Corrigindo a postura através de exercícios físicos
27/05/2019 Comentarios 0 274 Visualizacoes

Corrigindo a postura através de exercícios físicos

A maior parte das dores na coluna pode ser tratada com uma simples correção de postura. E existem diversos exercícios físicos capazes de dar uma melhor sustentação para que a coluna permaneça ereta e os ombros posicionados corretamente, onde toda a musculatura da região é estimulada e o resultado é uma melhora de aparência, bem como na saúde e alívio das dores.

Mas você sabe quais são as atividades físicas que podem proporcionar esse resultado? Hoje iremos falar um pouco mais sobre este assunto tão importante para o nosso dia a dia.

Lembrando que antes de mais nada você precisa buscar auxílio médico para verificar se as dores na coluna são provenientes por má postura ou por algum problema mais grave como hérnia de disco, por exemplo. As atividades mesmo que seja somente para a correção da postura também devem ser acompanhadas por profissionais.

Exercícios ajudam em tudo

O consumo de água em boas quantidades e a prática diária de exercícios, mesmo que durante um tempo relativamente curto, são fundamentais para uma boa saúde.

Fisioterapeutas sempre estão reforçando a importância da prática de atividades físicas desde cedo para todo o cidadão. Assim é possível dar a flexibilidade e o fortalecimento adequado para a musculatura, que ajuda a deixar o corpo mais preparado para atividades simples do nosso dia a dia, evitando o seu desgaste precoce.

Dicas para corrigir a sua postura hoje mesmo!

Entre os problemas causados por uma má postura está a sobrecarga das articulações e músculos, dores, lesões, desgastes, dores de cabeça e diversos outros problemas que podem se agravar com o decorrer dos anos. É possível acrescentar juntamente com a prática de exercícios, algumas dicas para ajudar na correção da postura. Entre elas estão:

Postura enquanto dorme. É fundamental que você desenvolva o hábito de dormir de lado. Esta posição ajuda a manter a coluna alinhada, onde é preciso também que a sua cabeça fique na posição alinhada, portanto não use um travesseiro alto demais e nem muito baixo.

Se for deitar de barriga pra cima, use um travesseiro baixo, para que a sua cabeça não fique inclinada. Se for possível acostume também utilizar um travesseiro na parte inferior das pernas, para que elas fiquem um pouco flexionadas para cima.

Acessórios para usar antes, durante e depois dos treinos na academia!

Ao carregar algo pesado é fundamental que você abaixe o corpo dobrando os joelhos e então coloque a carga sobre os mesmos e vez de distribuir a força toda sobre a coluna. Após erguer o objeto, tente mantê-lo próximo do peito evitando deixar a coluna forçando para frente.

O mal do século, horas na frente do computador. Hoje muitos trabalham por horas de frente para o computador e isso é um dos principais motivos da má postura e de consequências como as dores lombar. Para evitar problemas sempre esteja com os pés 100% apoiados no chão, formando um ângulo de 90 graus tanto nos joelhos como das coxas em relação ao quadril.

Coloque também um pequeno travesseiro nas costas para mantê-la alinhada e apoie corretamente os antebraços e as mãos na altura da cintura. Esteja com o monitor alinhado de frente para os seus olhos, evitando a má postura do seu pescoço.

Outra dica que parece “boba” de tão simples mas que ajuda a manter uma boa postura é evitar se arcar para calçar uma meia e um calçado. Sempre quando for fazer este ato, sente-se e cruze uma perna sobre a outra para que você não tenha que se curvar.

Tem mais alguma dica interessante para compartilhar? Deixe seus comentários.

Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

Aprenda como corrigir a postura com exercícios regulares

A fisioterapia é fundamental para quem deseja corrigir a sua postura, onde simples movimentos podem fazer toda a diferença na hora do seu corpo suportar a carga diária, independente se você passa mais tempo em pé ou sentado. Mas além da fisioterapia, é possível praticar atividades físicas que ajudam a colher bons resultados. Entre elas está:

  • Yoga;
  • Pilates;
  • Hidroterapia;
  • Natação.

Yoga

As posturas praticadas no yoga acabam beneficiando todo o corpo, contribuindo para o equilíbrio, força e também para manter a postura através da concentração. Sua mente também será bem trabalhada através dos exercícios de respiração e inspiração.

Pilates

A prática de pilates também contribui significativamente para a correção da postura. Os exercícios ajudam no alongamento e fortalecimento de toda a musculatura da região do tronco. É possível inclusive focar em exercícios que contribuem diretamente para a sustentação e equilíbrio da coluna, praticamente eliminando dores na região, desde que não haja nada grave, apenas problemas de força.

Hidroterapia

A hidroterapia é indicada na correção postural para todos, ajuda a fortalecer a musculatura e pode inclusive ser praticada por pessoas que tenham passado por traumas mais graves. Normalmente as sessões de hidroterapia são acompanhadas por profissionais, dando maior garantia na recuperação.

Receitas saudáveis para o réveillon 2020!

Natação

A natação é um daqueles esportes mais indicados para a saúde. Toda a movimentação do corpo vencendo a resistência da água proporciona ótimos benefícios para toda a musculatura, inclusive ajudando na correção de nossa postura.

A prática de atividades dentro da água, bem como a hidroterapia e outros, ajudam a não sobrecarregar as articulações dos braços, ombros, costas e pernas. Isso contribui significativamente para ajudar nos exercícios e não machucar outras áreas do corpo, inclusive a própria costas.

O que você tem feito para corrigir sua postura? Deixe seus comentários. Achou interessante? Compartilhe com seus amigos.

Receita de molho branco dukan!

Anterior Como ter energia para treinar após um dia cansativo
Proximo Suplementos na Black Friday 2019, melhores ofertas!

Sobre o autor

Wes
Wes 674 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Fortaleça os músculos do peitoral com Peck Deck Voador

Querendo ganhar mais músculos na região do peitoral ou apenas deixar a região menos flácida? Então chegou a hora de conhecer o Peck Deck, que também é chamado de Voador,… Leia mais

Top 5 aplicativos fitness de treinos gratuitos

Dar início a uma rotina de exercícios é uma tarefa bem difícil não é mesmo? Precisamos de motivação, que os horários se encaixem na nossa rotina de trabalhos, que o… Leia mais

Qual o melhor treino para emagrecer?

Emagrecer é algo almejado por muitos, principalmente por aqueles que querem ter uma melhor disposição e melhoria na saúde. É preciso lembrar que a parte estética é a última a… Leia mais

Manhã, tarde ou noite. Qual melhor horário para treinar?

Sempre tem um horário que melhor se adapta ao nosso corpo ou a nossa rotina, mas você sabe qual é o melhor horário para treinar? Hoje estaremos debatendo mais sobre… Leia mais

Treinos 1Comentario

Exercícios para Tríceps – Puxador

Você gostaria de aprender como malhar o tríceps de forma eficiente? Hoje iremos ensinar o treino Tríceps Puxador, com as dicas e imagens do livro Boydbuilding Anatomy, do americano Nick… Leia mais

Conheça o Cross Fight um treino de crossfit com luta

Você já ouviu falar no Cross Fight? Mesmo sem saber do que se trata, você já pode imaginar que tem algo a ver com o Crossfit. E este pensamento está… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.