10 melhores benefícios da Curcuma/Açafrão para o organismo | Saúde
06/11/2017 Comentarios 0 1353 Visualizacoes

10 melhores benefícios da Curcuma/Açafrão para o organismo | Saúde

O açafrão da terra, que é conhecida também como cúrcuma (curcuma longa), turmérico, raiz de sol, açafrão da índia ou como gengibre amarelo, é uma planta da família do gengibre (zingiberaceae), uma herbácia que é originária da Índia e também da Indonésia, muito utilizada como condimento, que por possuir uma forte cor amarelada, acaba passando-a para os alimentos, assim como acontece com o colorau.

Quando o açafrão/curcuma fica com a sua raiz seca, é extraído um pó, da cor amarela, da qual conhecemos em nossa cozinha e que também é usado para preparar remédios manipulados ou não. O ingrediente ativo é a curcumina, que conta com ótimas propriedades e benefícios para o nosso organismo.

E o artigo de hoje estaremos falando um pouco mais sobre este impressionante pó amarelo, que é ótimo para a nossa saúde.

principais beneficios curcuma saude

Qual a quantidade recomendada por dia de açafrão da terra/cúrcuma?

Segundo a OMS, o consumo recomendado de açafrão da terra/cúrcuma no dia é de 3g, em média uma colher (chá). Essa quantidade já é suficiente para trazer inúmeros benefícios para a saúde, ajudando no combate de diversas enfermidades.

Informações nutricionais da Cúrcuma/Açafrão da Terra

A cada 100g de açafrão da terra podemos encontrar:

  • 354 calorias
  • Proteínas: 8g
  • Carboidratos: 65g
  • Fibra Alimentar: 21g
  • Gorduras Totais: 10g
    Gorduras Saturadas: 3,1g
    Gorduras Poliinsaturadas: 2,2g
    Gorduras Monoinsaturadas: 1,7g
  • Colesterol: 0mg
  • Açúcar: 3,2g
  • Vitamina A: 0IU
  • Vitamina C: 25,9mg
  • Vitamina D: 0IU
  • Vitamina B6: 1,8mg
  • Vitamina B12: 0µg
  • Magnésio: 193mg
  • Cálcio: 183mg
  • Ferro: 41,4mg
  • Sódio: 38mg
  • Potássio: 2.525mg

Principais benefícios da cúrcuma para o nosso organismo

Suas propriedades anti inflamatórias naturais, ajudam a tratar problemas de saúde como o Alzheimer e também diversos tipos de cânceres. Esse poder anti inflamatório, também é responsável por amenizar as dores do corpo que possam estar ligadas a inflamações. Entre elas, com uma alimentação adequada é possível ajudar a amenizar problemas ligados a artrites.

A cúrcuma também proporciona uma capacidade de diminuir os níveis do colesterol ruim, chamado de LDL e também a remover placas de gordura das artérias, melhorando o sistema circulatório e ajudando na saúde do coração.

O açafrão da terra também possui propriedades neuro protetivas, que ajudam a melhorar a cognição cerebral, prevenindo principalmente doenças degenerativas ligadas a ele, como o Alzheimer que já citamos e também a doença de Parkinson.

A cúrcuma também é um ótimo condimento que ajuda a combater os radicais livres e diminuir as chances de desenvolvimento de câncer como os ligados ao intestino, câncer de ovários, de mama e também até na diminuição de chances de leucemia.

Em alguns pacientes, o uso diário de cúrcuma na alimentação, pode proporcionar uma maior felicidade, elevando as sensações de humor, sendo um ótimo efeito para o tratamento de depressões. É claro que neste caso, é necessário fazer um rigoroso acompanhamento médico e não somente utilizar a cúrcuma como “remédio”.

Essa especiaria é também ótima para a nossa digestão. Mas não é recomendada para que sofre de inflamação na vesícula. Esse benefício na digestão, pode inclusive ajudar na perca de peso e no controle do metabolismo.

Quando fazemos o consumo do cúrcuma com couve flor, de preferência cozido a vapor e na salada, é um ótimo preventivo para câncer de próstata.

O condimento também é ótimo para acelerar a cicatrização de feridas, desde que não haja um estágio avançado de diabetes.

Em início de diabetes tipo 2, o consumo diário pode amenizar os problemas glicêmicos e até mesmo ajudar a controlar os níveis. Sempre faça o acompanhamento médico.

Em testes realizados em camundongos, o açafrão da terra, tem agido como um retardante no desenvolvimento da esclerose múltipla.

Principais propriedades da planta

Para definirmos a cúrcuma, podemos citar que ela é uma planta perene, com ramificações compridas nas laterais. O que usamos para fazer o pó é o caule, que fica horizontalmente no subterrâneo, as vezes com um pedacinho para cima da terra. Por fora esse caule tem uma cor branca ou cinza e por dentro é o tom de amarelo forte, bem como nos gengibres.

Deste caule, também saem as folhas e as conhecidas hastes florais, onde no tempo de flora fica com uma bela coloração branca com as pontas roxas. O plantio deverá ser feito em solo fértil, com fácil penetração da água no solo e em solo mais argiloso.

A colheita é feita quando a flor seca. Onde é possível observar os caules com pigmentação de amarelo bem intenso.

Dicas para utilizar a cúrcuma em suas receitas

Como somos um site focado em receitas, nada mais justo do que dar ideias de como usar a cúrcuma em ótimas receitas do dia a dia. Temos inclusive alguns exemplos aqui no site de receitas e artigos:

Você poderá utilizar o açafrão da terra para colorir bebidas, laticínios, dar um gostinho a mais em mostardas caseiras, sopas, molhos, cozidos, fica uma delícia em peixes, no arroz, receitas com massas, batatas, frangos e todo tipo de carne. É ótima em refogados e tem quem use até em pães.

Gostou deste artigo? Comente suas experiências com a cúrcuma! Compartilhe com seus amigos e ajude o site a crescer.

Anterior Salgadinho Chips FITNESS de Kani Kama
Proximo Salada Fitness de polvo do mediterrâneo

Sobre o autor

Wes
Wes 583 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

10 benefícios da blueberry e como é boa para emagrecer

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre a Blueberry, fruta que no Brasil é conhecida como Mirtilo, e no mundo com a única fruta de coloração azul arroxeada e que… Leia mais

Probióticos, o que é? Qual a sua importância na dieta?

Você já ouviu falar em probióticos? Em algum momento de sua vida o seu nutricionista recomendou uma dieta baseada em probióticos? Saiba que eles são ótimos para o seu organismo… Leia mais

Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma… Leia mais

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Hoje vamos falar de um assunto muito sério aqui no site, principalmente para aqueles que são realmente viciados em doces e alimentos ricos em açúcar como é o caso dos… Leia mais

CARNE MAGRA: Saiba quais são os cortes magros da carne vermelha

Você que está de dieta com toda certeza já ouviu falar no termo “carne magra“, pois a ingestão de gorduras está proibida, mas ainda sim é necessário consumir uma grande… Leia mais

Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Com toda certeza você já ouviu falar em margarina e manteiga não é mesmo? Mas e creme vegetal? Nas receitas quando pede-se para usar manteiga, colocamos margarina achando que é… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.