Hoje iremos falar um pouco mais sobre os adoçantes! Sejam eles os naturais como os industrializados, mas você sabe quais são os melhores/melhor adoçante para uma dieta? Qual substituto a altura do açúcar, mas que não prejudique a nossa saúde? Confira um pouco mais sobre o assunto a seguir.
Adoçantes naturais
Entre os principais adoçantes naturais que podemos encontrar na natureza estão:
- Frutose
- Sorbitol
- Polióis ou açúcar alcoólico
- Stévia
Frutose: O adoçante natural conhecido como frutose, é sugestivo ao nome. É obtido através de frutas e também está presente no mel. É cerca de 173 vezes mais doce do que o açúcar refinado, chamado de sacarose. Uma grama contém 4 calorias e pessoas diabéticas devem utilizar com muita moderação.
Sorbitol: O sorbitol por sua vez é encontrado em algas marinhas e também em algumas frutas. Ele é um adoçante 50% mais “fraco” que o açúcar refinado e possui os mesmos 4 calorias por grama que a frutose. E não é recomendado em hipótese alguma o seu consumo por diabéticos.Açúcar Alcoólico: Possuem um poder de adoção relativo a 60% do açúcar refinado. Decorrente as suas taxas de absorção serem baixas por nosso organismo, podem ser usados com moderação por diabéticos.Esses açúcares podem ser encontrados em diversos alimentos industrializados e a ingestão de 30g por dia podem causar gases e diarreia, afinal eles não são absorvidos pelo intestino.
Stévia: Também conhecido como esteviosídeo, ele adoça 300 vezes mais do que a sacarose (açúcar refinado). É um adoçante que não possui calorias. Ele é proveniente de uma planta da América do sul chamada Stevia rebaudiana. O gosto não é afetado pelo calor e pode ser usado em diversas bebidas quentes. É considerado o melhor substituto ao açúcar.
Adoçante sintético – O pior é o Aspartame
Entre os adoçantes sintéticos estão:
- Aspartame
- Sacarina
- Sucralose
- Ciclamato
- Acessulfame-k
Aspartame
Entre todos os adoçantes sintéticos citados acima, o que é considerado “pior” por conta de seus efeitos colaterais é o aspartame.
Sua composição leva fenilalanina e ácido aspártico, aminoácidos encontrado em alimentos. Segundo estudos, o aspartame possui 92 efeitos colaterais, que são iniciados gradualmente, ou imediatamente. Ainda é comprovado que ele poderá trazer uma reação aguda sobre alguns tipos de enfermidades. Muitas pessoas são sensíveis ao aspartame, um principal indicativo são as dores de cabeça.
O valor calórico do aspartame é de 4 calorias por grama e seu poder de adoçar é 220 vezes a mais que a sacarose.
Alguns dos principais efeitos colaterais provocados pelo aspartame:
- Ataques de pânico
- Alterações de humor
- Alucinações visuais
- Reações alérgicas alimentares
- Dores de cabeça
- Enxaquecas
- Náuseas
- Influenciar na Diabetes (ou provocar ela)
- Taquicardia
- Irritabilidade
- Ganho de peso ( apesar de ser usado para emagrecer)
- Dores articulares
- Algumas desordens que podem provocar doenças degenerativas como fibromialgia, esclerose, Parkinson, Alzheimer etc.
Por ser tóxico o aspartame é proibido e contraindicado durante o período de gestação.
Qual o melhor adoçante em uma dieta?
Sempre o melhor adoçante será o natural. No caso entre todos os que são obtidos de maneira natural, o melhor adoçantes é o a base de Stévia. Quando for comprar um adoçante para utilizar em sua dieta procure um desse.
Estudos realizados sobre o adoçante de Stévia, constataram que ele diminui o crescimento bacteriano na boca e nos dentes, ajuda a regular a pressão, os níveis de açúcar no sangue e ainda pode ajudar de maneira diurética.
Opte sempre pelos adoçantes de Stévia pura e não os associados a outros elementos.
Confira também:
4 alimentos brancos que fazem mal pra saúde
Whey Protein faz mal para a saúde?