Os 9 melhores benefícios do camarão para a saúde
13/03/2018 Comentarios 0 1469 Visualizacoes

Os 9 melhores benefícios do camarão para a saúde

Todos sabem que peixes e frutos do mar são saudáveis para o nosso organismo, desde que sejam próprios para consumo não é mesmo? Mas você sabe quais são os benefícios do camarão para a saúde? Hoje no Receitas Academia, nós vamos dedicar este artigo para apresentar 09 dos melhores benefícios destes crustáceos tão gostosos, presentes em diversos pratos do nosso dia a dia.

Além disso estaremos falando um pouco mais sobre as informações nutricionais, qual a forma mais saudável de fazer e um pouco sobre a tão temida alergia a frutos do mar, onde os camarões também se enquadram e que podem trazer sérias consequências para aqueles que há possuem.

A forma mais saudável de preparar camarão

Como podemos imaginar, a forma mais saudável de fazer camarão é através do cozimento, ou melhor dizendo, quando ele é cozido a vapor. Uma dos preparos mais tradicionais é a milanesa, que apesar de ficar delicioso, conta com altas concentrações de gorduras, afinal é empanado e frito, o que não é muito indicado para aqueles que estão tentando ser mais saudáveis.

Para preparar camarões a vapor, limpe-os e tempere-os com sal e limão, deixando marinar por alguns minutos. Depois é só colocar água em uma panela, acomoda-los e abafar o cozimento com uma tampa. Outra maneira é coloca-los em uma panela específica para cozimentos a vapor, onde a água fica na parte mais ao fundo da panela, os camarões em uma espécie de peneira com tampa logo acima, sem estar devidamente mergulhado na água.

Este cozimento leva em média 15 minutos no máximo.

Alérgicos a camarão

Para descobrir se é alérgico a camarão, é necessário realizar uma consulta em um alergologista, ou na “prática”, mas neste caso pode ser muito perigoso. A alergia acontece imediatamente após o consumo de frutos do mar e outros crustáceos como o camarão. Entre os sintomas estão:

  • Mal estar
  • Olhos, boca, lábios e garganta inchados
  • Coceiras e placas vermelhas na pele

Existem dois tipos de alergias mais comuns, a tropomiosina, que é uma alergia as proteínas de crustáceos e também ao conservante metabissulfito de sódio, que é aplicado nos congelados de camarão. Portanto você pode ser tolerante a um, no caso os camarões frescos e alérgico aos congelados.

Quem é alérgico as proteínas, além do camarão, deverá evitar qualquer outro tipo de fruto do mar, como siri, caranguejo, lagosta, etc. Já quem é alérgico aos conservantes, poderá perceber sintomas bem leves ou mais aguçados, dependendo da quantidade utilizada no camarão.

Qualquer reação após o consumo de frutos do mar, corra imediatamente ao hospital mais próximo. É possível tratar a alergia com anti-histamínicos, corticoides e em casos mais graves, doses de adrenalina que só podem ser manipuladas dentro do hospital.

camarao beneficios informacoes nutricionais

Informações nutricionais médias do camarão

Citamos “médias” porque existem diversas qualidades de camarões. A cada 100g de camarão cozido a vapor podemos encontrar em média:

  • 118 calorias (5,9%)
  • Gorduras: 1,7 g
    Sendo 0,5g de gorduras saturadas, 0,4g de gorduras monoinsaturadas e 0,6g de gorduras poliinsaturadas
  • Carboidratos: 1,5 g
  • Proteínas: 22,6 g
  • Fibra alimentar: 0,0 g
  • Colesterol: 208,9 mg
  • Sódio: 0,9 g
  • Água: 70,8 g
  • Vitamina A: < 0,1 mg
  • Vitamina B1: < 0,1 mg
  • Vitamina B11: < 0,1 mg
  • Vitamina B12: < 0,1 mg
  • Vitamina B2: < 0,1 mg
  • Vitamina B3: 2,7 mg
  • Vitamina B5: 0,5 mg
  • Vitamina B6: 0,2 mg
  • Vitamina C: 0,0 mg
  • Vitamina D: < 0,1 mg
  • Vitamina E: 2,2 mg
  • Vitamina K: < 0,1 mg
  • Cálcio: 90,1 mg
  • Cobre: 0,3 mg
  • Ferro: 0,3 mg
  • Magnésio: 36,6 mg
  • Manganês: < 0,1 mg
  • Fósforo: 302,9 mg
  • Potássio: 168,3 mg
  • Selênio: < 0,1 mg
  • Zinco: 1,6 mg

Os 9 melhores benefícios do camarão para a saúde

Benefício do camarão UM: É um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, as proteínas completas que possuem todos aminoácidos necessários para o bom funcionamento do organismo.

