Os 10 melhores benefícios do chá de arnica para a nossa saúde
05/12/2017 Comentarios 0 7242 Visualizacoes

Os 10 melhores benefícios do chá de arnica para a nossa saúde

Neste artigo vamos falar sobre os dez melhores benefícios do chá de arnica para a nossa saúde, onde o chá desta planta conhecida e chamada de arnica, conta com boas quantidades de nutrientes indispensáveis para a saúde do corpo humano. Muito utilizada pela medicina ao longo dos últimos séculos, desde os povos mais antigos da Europa, África e Ásia como nos dias atuais no caso dos tratamentos fitoterápicos, onde a arnica está presente na cura ou tratamento de diversas enfermidades.

E antes de mais nada, gostaríamos de deixar claro que a ingestão de qualquer remédio, seja ele natural, manipulado ou industrializado, o mesmo deve ser feito somente com autorização do seu médico. Utilize artigos da internet somente para ter uma base dos benefícios que eles podem trazer para a sua saúde.

O uso da arnica é basicamente EXTERNO, pois ela é uma planta hepatotóxica, ou seja, TÓXICA. Mas existem algumas versões comerciais, das quais podem, DESDE QUE COM INDICAÇÃO MÉDICA e com dose controlada, que podem ser ingeridas.

A arnica é muito conhecida por seus benefícios em relação a amenização de dores (principalmente a dor menstrual), inchaços, tratamento de artrites, rápida cicatrização de machucados e hemorragias, ótimo anti inflamatório e dezenas de outros. A planta inclusive ajuda na redução e controle do colesterol, na saúde do fígado e também na eliminação de bactérias e vírus do organismo.

beneficios arnica saude

Arnica no mundo fitness

No mundo fitness, a arnica pode ajudar no alívio muscular, fornecendo uma rápida recuperação e amenização das dores musculares, por causa dos intensos treinamentos. Mas como a arnica tende a acelerar o coração, é importante que desde com indicação médica e/ou nutricional, o consumo do chá (via oral) seja feito pós treino, de preferência quando estiver no período normal dos batimentos, ou seja, bem descansado. Já em modo de compressas do chá, não existem muitas contra indicações.

Atenção cardíacos! Cuidados ao tomar o chá de arnica

É claro que tudo que possui vantagem, também conta com desvantagem e é o caso da arnica. A planta é ótima para diferentes tipos de enfermidades, para limpar o sangue, ajudar na cicatrização, etc. Mas a planta conta com uma boa quantidade de helenalina, o que faz com que o coração acelere, gerando consequências graves, caso faça a ingestão em grandes quantidades ou sofra de algum problema cardíaco.

A planta é considerada TÓXICA.

Sendo cardíaco ou não, sempre faça o consumo de chás, remédios e outros itens que possam estar ligados a sua saúde, somente com autorização médica. Nunca faça nada por conta própria, pois com a saúde não se brinca e um momento de distração, pode ser fatal.

Um pouco sobre a história e informação nutricional da arnica

A planta arnica é um gênero com aproximadamente 30 espécies de plantas herbáceas, perenes e que pertencem a família das asteráceas. Ela é uma planta originária da Eurásia, presente em diversos países da Europa e também da Ásia, assim como as regiões da América do Norte, preferindo locais montanhosos e climas mais secos.

Seu nome tem significado por conta de suas folhagens peludas e suaves, onde em uma tradução literal, significa “pele de cordeiro”. Seu tamanho médio varia de 50 a 100 centímetros de altura em riste.

Com relação as informações nutricionais, a arnica possui basicamente propriedades medicinais, com nutrientes de baixa contagem, sendo zero carboidratos, zero proteínas, zero gorduras etc.

Os 10 melhores benefícios do chá de arnica para a nossa saúde

Chá de arnica para a cicatrização: Um dos efeitos mais poderosos da arnica em nosso corpo é em relação a cicatrização. Tanto na ingestão de chás (de dentro para fora, com indicação médica), como na aplicação dos chás sobre feridas (de fora para dentro), a arnica tem se mostrado uma ótima opção, principalmente pelos seus poderosos anti bactericidas e anti inflamatórios. No caso do banho em feridas com os chás, é preciso limpar e lavar muito bem as feridas com sabão neutro, antes de utilizar-los, para não fechar a pele sobre infecções.

