Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O suor excessivo na academia é algo bom ou ruim? O boato é que quanto mais você suar fazendo exercícios, mais estará emagrecendo e obtendo resultados. Mas será mesmo?

Especialistas informam que suar em excesso nem sempre é uma vantagem e em alguns casos pode indicar um problema mais grave como uma doença cardíaca ou pulmonar.

Por este motivo hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suor na academia.

Refrigerante Diet é bom ou ruim?

Suor, o corpo liberando calor

Suar é uma função comum do nosso corpo, pois o mesmo é formado por milhares de glândulas sudoríparas apócrinas e écrinas localizadas em praticamente toda a pele de nosso corpo.

Essas glândulas são “ativadas” sempre que a temperatura interna do corpo começa a se elevar. As glândulas écrinas, localizadas na maior parte do corpo e que não possuem odor, acabam liberando água pelos poros, onde acaba evaporando logo em seguida. Assim o organismo acaba se resfriando.

As glândulas responsáveis por produzir um suor com mal cheiro são as apócrinas. Elas ficam localizadas especialmente na virilha e nas axilas.

Sua função é basicamente a mesma, liberar calor através do suor e equilibrar a temperatura interna do corpo de forma consistente.

Café da manhã Fitness em 5 minutos!

Suor na academia

Suar é algo natural, principalmente quando estamos fazendo exercícios na academia. É assim que o corpo responde aos estímulos de força, por isso é importante sempre se manter bem hidratado.

A quantidade de suor durante a prática de exercícios pode ser determinada pela sua idade, sexo, condição física, genética, temperatura ambiente, porcentagem de gordura corporal, roupas e muitos outros.

Até certo ponto uma grande quantidade de suor durante as atividades na academia não é nada preocupante.

Suando em excesso

Porém mesmo sabendo que o suor é uma consequência dos exercícios, é preciso ficar atento a uma hiperidrose, quando o corpo produz muito suor, mesmo em condições comuns do dia a dia.

Há casos em que suar muito necessita de ajuda médica. Sempre faça um check up de sua condição física ao menos uma vez no ano.

A sudorese excessiva pode ser resultado de problemas ligados a:

  • Doenças cardíacas;
  • Doenças pulmonares;
  • Picos de ansiedade;
  • Uso de medicamentos e outras substâncias;
  • Problemas ligados à glicose no sangue;
  • Hipertireoidismo;
  • Menopausa;
  • E outros.

Exercícios que suam menos

Escolher melhor os exercícios pode ser uma boa prática se você deseja suar menos. Mas isso varia de corpo para corpo. Pode ser que em exercícios de alta intensidade você transpire menos do que em exercícios de concentração como a ioga, por exemplo.

Por isso é importante seguir todas as orientações de seu educador físico.

O aumento de suor durante os exercícios na academia pode estar ligado também a alimentação. Há alimentos que são mais diuréticos e isso faz com que você transpire com maior facilidade também. Siga as recomendações de seu nutricionista.

Se o suor for exagerado a proporção de musculação, aeróbico, dança e outro, sempre busque ajuda médica.

Cardápio FITNESS de uma semana!

Como diminuir o suor excessivo durante os treinos?

Naturalmente você vai suar quando estiver realizando seu treino na academia, mas existem dicas que podem fazer você ter um suor mais controlado.

Utilize antitranspirantes. Podem ser os comuns desde que você não tenha alergia, ou um específico recomendado por seu dermatologista.

As roupas podem também fazer duas funções diferentes. Você pode usar uma leve, feita de algodão para não esquentar demais com elas, ou usar uma um pouquinho mais grossa, de algodão mesmo, para absorver o seu suor.

É importante que a academia tenha ventiladores ou ar condicionado.

Treinar em situações extremas de calor pode trazer diversos malefícios para a sua saúde e dependendo de como você está no dia, pode causar até desmaio.

Mas no caso de academias com ar condicionado, é sempre preciso evitar sair com o corpo quente para fora, principalmente para aqueles que treinam à noite ou muito cedo. Aguarde alguns minutos após o fim dos exercícios para que o corpo volte a temperatura ideal.

Após os exercícios sempre beba muita água e repositores de eletrólitos.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)