Benefício do camarão DOIS: É um alimento que graças ao glicosamina, ajuda a reduzir o desgaste das articulações, prevenindo ou amenizando problemas ligados a artrite e/ou artrose.

Benefício do camarão TRÊS: É um alimento rico em minerais, que como o iodo, potássio, zinco, cálcio, magnésio, ajudam a deixar o sistema imunológico em pleno funcionamento.

Benefício do camarão QUATRO: É rico em vitaminas. As vitaminas E e D ajudam a manter em ordem o sistema neural e as vitaminas do complexo B, ajudam a deixar em 100% o funcionamento do metabolismo.

Benefício do camarão CINCO: É uma ótima fonte de ômega-3. Este nutriente tão falado nos dias atuais é nada menos que uma GORDURA que ajuda a prevenir doenças ligadas ao coração. Ajuda a diminuir problemas de hipertensão, doenças cardiovasculares e também cânceres ligados ao sangue como leucemia.

Benefício do camarão SEIS: O selênio de sua composição ajuda a diminuir problemas ligados a doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, combatendo com força os efeitos dos radicais livres.

Benefício do camarão SETE: A vitamina D presente nos camarões ajudam o organismo a absorver melhor o cálcio e fósforo de outros alimentos. Afinal é necessário esta vitamina para que o corpo absorva estes outros nutrientes, que quando há falta no organismo de vitamina D, eles são descartados. Os benefícios são ótimos para deixar os seus ossos mais fortes e saudáveis.

Benefício do camarão OITO: Ainda ligados ao ômega 3, o camarão fornece uma boa quantidade deste nutriente que ajuda a reduzir o colesterol ruim, evitar formação de coágulos, sintomas pré menstrual e outros tipos de tumores.

Benefício do camarão NOVE: É um ótimo alimento para o cérebro. A quantidade de vitamina B12 presente no camarão, pode ajudar o cérebro funcionar melhor, justamente pela redução dos malefícios dos radicais livres e também por ser ótimo para a saúde das células/neurônios do cérebro.

Conhece mais algum outro benefício do camarão para a saúde? Deixe seus comentários. Achou interessante o nosso artigo? Nos ajude compartilhando.

Anterior Dieta Hipertireoidismo e Hipotireoidismo - Cardápio de uma semana
Proximo Hambúrguer Fitness com farelos de Aveia e Trigo

Sobre o autor

Wes
Wes 612 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

CARNE MAGRA: Saiba quais são os cortes magros da carne vermelha

Você que está de dieta com toda certeza já ouviu falar no termo “carne magra“, pois a ingestão de gorduras está proibida, mas ainda sim é necessário consumir uma grande… Leia mais

Principais benefícios da abóbora

Uma abóbora refogadinha, doce de abóbora e outros itens que podem virar receita através desta hortaliça são uma delícia não é mesmo? Mas você sabe quais são os principais benefícios… Leia mais

Alimentos que são termogenicos ajudam a emagrecer?

Um dos principais aliados a nossa dieta para emagrecer são os alimentos termogênicos, pois são eles que ajudam com que o metabolismo funcione mais rápido, ou seja, queimando ainda mais… Leia mais

Adultos e saúde – Os melhores alimentos

Ontem falamos aqui no site sobre a adolescência e quais são os melhores alimentos para esta fase da vida que passa tão rápida e exige muito do corpo por causa… Leia mais

Limão ajuda a emagrecer ou engordar?

Você sabe se o limão ajuda a emagrecer ou engordar? É claro que esta é uma dúvida simples de resolver, afinal o limão é considerado um fruto de caloria negativa,… Leia mais

Dicas para preparar uma gelatina turbinada para a saúde

A gelatina é uma das sobremesas que não pode faltar em sua mesa, principalmente nas versões Diet, onde continuam ricas em colágeno, mas contam com bem menos calorias do que… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.