Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O elástico nas atividades físicas é um ótimo adereço. Ele é versátil, fácil de carregar e gera uma boa resistências na prática de exercícios. Você pode levá-lo para qualquer lugar e estar com a “academia” em dia.

E entre os ótimos exercícios feitos com elástico está o agachamento. Ele ajuda a melhorar e aumentar a musculatura da coxa, deixando-as mais definidas. O movimento é simples, basta pisar e segurar o elástico para colher seus benefícios.

Mas é preciso estar atento a execução dos movimentos e evitar alguns erros comuns durante as séries. Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre o agachamento com faixa elástica.

Músculos ativados durante o agachamento

Utilizando a faixa elástica para a prática deste exercício, você ativa a parte da frente das coxas (quadríceps), os glúteos, as panturrilhas e também os músculos abdutores.

Como deve ser praticado o agachamento com elástico?

Primeiro é preciso comprar um elástico próprio e de qualidade. Como o intuito é esticá-lo bem e várias vezes, comprar um produto de baixa qualidade pode além de prejudicar a prática, também causar um acidente se arrebentar.

Com o elástico em mãos, pise nele com os dois pés um pouco afastado um do outro, na mesma largura dos quadris. Agache e pegue as pontas superiores do elástico com as mãos e estique-os até a altura dos ombros. Se for um elástico fechado, você pode colocar a outra extremidade por trás do pescoço, encaixando sobre os ombros.

Fique com a postura ereta e inicie os exercícios. Ao agachar, flexione lentamente os joelhos até um ângulo de 45º. Não é preciso descer até que os joelhos dobrem totalmente. Isso pode acabar prejudicando a coluna e os próprios joelhos. Dobre até uma altura que não te incomode.

Depois de descer lentamente, contraia os glúteos e volte lentamente a posição inicial, ereto. Sempre mantenha também o abdômen contraído. E esteja olhando sempre para frente.

Faça três séries de 12 repetições. Essas repetições podem variar entre 12 e 20, mas respeite as três séries. Mas comece sempre com o básico, principalmente se não for praticante assíduo de atividades físicas.

Leia também: Quais alimentos evitar no pós treino?

Principais erros cometidos no agachamento com elástico

Os erros podem levar o praticante a não chegar no resultado desejado ou em casos mais graves ocasionar lesões. É importante que um personal passe a quantidade e forma de execução do exercício para você.

Mas podemos citar alguns erros comuns por aqueles que fazem este exercício. Entre eles estão:

Postura ruim

Um dos erros mais comuns está na execução dos movimentos. É preciso manter a postura com o pescoço alinhado, olhando para frente, a coluna ereta. Esteja com o abdômen contraído, faça os movimentos lentamente e evite agachar a um ângulo de 90º.

Leia também: Fortaleça os músculos do peitoral com Peck Deck Voador.

Faixa muito grossa

Existem elásticos de todas as espessuras. Alguns são indicados para atividades mais básicas e outros para mais pesadas. No caso do agachamento, o ideal é utilizar um elástico de média resistência. Os muito resistentes forçam muito a coluna e os de baixa resistência não oferecem benefícios além do movimento natural do corpo. Conforme for evoluindo no exercício e estiver com mais força nos músculos, é possível utilizar elásticos de resistência mais alta.

Pisando fora

Os pés precisam estar bem ao centro do elástico, dividindo a mesma quantidade de elásticos para os membros superiores. Em elásticos fechados, do tipo cinto, esse erro é menos comum. Mas em elásticos abertos, é comum um lado estar mais alto que o outro. Sempre mantenha o equilíbrio nesta parte também.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)