Saiba mais sobre esta receita ou artigo

A receita de salada de alho-poró é uma opção muito saudável e nutritiva para aqueles que estão realizando uma dieta de emagrecimento ou reeducação alimentar.

Além do alho-poró, esta refeição conta com a presença de maçã, cenoura, rúcula, muçarela de búfala e outros alimentos saudáveis.

Mas é sempre importante variar nas saladas, para que o seu organismo não enjoe das mesmas opções e você comece a regredir na dieta.

Esta dica de hoje pode fazer parte de uma das refeições fitness principais do seu dia, o almoço ou jantar. Mas a recomendação é que esta salada seja feita no máximo três vezes na semana.

Você pode variar a salada incluindo broto de feijão, vagem, beterraba e outros vegetais. Nesta versão a proteína vem principalmente da muçarela de búfala, mas é possível fazer a substituição por um filé de tilápia, de peito de frango ou outra carne magra.

Três benefícios do Alho-poró para a saúde

Entre os principais benefícios do alho-poró estão

1. Rico em antioxidantes

Fonte de antioxidantes, o alho-poró é um alimento rico em polifenóis e compostos de enxofre. O antioxidante kaempferol é um dos principais responsáveis por proteger o organismo contra alguns tipos de câncer e doenças do coração, que acabam sofrendo com a ação dos radicais livres. O vegetal também é antimicrobiano, graças à alicina, um composto de enxofre que trás benefícios como a redução do colesterol ruim e problemas ligados diferentes tipos de cânceres.

2. Fonte de nutrientes

Além de ser um alimento com poucas calorias, o alho-poró é uma ótima fonte de nutrientes. A cada 100g do vegetal cozido, temos 31 calorias. Mas nesta mesma porção, há uma boa fonte de carotenoides da vitamina A, betacaroteno, vitamina K1 e outras. Eles trazem benefícios para o sistema imunológico, saúde ocular, equilíbrio hormonal e melhora no sistema cardiovascular.

3. Bom para o trânsito intestinal

O alho-poró é uma ótima fonte de fibra solúvel. Conta também com prebióticos, elementos essenciais para manter a boa saúde intestinal. Portanto é ótimo para ajudar na digestão, onde as bactérias saudáveis do nosso organismo, conseguem processar melhor ácidos graxos, como o acetato, butirato e propionato. Há uma melhora significativa no trânsito intestinal, segundo estudos.

Receita light de salada com alho-poró

Para fazer esta receita saudável é preciso:

Receita de salada de alho-poró fitness

Aprenda como fazer a receita de salada fitness feita com alho-poró, ótima para dietas de emagrecimento e reeducação alimentar.

Refeição Almoço, Jantar
Cozinha Receita Fitness
Keyword alho poró, como fazer receita de salada de alho poró, receita com alho poró, receita fit, receita fitness, salada de alho poró
Tempo de Preparo 15 minutes
Tempo Total 15 minutes
Serve 4 Porções
Calorias 202 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 1 talo Alho poró Cortado em rodelas
  • 120 g Muçarela de Búfala Cortado em cubos
  • 10 Folhas Alface Divida entre alface roxa e americana
  • 10 Folhas Rúcula
  • 1 Unidade Maçã Cortada em cubos
  • 1 Unidade Cenoura No ralo grosso
  • 100 ml Iogurte natural desnatado
  • 2 Colheres (sopa) Nozes Picadas
  • 1/2 Unidade Suco de limão
  • Sal À gosto

Instruções

  1. Lave muito bem todos os vegetais em água corrente;

  2. Coloque as folhas de rúcula e de alface em uma tigela, formando uma cumbuca;

  3. Em uma bacia, coloque a maçã, cenoura, o alho poró e a muçarela de búfala, misture bem e coloque sobre as folhas de alface e rúcula;

  4. Na mesma bacia anterior, coloque o iogurte, suco de limão e o sal. Mexa bem, formando um creme homogêneo;

  5. Espalhe o creme sobre os vegetais e salpite as nozes picadas por cima;

  6. Pronto.

Notas da Receita

Lembrando que você pode colocar outros vegetais na receita, como beterraba, broto de feijão, vagem, tomate, etc. Alterne e tenha sempre refeições nutritivas e deliciosas.

Leia também: As melhores receitas fitness para dietas.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)