Romeu e Julieta Fitness caseiro
27/04/2018 Comentarios 0 1375 Visualizacoes

Romeu e Julieta Fitness caseiro

A sobremesa tradicional na mesa dos brasileiros conhecida como Romeu e Julieta, nada mais é do que uma mistura de goiabada com queijo, onde seus sabores combinam muito bem. De um lado o doce da goiabada, do outro o salgadinho do queijo, só de pensar já nos dá água na boca não é mesmo?

Mas precisamos lembrar que estamos em um site com receitas focadas em dietas, portanto individualmente eles já são bem calóricos e o queijo ainda conta com a desvantagem da gordura. Mas não se preocupe, neste artigo nós estaremos ensinando passo a passo como fazer uma receita fitness menos calórica do Romeu e Julieta tradicional.

Na verdade estaremos ensinando como fazer uma receita FIT de goiabada, e outra receita de queijo FIT branco, “fabricado” com leite desnatado. A grande vantagem destas receitas é que elas não possuem conservantes, onde apesar de ter um prazo de validade menor, além de ser mais light é também mais saudável.

A sobremesa Romeu e Julieta

A sobremesa tradicional do Romeu e Julieta provavelmente nasceu em Minas Gerais, durante o período colonial. Afinal foi neste período em que os portugueses começaram a realizar a produção de queijo nas colônias brasileiras lá existentes. Mas não podemos afirmar 100% de que foi assim que a história aconteceu.

Além do consumo do queijo com a goiabada, a combinação também faz parte de sabores de bombons, pizzas, bolos, tortas, bolinhos e diversas outras receitas, até mesmo salgadas. Ambas combinam muito bem e dão um sabor todo especial à culinária.

A versão fitness do Romeu e Julieta

Já a versão Fitness do Romeu e Julieta nós estamos inventando hoje aqui no Receita Academia. Nós já publicamos uma receita de queijo light e recentemente uma receita de goiabada. As receitas são preparadas sem a adição de açúcar tradicional, sem conservantes, acidulantes e outros produtos industrializados, exceto pela presença do adoçante na goiabada.

Como aquele que está de dieta precisa de alternativas para saciar a vontade de ingerir doces, nada mais justo do que “inventar moda” com as receitas fitness que já temos em mãos.

receita romeu julieta doce fitness light

Apesar de ser uma receita de Romeu e Julieta Fitness, nós não recomendamos mais do que uma porção ao dia, afinal mesmo sendo mais saudável, ainda sim é preciso evitar os exageros. Também recomendamos que antes de ingerir a receita e realizar qualquer dieta, procure seu médico e nutricionista e verifique quais são as permissões de alimentos para a sua necessidade. Cada corpo funciona de uma maneira e o único que pode lhe indicar uma dieta saudável é o profissional da saúde.

Aprenda também: Receita de tortinha de limão FIT

Romeu e Julieta Fitness

Aprenda como fazer uma receita de queijo branco fit e uma receita de goiabada fit. As duas receitas formam o nosso tradicional Romeu e Julieta fitness. Ingredientes e modo de preparo.

Refeição Sobremesa
Cozinha Receita Fitness
Tempo de Preparo 25 minutes
Tempo de Cozimento 30 minutes
Tempo de descanso 4 hours
Tempo Total 55 minutes
Serve 10 Porções ou mais
Calorias 176 kcal
Autor Wes

Ingredientes

Ingredientes da Goiabada caseira Fitness:

  • 500 g Goiabas Maduras, sem casca
  • 1 Copo Água 240ml
  • 1 Unidade Gelatina sem sabor
  • 4 Colheres (sopa) Adoçante em pó culinário Forno e fogão

Ingredientes do Queijo branco caseiro Fitness:

  • 1 Unidade Suco de limão
  • 1 Litro Leite desnatado líquido

Instruções

Como preparar a Goiabada Caseira Fitness:

  1. Lave bem as goiabas, retire as cascas e então pique-as.

  2. Bata todas as goiabas no liquidificador com a água.

  3. Depois de bater bem, coloque uma peneira sobre uma panela antiaderente e então passe toda a poupa das goiabas batidas (esprema bem). Jogue as sementes fora.

  4. Coloque o adoçante em pó culinário e leve a mistura ao fogo baixo. Apure até que a geleia de goiaba fique mais firme e consistente.

  5. Então prepare a gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem e acrescente-a na geleia e mexa bem.

  6. Então coloque a goiabada em um potinho e leve-a para a geladeira. Deixe descansar por pelo menos 2 horas. Irá ficar bem firme.

  7. Reserve.

Como preparar o queijo branco fitness:

  1. Para preparar o queijo light é preciso um pouco mais de paciência. Recomendamos que faça a receita a noite, pois é preciso deixar descansa-la por 8 horas.

  2. Coloque o leite desnatado em uma leiteira bem limpa e esterilizada.

  3. Então coloque um termômetro culinário (também esterilizado) e leve ao fogo até que atinja a temperatura variante entre 35 a 40ºC.

  4. Assim que o leite atingir a esta temperatura, desligue o fogo.

  5. Acrescente o suco de limão e então mexa com o próprio termômetro para não atrapalhar o processo de transformação do leite.

  6. Então coloque um pano limpo sobre a leiteira e então deixe o leite coalhar por 8 horas em temperatura ambiente.

  7. No outro dia ou após as 8 horas, coloque o leite sobre uma peneira para que escorra todo o seu soro. O tempo mínimo indicado para escorrer o seu queijo é de 2 horas, mas quanto mais tempo o soro escorrer, mais firme irá ficar o seu queijo.

  8. Coloque o queijo em um pote com tampa e conserve-o na geladeira.

Como fazer o Romeu e Julieta Fitness?

  1. Depois de pronta as receitas da goiabada e do queijo fit, basta cortar um pedaço de cada um, e se deliciar com esta sobremesa. Mas não exagere!

Tem alguma dica para melhorar esta receita? Gostou? Deixe seus comentários. Compartilhe com aquele seu amigo fitness que precisa de uma sobremesa.

Anterior Goiabada fitness
Proximo Omelete Fitness com linguiça de pernil suíno

Sobre o autor

Wes
Wes 612 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Receitas 0 Comentarios

Cupcake – Receitas Paleo

Durante o nosso café da manhã ou da tarde sempre optamos por receitas fáceis não é mesmo? Por isso os cupcakes e muffins se tornaram uma febre mundial, pela facilidade… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Cordon Bleu Proteico

Você gosta de receitas com nomes chiques? Hoje estaremos ensinando uma receita proteica muito simples, com um nome difícil, chamada Cordon Bleu, que nada mais é do que um filé… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Trouxinha de presunto com frango FIT

Esta receita de trouxinha de presunto com frango é ótima para os seus dias sem tempo, pois ela é muito simples de fazer e em menos de 30 minutos fica… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Muffin salgado – Receitas dukan

A receita de muffin salgado é ótima para os cafés da manhã ou da tarde, mas serve principalmente como um prato de entrada durante a sua dieta. Esta receita é… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Talharim de claras FIT muito fácil

Com a correria do dia a dia, muitos deixam de realizar uma dieta ou se alimentar de forma mais saudável, por não terem tempo para cozinhar. E é por este… Leia mais

Receitas 1Comentario

Bolo de cenoura light – Receitas fit

O bolo de cenoura é tão gostoso que já virou tradição na mesa dos brasileiros, mas o seu grande “problema” é que a versão tradicional conta em média com 280… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.