Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Ter intolerância a alimentos ou alergias, são situações sérias e que precisam de atenção especial do seu médico. Mas muitos optam por seguir mitos ou conclusões próprias, o que pode prejudicar o organismo de outras formas, por falta de certos nutrientes.

Segundo uma pesquisa da NHS, aproximadamente 35% das pessoas acabam errando em diagnósticos de intolerância ou alergia alimentar e errando mais ainda ao tentar lidar sem auxílio médico destes problemas.

Mas para esclarecer um pouco mais sobre este assunto, hoje no Receitas Academia estaremos falando um pouco mais sobre os mitos das intolerâncias a seguir.

Erros populares sobre intolerância a alimentos

Entre os principais mitos estão:

Senti mal após comer um determinado alimento, portanto tenho alergia e vou parar de comer

Sim e não. Pode ser sim que você tenha alergia quando ingere algum alimento e ele faz mal. Mas pode ser que a combinação deste alimento com outro, possa ocasionar o problema. Hoje sabe-se que as reações aos alimentos, podem ocorrer por diferentes razões.

Há aquelas que envolvem o sistema imunológico, conhecida por alergia alimentar, mas há também as conhecidas como intolerância alimentar. Porém há uma terceira opção, que não se enquadra em nenhuma das duas, onde a origem pode ser bem variada.

Quando uma reação alérgica tem causa por imunoglobulina (lgE), envolvendo o seu anticorpo, o organismo desenvolve reações leves, como coceiras nos olhos. Ou as mais graves, como a anafilaxia (asfixia), causada por inchaço na língua, garganta e que pode levar até a morte.

Essas são as mais graves, pois ocorrem logo após a ingestão de um alimento e precisam de atenção médica imediata. O médico vai indicar o fim do consumo de tal alimento, mas cada caso precisa de analise individual.

Já alergias não mediadas por lgE, podem gerar sintomas como azia, diarreias ou pele avermelhada e coceira. Neste caso os sintomas aparecem imediatamente ou mais lentamente após a ingestão.

Teste de alergia online

Um dos piores problemas da sociedade atual é buscar diagnóstico através da internet. Antes de ir ao médico, muitos fazem pesquisas online e testar a alergia pela internet pode ser um problema ainda maior.

Normalmente os resultados apresentam uma lista de alimentos que causam os efeitos e muitos optam por cortá-los da alimentação. Este é um erro comum, já que essas listas surgem para que ao menos um dos alimentos se “enquadrem” no que você consome no dia a dia.

Com essas restrições alimentares, o organismo pode sofrer uma deficiência nutricional, causar ansiedade e afetar a qualidade de vida, pois sempre que sair de casa, estará preocupado com as refeições em outros ambientes.

Consulte o seu médico e solicite o teste ideal para identificar alergias ou intolerâncias. Hoje o único teste para alergias é o de reação imediata. Ele é feito através do sangue e inserções cutâneas. Mas mesmo estes, o resultado positivo precisa de avaliação do especialista.

Há também testes com dose oral, como o de intolerância à lactose. Este, desde que com indicação médica, pode identificar a intolerância alimentar e o médico deve achar um substituto nutritivo a altura.

Evite aceitar sugestões da primeira busca na internet.

Não acredito nos avisos dos rótulos de alimentos

Muitos são céticos quando há avisos nos rótulos dos alimentos. Alguns chegam a dizer que esses avisos só estão lá para proteger a indústria de processos.

Mas isso não é certo. Hoje nos rótulos dos alimentos, há uma grande quantidade de informações importantes, principalmente em alimentos com ingredientes comuns para intolerâncias. Embalagens com amendoim, laticínios e outros, contém avisos claros sobre a presença do mesmo.

Quando diagnosticado clinicamente uma alergia por lgE potencialmente grave, o ideal, desde que sob orientação médica, é evitar todos os produtos que tenham o aviso indicado.

É sempre indicado observar os rótulos e acreditar que as informações estão ali para ajudar o cidadão.

Sou intolerante e consigo controlar sozinho

Outro erro comum é achar que consegue lidar sozinho com alergias e intolerâncias desde a descoberta. Mas é fundamental buscar ajuda médica desde o primeiro sintoma. Além de aprender como lidar com a situação, o profissional irá indicar qual a melhor dieta para repor a perca nutricional do alimento restrito.

Após o primeiro acompanhamento, o alérgico ou intolerante até consegue lidar com as situações, mas ainda sim é preciso fazer exames periódicos para avaliar as condições do organismo diante das restrições.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)