Saiba mais sobre esta receita ou artigo

A pimenta é um alimento termogênico, ou seja, contribui para que o organismo trabalhe mais rápido, queimando calorias e ajudando no emagrecimento.

Porém assim como a pimenta possui benefícios na hora de emagrecer, ela também conta com alguns problemas que devem ser levados em consideração.

Por isso hoje estaremos neste artigo falando sobre os benefícios e malefícios do uso da pimenta em dietas para emagrecer.

É preciso antes de mais nada sempre respeitar todas as indicações do seu médico e/ou nutricionista.

Pimenta na dieta

A pimenta tem um “poder” especial que além de acelerar o metabolismo, também contribui para diminuir o apetite.

Mas é preciso saber até que ponto esse vegetal termogênico é aceito por seu organismo. Há quem seja mais tolerante a ele, já outros precisam consumir pouquíssimas quantidades ou até mesmo elimina-la de sua dieta.

Você vai precisar acostumar o seu corpo. É possível utilizá-la como tempero em carnes, dissolve-la em sopas e pratos com molhos.

Ingeri-la puramente tem um efeito maior, porém ela acaba causando incômodos no estômago, principalmente por aqueles que possuem gastrites e úlceras.

Por isso é fundamental autorização médica na hora de introduzir este condimento à sua dieta.

Sucos Termogênicos – 11 receitas para queimar gordura!

Molhos de pimenta

Nos supermercados há molhos de pimenta líquidos. Porém como é de se imaginar, eles passam por diversos processos de industrialização e em quantidades diárias acabam mais fazendo mal à saúde do que bem.

Esses molhos são ricos em conservantes e sódio. Há opções inclusive que possuem açúcares. O ideal é consumir a pimenta in natura na dieta.

Quando achar interessante ter um molho de pimenta como acompanhamento, você pode prepará-lo o seu próprio utilizando ingredientes frescos.

Quando for necessário utilizar o molho pronto opte por versões sem adição de açúcares e também com a menor quantidade de sódio possível. Há versões light, mas nem sempre é possível encontrá-las nos mercados tradicionais.

TOP 5 molhos termogênicos para suas receitas fitness!

Pimenta caiena

Também conhecida como pimenta Cayenne, esta pimenta é uma das variedades mais utilizadas na culinária. A sua termogênese natural faz com que o corpo eleve a temperatura, mas o metabolismo trabalha para que o corpo volte aos seus 36ºC.

Neste controle de temperatura é que o corpo acaba queimando mais energia.

Ela também contribui para equilibrar os níveis de gordura no sangue.

Aproveite seus benefícios em uma dieta balanceada.

Cuidados ao inserir pimenta na dieta


Como citamos acima, a pimenta conta com suas vantagens, porém há aqueles que devem cortar completamente o seu uso nas refeições.

Pimenta não é indicado para aqueles que sofrem de hemorroidas, gastrite, úlceras, refluxo, doenças no sistema digestivo e outros.

Mas até mesmo aqueles que não possuem nenhum destes problemas, o consumo deve ser moderado, pois com o passar do tempo, o sistema digestivo pode desenvolver problemas em decorrência da pimenta.

No caso daqueles que sofrem de hipertensão, o ideal é não consumir os molhos de pimenta ricos em sódio. Introduzir as versões naturais, desde que com indicação médica, também pode trazer benefícios à dieta, inclusive ao equilíbrio da pressão.

Não consuma pimenta em exagero e colha seus benefícios.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)