O chá de arnica no alívio de dores e inchaços: Você poderá colocar o chá em panos limpos e fazer compressas para aliviar dores de cabeça, inchaços, contusões e outras dores no corpo.

O chá de arnica na melhoria da saúde bucal: A arnica conta com ótimas propriedades anti bacterianas, que ajudam na eliminação de bactérias e diminuição de inflamações principalmente nas gengivas. É possível tomar o chá (com indicação e dosagem médica), ou tão somente fazer o gargarejo.

O chá de arnica na eliminação de bactérias. Como a arnica possui propriedades anti inflamatórias e anti bacterianas, o seu chá ajuda a tratar ou eliminar bactérias do organismo.

O chá de arnica no combate a depressão e ao estresse. O chá, desde que indicado por seu médico, tem por função, ajudar na restauração do equilíbrio emocional, trazendo sensações de paz e tranquilidade, que podem ser fundamentais para o tratamento de estresses e depressões.

O chá de arnica no alívio da dor menstrual. Como a arnica conta com propriedades anti inflamatórias, o consumo do seu chá (com indicação médica/obstetra) por mulheres no período menstrual, pode ajudar na diminuição e tratamento das cólicas. Na forma de compressa, o chá também pode ser aplicado sobre o abdômen, para ajudar a diminuir a inflamação e também as dores.

O chá de arnica na redução do colesterol. O chá também trás bons benefícios para o controle do colesterol, diminuindo principalmente o LDL, que é a versão ruim. A planta ajuda a inibir a lipogênese, mas não deve ser consumida em grandes quantidades diárias. (A dosagem deve ser indicada por seu médico).

O chá de arnica no tratamento de bronquites e resfriados. Enfermidades ligadas ao resfriado comum, tosses, bronquite, dores de garganta, também sofrem uma redução quando há a ingestão do chá de arnica. No entanto se houver febre juntamente com estes sintomas, o mais indicado é que seja encaminhado para o posto de saúde mais próximo.

O chá de arnica no tratamento de artrites. Entre as enfermidades ligadas a dores que a arnica tem se mostrado um ótimo remédio, estão as artrites. Os sintomas ligados a dores, ou reumatismos, podem ser aliviados com o consumo do chá (através de indicação médica) ou em compressas.

O chá de arnica e as hemorragias. Em alguns casos de hemorragias, onde os vasos sanguíneos podem estar com pequenas fissuras, mas não há vazamento, o chá de arnica pode ser ótimo para a cicatrização, justamente por suas propriedades anti inflamatórias. É claro que não são todas as hemorragias que podem ser tratadas apenas com chás, mas as micro e superficiais, que podem se tornar algo mais grave futuramente, podem ser evitadas e curadas.

Você pode optar por adoçar ou não os chás.

Mais uma vez frisamos, a planta é hepatotóxica, ou seja, tóxica. Seu consumo só deve ser feito através das versões comerciais, em pequenas quantidades e com indicação e dosagem médica. NUNCA faça o consumo por conta própria.

Conhece mais algum benefício da arnica? Deixe seus comentários. Compartilhe com seus amigos.

Anterior Torta de ricota com atum dukan ataque
Proximo "Torrada" FIT com peito de peru e creme de alho

Sobre o autor

Wes
Wes 736 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é… Leia mais

O que é sono anabólico e porque ele ajuda nos treinos

O ser humano precisa dormir ao menos 8h todos os dias, mas nem sempre isso é possível. Além da sensação de descanso para o corpo e para a mente, afinal… Leia mais

Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde

Estamos vivendo um período mais consciente quando o assunto é saúde. A população está mais preocupada com o que come e muitos estão aderindo à prática de exercícios físicos regulares…. Leia mais

A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece

Hoje encontrei um artigo na internet, onde o seu título me chamou bastante a atenção, ele dizia “Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito”, a… Leia mais

Como não comer demais e manter a dieta na ansiedade da quarentena

Sabemos que a ansiedade e depressão é o mal deste século. A correria do dia a dia, alimentação não balanceada, falta de exercícios e outros fatores vem contribuindo muito para… Leia mais

PIS – Proteína isolada de soja ajuda a emagrecer

Você que já fez dieta alguma vez na vida, ou faz receitas com a intenção de emagrecer, com certeza já ouviu falar na sigla PIS. Mas o que é PIS?… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.