Saiba mais sobre esta receita ou artigo

A gordura na barriga, conhecida também como gordura abdominal ou gordura visceral, é algo que pode afetar diretamente à sua saúde. E ao contrário do que muitos pensam, não são apenas aqueles que estão acima do peso que podem desenvolver problemas nesta região.

Mas mesmo não sendo um problema estético na maioria dos casos, a gordura na barriga pode trazer riscos para à saúde. O grande risco está ligado à gordura visceral. Esta fica localizada entre as vísceras do nosso corpo, envolvendo boa parte dos órgãos localizados nesta região.

Esta gordura é um pouco mais dura do que a que temos logo abaixo da pele, chamada de gordura subcutânea. Ou seja, quando a barriga tem uma quantidade significativa de gordura, mas ela é mole, apesar de ruim, é menos prejudicial do que a versão endurecida.

Gordura visceral é ruim para a saúde

Um pouco de gordura visceral é normal ter na barriga. Mas a partir do momento em que ela se torna “exagerada”, o corpo passa a liberar mais ácidos graxos na corrente sanguínea. A explicação para isso, é que ela se acumula próximo da veia porta, responsável por transportar sangue para o fígado e intestino.

A gordura libera os ácidos graxos, eles penetram na veia porta e seguem ao fígado. Depois fazem o caminho circulando todo o sistema cardiovascular. Assim um sangue comprometido com altas quantidades de ácidos graxos, contribui para o desenvolvimento de problemas como o Alzheimer, AVC, pressão alta e colesterol ruim (LDL).

Mas essa gordura exagerada na barriga também ocasiona problemas autoimunes no organismo, como a diabetes tipo 2, maior resistência à insulina e também síndromes metabólicas.

Maior problema em mulheres

Em mulheres, a gordura visceral acaba tendo relação com problemas na vesícula biliar e maior propensão para o desenvolvimento do câncer de mama. Isso porque o útero ocupa uma área a mais na região e menos gordura já é o suficiente para desenvolver problemas na saúde.

Qual o tamanho ideal de uma barriga para homens e mulheres?

O tamanho mais saudável de uma barriga para homens é de até 102 centímetros de circunferência. Já em mulheres uma circunferência saudável de abdômen é de até 88 centímetros. Mas isso é uma média, pois cada corpo tem o seu padrão saudável.

Caso seus números sejam maiores que esses, o ideal é marcar um check-up com seu médico de confiança para avaliar o colesterol, glicemia, se está tudo ok com o fígado e outros.

Leia também: 20 receitas fitness para sua dieta.

Como fazer para diminuir a gordura na barriga?

Os carboidratos simples são os principais vilões de uma dieta. O ideal é evitá-los para diminuir a gordura na barriga. Além dele, diminua a ingestão de outros carboidratos em sua dieta, desde que esta seja a orientação do seu médico ou nutricionista.

A dieta é o principal responsável por trazer mais saúde ao seu corpo. Insira os macronutrientes no seu dia a dia, consumindo mais frutas, legumes, verduras, gorduras saudáveis (castanhas, nozes, etc) e proteínas mais magras, como peixes e frango sem pele.

Refrigerantes, alimentos processados e doces em geral, tendem a aumentar o ganho de gordura no abdômen. Prefira alimentos mais naturais e evite produtos muito industrializados.

A dieta é a recomendação principal, mas você pode ajudar o corpo a processar melhor os alimentos e a diminuir gordura na região da barriga, com a prática diária de exercícios físicos. Assim uma caminhada contínua de ao menos 30 minutos diariamente, ajuda você perder barriga e manter o organismo em pleno funcionamento.

Mas tem mais alguma recomendação? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)