Saiba mais sobre esta receita ou artigo

A refeição pós-treino é super importante para atletas que queiram desenvolver melhor a massa muscular e ativar o organismo para reparar as fibras musculares “rasgadas” durante o treino.

Mas para quem acha que o ideal é fazer um forte consumo de proteínas, saiba que é preciso equilibrar a refeição pós-treino com proteínas e carboidratos de boa qualidade.

Os carboidratos serão responsáveis por restaurar a energia e direcionar as proteínas para a reparação dos músculos. Um precisa andar em conjunto com o outro.

Cardápio FITNESS de uma semana!

Caso a alimentação seja feita de qualquer maneira, o ganho no treino pode ser perdido.

E por este motivo hoje no Receitas Academia vamos falar um pouco mais sobre quais alimentos evitar durante as refeições pós-treino na academia.

Mas lembre-se: Toda a alimentação deve ser uma recomendação médica e/ou nutricional.

Alimentos para evitar no pós-treino da academia

Entre alimentos que precisam ser evitados no pós-treino estão:

Alimentos fritos

Qualquer alimento do pós-treino deve ser feito de forma cozida, grelhada e outras que levem nada ou uma quantidade insignificante de óleo.

Ao fritar um alimento no pós-treino, você acaba ingerindo uma quantidade não indicada de gorduras que acaba atrapalhando na absorção dos nutrientes que precisam chegar rapidamente aos músculos para repará-los.

Portanto além de frituras, evite alimentos gordurosos.

Pasta de amendoim

A pasta e manteiga de amendoim é também um alimento muito consumido por praticantes de academia e outras atividades físicas.

Porém o seu problema no pós treino é justamente seu alto teor de gordura. Essa gordura faz com que os carboidratos e proteínas consumidos após o treino, sejam absorvidos de forma lenta pelo organismo.

O ideal das refeições de pós-treino é justamente reparar rapidamente as fibras musculares e danos causados pelos exercícios.

Carne de jaca FIT desfiada ao molho barbecue!

Barra de cereais

As famosas barrinhas de cereais ou de proteínas também não são um alimento muito indicado no pós-treino, mesmo diante de sua facilidade de consumo.

A qualidade das proteínas, bem como a quantidade de calorias e carboidratos não são interessantes para este momento em específico.

No caso das barrinhas de cereais, o problema é ainda maior. A alta quantidade de açúcar, praticamente zero proteínas e carboidratos de baixa qualidade, fazem com que o alimento também não seja interessante para o pós treino.

As barrinhas podem funcionar para saciar um desejo de doce após a refeição principal.

Leite integral

“Como assim? O leite é rico em proteínas!”. Sim o leite integral é um alimento rico em proteínas e o melhor, de alto valor biológico, porém o que não torna-o um alimento indicado pro pós-treino é justamente sua alta quantidade de gorduras saturadas.

No pós-treino é recomendado uma alimentação com menos ingestão de gorduras.

Se você não é intolerante a lactose, o consumo de leite é muito indicado para uma dieta balanceada, porém evite-o após os exercícios na academia.

Abacate

Para quem acha que só produtos industrializados precisam ser evitados, saiba que algumas frutas também não contribuem para um bom pós-treino.

Entre elas está o abacate. Esta fruta é rica em gorduras (por mais que sejam saudáveis) e fibras. Tudo isso faz com que a absorção de nutrientes para reposição da perda durante os treinos fique muito mais lenta.

O abacate é ótimo para a saúde, rico em nutrientes e bom para o coração. Mas o seu consumo deve ser feito pelo menos três horas após o treino e nunca como a refeição principal depois da prática de exercícios.

Refrigerantes

Estamos citando este alimento pois ele possui carboidratos de alto índice glicêmico e costumam ser uma opção para alguns, já que o pico de insulina contribui para o transporte de aminoácidos da refeição pós-treino.

Ou seja, ele é usado como um “turbo” para praticantes de atividades físicas.

Mas os refrigerantes não são indicados no dia a dia, tão pouco para ocasiões como o pós-treino.

O problema é que além das altas quantidades de açúcares, o gás da bebida torna a digestão mais devagar. Também ocasiona a distensão do intestino.

Sem contar seus estabilizantes, acidulantes, conservantes e altas quantidades de produtos químicos. Tudo isso é ruim para o pós-treino.

Chocolates

Mais um alimento rico em gorduras e que atrasa a absorção de nutrientes fundamentais para a reparação dos músculos no pós-treino.

Seus carboidratos são poucos e a quantidade de proteínas é praticamente nula.

Isso serve inclusive para as versões mais saudáveis como o meio amargo e amargo, onde a quantidade de gorduras e açúcares são menores.

Mas evite o consumo no pós-treino. Se o seu nutricionista autorizar, ele pode servir como sobremesa em outros momentos do seu dia.

Bebidas alcoólicas

Principalmente para aqueles que treinam no período da tarde e gostam de tomar uma cervejinha no pós-treino, saiba que o consumo de bebidas alcoólicas atrapalha.

Isso porque o álcool será responsável por desidratar o corpo e desviar os esforços do organismo em relação à reposição das perdas do treino. O foco será manter as áreas vitais.

Sem contar que a bebida não contém proteínas e seus carboidratos não são suficientes para uma boa reposição.

Pimenta

A inclusão de pimenta e outros condimentos picantes em refeições do pós-treino não é recomendada.

Isso porque esses alimentos não são processados rapidamente pelo organismo, atrasando o envio de nutrientes as áreas desgastadas pelo treino.

Seu uso fará com que toda a digestão, inclusive dos alimentos benéficos para o treino, seja mais lenta. O músculo vai demorar a receber os nutrientes e o treino pode inclusive ser perdido.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)