conheça as melhores receitas fitness da internet!

Para que ela seja absorvida com uma melhor eficácia é interessante consumi-la juntamente com Whey Protein ou outra suplementação indicada por seu médico. Apesar da ingestão de carboidratos não ser normalmente o foco dos atletas, estudos apontam que a liberação de insulina é responsável por parte do transporte de creatina até as células musculares do organismo.

O suplemento de creatina emagrece ou engorda?

A creatina tem um efeito relacionado ao aumento de peso. Isso porque a sua função está diretamente ligada as células musculares e sabemos que os músculos pesam mais do que a gordura. Então podemos concluir bem resumidamente que apesar do peso aumentar quando há a ingestão de creatina, este fato se dá por conta do aumento de massa muscular e não de gorduras.

Quanto mais massa muscular, menos você irá emagrecer.

Efeitos colaterais da creatina

Os efeitos ruins da creatina, lembrando que não são comuns na maioria dos casos, desde que esteja fazendo o consumo do suplemento com indicação médica, estão ligados a complicações renais e até mesmo retenção de líquidos, os famosos inchaços, decorrentes da mesma “falha” nos rins.

Quem faz uso de suplementação, deve ter 100% de certeza sobre a saúde dos órgãos, através de acompanhamento médico. É importante também o consumo de água regularmente, para não sobrecarregar as funções exercidas pelos órgãos.

Tem alguma dica? Deixe seus comentários.

Anterior Guacamole Low Carb rico em vitaminas
Proximo Brigadeiro de chuchu FIT com açúcar mascavo

Sobre o autor

Wes
Wes 612 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Cálcio, tabela com alimentos ricos neste nutriente para os ossos

O cálcio é um dos metais mais importantes para o corpo humano, sendo encontrado em grande abundância no organismo saudável e é por isso que achamos necessário dedicar um texto… Leia mais

Abuse das frutas, elas são suas maiores aliadas a Dieta

Apesar de muitos citarem que não é bom ingerir muitas frutas durante uma dieta por conta da frutose, o açúcar natural das frutas, nós acabamos discordando totalmente neste assunto. Grande… Leia mais

O que causa barriga de chopp/cerveja?

A expressão barriga de cerveja, ou barriga de chopp é bem comum para quem possui aquela barriga saliente, principalmente entre os homens, mas será que esses derivados da cevada são… Leia mais

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

Frutas que possuem ferro

Ter uma dieta balanceada com uma boa quantidade de ferro é ideal para combater, prevenir ou tratar a anemia. O ferro de origem vegetal é indispensável para o nosso organismo… Leia mais

Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas

A quantidade de açúcar no sangue é um dos fatores que vem preocupando a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos últimos anos, onde a taxa de diabéticos tem aumentado muito,… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.