Conhecida também como esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição que merece uma atenção mais do que especial, principalmente quando são sentidos os seus sintomas, isto porque em casos iniciais da doença dificilmente haverá algum sintoma.
É comum pacientes descobrirem a condição em estágio inicial quando realizam exames para outras finalidades, sendo constatado a esteatose hepática juntamente com alguma outra anormalidade no organismo.
Em muitos casos o acúmulo de gordura no fígado, desde que moderado, não é considerado uma situação grave e pode ser tratado facilmente. Porém quando não há o tratamento devido, as consequências podem envolver a perda de funcionamento das células e gerando a condição de cirrose, o que pode ser preciso realizar um transplante de fígado.
Principais sintomas de gordura no fígado
Entre os principais sintomas estão:
- Dores do lado direito da barriga, na altura do início das costelas
- Perda constante de apetite
- Fezes mais esbranquiçadas
- Barriga com inchaço
- Dores de cabeça constantes
- Enjoos e vômitos com frequência
- Cansaço rotineiro
- Pele e olhos amarelados
Marmitas fitness, uma semana de sugestões mais saudáveis!
Geralmente a gordura no fígado afeta pacientes que sejam obesos ou que tenham diabetes, mas aqueles que possuem uma má alimentação, principalmente sem a ingestão de vegetais, frutas e alimentos ricos em fibras ou que não pratiquem exercícios regularmente, podem desenvolver o problema.
Dieta para o tratamento de gordura no fígado
Antes de mais nada é preciso buscar o seu médico e realizar os exames necessários para verificar a situação. O mesmo deve ser seguido com seu nutricionista. Isso porque cada corpo responde de uma maneira aos tratamentos e as dietas e recomendações devem ser feitas por um médico especialista no assunto e que acompanhe o paciente regularmente.
Nós do Receitas Academia só estaremos explorando um pouco o assunto, criando um alerta sobre esta enfermidade. Mas todos os cuidados deverão ser feitos por seu médico.
Primeiro é preciso ter em mente que a dieta para eliminar a gordura do fígado deve ser seguida a risca, conforme as instruções de seu nutricionista. A dieta é um dos tratamentos mais saudáveis para acabar com os problemas ligados ao excesso de gordura.
- Durante a dieta acabe com o consumo de bebidas alcoólicas, afinal queremos preservar a saúde do fígado, evitando que os problemas se agravem.
- É preciso evitar o consumo de alimentos industrializados, os famosos “Lanches”, como pizza, lasanha, sanduíches e outros que substituem uma refeição tradicional. Evite alimentos ricos em gorduras, queijos amarelos e também a inserção de condimentos industrializados para temperar as suas refeições.
- Tempere as saladas com azeite e pouco sal
- Coma alimentos que são considerados ricos em fibras todos os dias
- Beba ao menos dois litros de água todos os dias
- Prefira consumir frutas, verduras, legumes, peixes, frango e outros alimentos mais saudáveis e com menos teor de gorduras como a carne vermelha.
- Evite consumir chocolates, embutidos, biscoitos amanteigados, derivados de leite em excesso e outros alimentos menos saudáveis.
Os melhores alimentos para a saúde do fígado
Alguns dos melhores alimentos para inserir em sua reeducação alimentar, cujo a principal finalidade e diminuir o percentual de gordura do fígado, são:
- O leite desnatado
- Mel
- Ovos
- Queijo branco, não muito
- Frutas, verduras e legumes
- Arroz integral
- Macarrão integral
- Gelatina
- Carne de peixe e frango
É preciso manter uma dieta com ao menos 5 refeições diárias, sendo duas as principais e as outras três entre elas. Evite ficar muito tempo sem comer, nem que seja um pouco, assim você mantém o metabolismo funcionando constantemente, evitando o acumulo de gorduras.
Saiba quais são os cortes magros de carne vermelha!
Pratique também ao menos 30 minutos diários de caminhadas, corridas ou outra atividade física que mais te agrade. O objetivo é perder principalmente a gordura abdominal, diminuindo também o acúmulo de gordura no fígado.
Sugestão de cardápio para uma dieta com a finalidade de reduzir a gordura no fígado
Primeiro é preciso entender que esta é uma sugestão para uma dieta mais saudável. A dieta exata para cada paciente deve ser recomendada por um nutricionista e/ou por seu médico. As dietas não devem ser seguidas por longos períodos, a não ser que se trate de uma reeducação alimentar.
Faça a ingestão de ao menos dois litros de água durante o dia.
- Opção para o café da manhã:
Duas torradas integrais, com uma fatia de queijo branco. Suco de abacaxi natural (fruta)
- Opção para o almoço:
Uma porção de cenoura cozida a vapor, repolho roxo picado e brócolis temperado com uma colher (chá) de azeite de oliva, algumas gotas de limão e uma pitada de sal. Uma porção de arroz integral e um filé de peixe (merluza ou tilápia) grelhado e uma fruta de sobremesa.
- Opção para o café da tarde/lanche:
Uma porção de gelatina com maçã picadinha.
- Opção para o jantar:
Batata doce cozida, couve flor cozida no vapor e tomate cereja, tudo temperado com limão e sal. Um filé de frango sem pele e grelhado. Para a sobremesa uma pera.
- Opção para a ceia:
Um potinho de iogurte natural, uma hora e meia antes de ir dormir.
Essa variação de cardápio não pode ultrapassar 7 dias ou conforme indicação médica.
Você pode tomar também chá sem açúcar entre as refeições. Há uma opção conhecida como Silimarina (cardo mariano) que é muito indicado para quem está precisando perder gorduras no fígado.