Goiabada fitness
23/04/2018 Comentarios 0 259 Visualizacoes

Goiabada fitness

Está sentindo a falta de um doce em sua dieta fit? Hoje iremos ensinar como fazer uma gostosa receita de goiabada fitness, ideal para aqueles que estão focados na perca de peso. É claro que a receita FIT de goiabada precisou ser um pouco adaptada e o seu sabor não é idêntico ao original, mas com certeza ela pode suprir a sua necessidade de uma sobremesa.

Aqui no Receitas Academia nós já ensinamos como preparar as versões de Queijo Cremoso Light, Queijo Branco Fit e também o Queijo Cottage Fit, que pode ser uma ótima sugestão para você preparar uma das sobremesas mais tradicionais da mesa dos brasileiros, o Romeu e Julieta Fitness.

Um pouco sobre a história da Goiabada Tradicional

A goiabada é uma receita típica do Brasil. Suas primeiras versões surgiram a muitos anos atrás nas cozinhas dos colonos portugueses, com a finalidade de substituir a marmelada, já que o marmelo era mais “raro” nas terras tupiniquins do que a goiaba. O doce é típico da culinária de interior, mas atualmente ganhou o mundo.

A goiabada tradicional conta com uma consistência bem firme. A receita normalmente é feita com açúcar, goiabas e água. Esta combinação é cozida e depois colocada em caixas grandes de madeira para dar o formato tradicional do “tijolo”. Uma variação bem comum é a geleia da fruta.

Uma das regiões brasileiras mais tradicionais na fabricação de goiabada é o estado de Minas Gerais. Por lá a receita é bem consumida, principalmente por acompanhar as receitas de queijos, outro forte da região. Esta combinação do doce com o “salgado” é chamada por aqui de “Romeu e Julieta”.

receita goiabada fitness

Goiabada engorda?

Como a goiabada que iremos ensinar hoje é light, a única coisa que precisamos saber é “Não exagere nas porções”. Comer um pedacinho da nossa receita de goiabada FIT por dia, não ajuda a engordar, a não ser que este pedacinho seja acompanhado de outra receita calórica.

Mas a receita tradicional de goiabada pode contar com até 140 calorias por um simples pedaço de 45g, a quantidade de calorias varia de acordo com o fabricante. Por si, a goiabada já não é tão light, mas o grande problema está no consumo exagerado, pois ela é rica em glicose e frutose e principalmente nos seus acompanhamentos. Um pedacinho de goiabada na sobremesa “ok”, agora um pedacinho, mais um pedacinho de queijo, mais um pouquinho de doce de leite, mais chocolate, etc, ai que está o problema HAHAHA.

Como já citamos diversas vezes sobre o “Romeu e Julieta”, o famoso queijo com goiabada, saiba que uma pequena porção pode passar das 200 calorias. Então a goiabada ajuda no ganho de peso, mas se for feito com moderação e sem acompanhamentos, está liberado.

É claro, antes de seguir qualquer dieta ou qualquer dica na internet, precisamos ser sinceros, VÁ PRIMEIRO a um nutricionista. Cada corpo funciona de uma maneira, só o seu nutricionista pode definir um cardápio saudável e variado para a sua perca de peso. Não esqueça de mencionar que quer comer um pedacinho de goiabada 🙂

Goiabada Fitness

Aprenda como fazer uma receita fitness de goiabada. Ótima receita de goiabada FIT para comer nos lanches de sua dieta com um queijo light. Ingredientes, dicas, história e mais.

Refeição Lanche
Cozinha Receita Fitness
Tempo de Preparo 15 minutes
Tempo de Cozimento 25 minutes
Tempo Total 40 minutes
Serve 4 Porções
Calorias 89 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 500 g Goiaba Natural, vermelha.
  • 1 Copo Água 240ml
  • 4 Colheres (sopa) Adoçante em pó forno e fogão De preferência a base de stevia
  • 1 Unidade Gelatina sem sabor Light

Instruções

  1. O primeiro passo desta receita é lavar bem as goiabas. Depois retire toda a casca. Então pique-as.

  2. Coloque a goiaba picada no liquidificador com o copo de água e então bata por 1 minuto.

  3. Em uma panela antiaderente, passe a polpa da goiaba por uma peneira, para que toda (ou parte) da semente fique de fora da nossa receita.

  4. Então acrescente o adoçante em pó culinário e apure em fogo baixo por 15 minutos ou mais, dependendo do ponto que você deseja para a sua goiabada FIT.

  5. Após chegar no ponto mais firme da sua goiabada, prepare conforme as instruções da embalagem a sua gelatina sem sabor e então incorpore-a a receita.

  6. Por fim coloque a "geleia" de goiaba que formar em um potinho e leve para a geladeira para endurecer. Depois de mais ou menos 4h a sua goiabada fitness estará pronta.

  7. Esta goiabada fica uma delícia com a nossa receita de queijo fit aqui do site.

  8. Desde que bem armazenado na geladeira, esta receita dura ao menos 2 dias. A validade é bem menor se comparada com as versões industrializadas, mas é porque não contém conservantes.

Gostou? Deixe seus comentários, compartilhe com seus amigos! Deixe suas dicas.

Anterior Torta de queijo DOCE Fitness
Proximo Romeu e Julieta Fitness caseiro

Sobre o autor

Wes
Wes 575 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Receitas 1Comentario

Bolinho de Aipim Gracyanne Barbosa

Aqueles bolinhos de aipim que encontramos em barzinhos são deliciosos não é mesmo? Mas para quem está de dieta, seja para emagrecer ou seja por causa de algum treino na… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Pudim de leite Fitness sem leite em pó

Bateu aquela vontade de comer uma sobremesa durante a dieta mas não sabe nem uma receita que seja light o suficiente? Não se preocupe, hoje estaremos ensinando como fazer uma… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Salgadinho chips de couve – Receitas fit

Aqui no site nós já ensinamos como fazer chips de beterraba e chips de mandioquinha, e hoje estaremos ensinando como preparar um simples e light chips de couve, receita muito… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Bolovo – Dieta Dukan

A fase ataque da dieta dukan prioriza o consumo de proteínas, além é claro do farelo de aveia que deverá ser consumido diariamente. E nada melhor do que preparar receitas… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Filé de peixe empanado FIT e Dukan

O peixe é um dos alimentos mais saudáveis, ricos em proteínas, em relação a outros animais, como a vaca/boi, porcos, frangos e outros, com a vantagem de ser o único… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Sobremesa FIT de tapioca com manga

Esta receita de sobremesa FIT de tapioca com manga de hoje é muito gostosa, porém pode dar um pouco mais de trabalho, então se você não tem tempo durante a… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta