Principais benefícios de uma caminhada
21/07/2017 Comentarios 0 2178 Visualizacoes

Principais benefícios de uma caminhada

Sabemos que praticar exercícios trazem diversos benefícios para a nossa saúde não é mesmo? Mas será mesmo que precisamos passar horas e horas em uma academia ou fazendo opções exaustivas? É por isso que hoje estaremos falando um pouco mais sobre a caminhada, uma atividade simples, fácil de fazer e que é responsável por uma melhoria surpreendente em nossa saúde.

Diversos médicos e nutricionistas indicam que uma atividade física de 30 minutos todos os dias, podem trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. E entre essas atividades a mais indicada é a caminhada, pois não exige muito do seu corpo, joelho e articulações, não trás consequências graves caso tenha algum problema no coração por exemplo e pode ser feita em calçadas, parques, ruas e até mesmo dentro de sua própria casa.

A caminhada conta com diversos benefícios para a circulação, diabetes, osteoporose, respiração, emagrecimento e ajuda inclusive na melhoria de doenças crônicas, como a depressão. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um destes assuntos.

beneficios caminhada

Os principais benefícios de uma caminhada são:

Em relação a circulação: É óbvio que realizar movimentos traz benefícios para a circulação sanguínea. A caminhada é uma excelente forma de fazer com que toda a musculatura, que abrange a parede dos vasos sanguíneos, impulsione o sangue até todas as extremidades do corpo. E atividades físicas são de suma importância para que a velocidade e a pressão sanguínea possam circular e serem administradas pelo nosso corpo. Uma das consequências benéficas da caminhada é em relação a prevenção de doenças cardíacas, onde entre elas estão infartos e derrames, pois com a aceleração, o miocárdio é estimulado a bombear o sangue já no início da circulação.

Em relação a depressão: Para quem acha que realizar uma caminhada de 30 minutos todos os dias não é grande coisa, saiba que ela pode influenciar inclusive em assuntos mais complexos como a depressão. A liberação de endorfina pelo sistema nervoso central, é um dos principais responsáveis pelas sensações de alegria, bem estar e também de relaxamento, itens fundamentais para ajudar em um quadro de depressão.

Em relação a diabetes: Como a caminhada está ligada diretamente a uma vida mais saudável, justamente por ajudar em dietas e na redução de peso, esta atividade ajuda no controle da glicemia (açúcar no sangue), pelo consumo de energia. Com isto é possível estabilizar um pouco mais a diabetes.

Em relação a osteoporose: Quando caminhamos, desde que em praças, parques, calçadas e outras opções ao ar livre, somos expostos aos raios solares, sendo essa uma das melhores aplicações contra a osteoporose. Além de “usar” seus ossos e expor todo o seu corpo a Vitamina D proveniente do sol, como consequência, a caminhada ajuda combater a osteoporose.

Em relação a saúde pulmonar: A respiração é uma outra grande beneficiada com as caminhadas. A capacidade vital, o VO2 máximo e a capacidade de inspiração e expiração, são melhoradas. E com os benefícios para a saúde, inflamações corriqueiras dificilmente ocorrem nos pulmões. E nada melhor do que caminhar em um parque, enchendo seus pulmões com ar de qualidade.

Em relação ao emagrecimento: Além de todas as opções acima, a caminhada como um exercício aeróbico, é excelente para emagrecer. E não é preciso se “matar” fazendo caminhada para obter resultados na balança, apenas os 30 minutos diários já são suficientes para perder peso. Emagrecer está ligado principalmente a dieta, se você está com a alimentação regulamentada, o único exercício que precisa fazer é caminhar.

Tem alguma outra dica? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Dieta da banana verde
Proximo Strogonoff com leite de coco FIT - Sem lactose e sem glúten

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Probióticos, o que é? Qual a sua importância na dieta?

Você já ouviu falar em probióticos? Em algum momento de sua vida o seu nutricionista recomendou uma dieta baseada em probióticos? Saiba que eles são ótimos para o seu organismo… Leia mais

Conheça 4 espécies de peixes que não devem ser consumidos

Segundo uma pesquisa realizada pela Food & Water Watch, uma agência sem fins lucrativos de saúde e pesquisas, foram examinados praticamente todas as variedades de peixes existentes no mundo todo,… Leia mais

Alfarroba – Saiba o que é e seus benefícios para a saúde

A alfarrobeira é uma árvore nativa do Mediterrâneo, que produz a alfarroba, que no Brasil é conhecida também como Pão de São João ou Figueira do Egito. Seu formato é… Leia mais

O que é Creatina e quais suas principais funções?

Hoje iremos falar aqui no Receitas Academia sobre este suplemento muito conhecido pelos praticantes de musculação, sim estamos falando da Creatina. Este que é responsável por causar um melhor desempenho… Leia mais

Os 10 melhores benefícios do abacaxi para nossa saúde

Aqui no Receitas Academia nós já apresentamos a Dieta do Abacaxi, que é conhecida também como a Dieta de La Pinha, que é ótima para quem está querendo emagrecer, sendo… Leia mais

A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece

Hoje encontrei um artigo na internet, onde o seu título me chamou bastante a atenção, ele dizia “Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito”, a… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.