Gordura no fígado: Dieta, melhores alimentos e dicas
05/10/2018 Comentarios 0 443 Visualizacoes

Gordura no fígado: Dieta, melhores alimentos e dicas

Conhecida também como esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição que merece uma atenção mais do que especial, principalmente quando são sentidos os seus sintomas, isto porque em casos iniciais da doença dificilmente haverá algum sintoma.

É comum pacientes descobrirem a condição em estágio inicial quando realizam exames para outras finalidades, sendo constatado a esteatose hepática juntamente com alguma outra anormalidade no organismo.

Em muitos casos o acúmulo de gordura no fígado, desde que moderado, não é considerado uma situação grave e pode ser tratado facilmente. Porém quando não há o tratamento devido, as consequências podem envolver a perda de funcionamento das células e gerando a condição de cirrose, o que pode ser preciso realizar um transplante de fígado.

Principais sintomas de gordura no fígado

Entre os principais sintomas estão:

  • Dores do lado direito da barriga, na altura do início das costelas
  • Perda constante de apetite
  • Fezes mais esbranquiçadas
  • Barriga com inchaço
  • Dores de cabeça constantes
  • Enjoos e vômitos com frequência
  • Cansaço rotineiro
  • Pele e olhos amarelados

Marmitas fitness, uma semana de sugestões mais saudáveis!

Geralmente a gordura no fígado afeta pacientes que sejam obesos ou que tenham diabetes, mas aqueles que possuem uma má alimentação, principalmente sem a ingestão de vegetais, frutas e alimentos ricos em fibras ou que não pratiquem exercícios regularmente, podem desenvolver o problema.

figado saudavel e figado com gordura

Dieta para o tratamento de gordura no fígado

Antes de mais nada é preciso buscar o seu médico e realizar os exames necessários para verificar a situação. O mesmo deve ser seguido com seu nutricionista. Isso porque cada corpo responde de uma maneira aos tratamentos e as dietas e recomendações devem ser feitas por um médico especialista no assunto e que acompanhe o paciente regularmente.

Nós do Receitas Academia só estaremos explorando um pouco o assunto, criando um alerta sobre esta enfermidade. Mas todos os cuidados deverão ser feitos por seu médico.

Receita de Ceviche FIT

Primeiro é preciso ter em mente que a dieta para eliminar a gordura do fígado deve ser seguida a risca, conforme as instruções de seu nutricionista. A dieta é um dos tratamentos mais saudáveis para acabar com os problemas ligados ao excesso de gordura.

  • Durante a dieta acabe com o consumo de bebidas alcoólicas, afinal queremos preservar a saúde do fígado, evitando que os problemas se agravem.
  • É preciso evitar o consumo de alimentos industrializados, os famosos “Lanches”, como pizza, lasanha, sanduíches e outros que substituem uma refeição tradicional. Evite alimentos ricos em gorduras, queijos amarelos e também a inserção de condimentos industrializados para temperar as suas refeições.
  • Tempere as saladas com azeite e pouco sal
  • Coma alimentos que são considerados ricos em fibras todos os dias
  • Beba ao menos dois litros de água todos os dias
  • Prefira consumir frutas, verduras, legumes, peixes, frango e outros alimentos mais saudáveis e com menos teor de gorduras como a carne vermelha.
  • Evite consumir chocolates, embutidos, biscoitos amanteigados, derivados de leite em excesso e outros alimentos menos saudáveis.

gordura no figado

Os melhores alimentos para a saúde do fígado

Alguns dos melhores alimentos para inserir em sua reeducação alimentar, cujo a principal finalidade e diminuir o percentual de gordura do fígado, são:

  • O leite desnatado
  • Mel
  • Ovos
  • Queijo branco, não muito
  • Frutas, verduras e legumes
  • Arroz integral
  • Macarrão integral
  • Gelatina
  • Carne de peixe e frango

É preciso manter uma dieta com ao menos 5 refeições diárias, sendo duas as principais e as outras três entre elas. Evite ficar muito tempo sem comer, nem que seja um pouco, assim você mantém o metabolismo funcionando constantemente, evitando o acumulo de gorduras.

Saiba quais são os cortes magros de carne vermelha!

Pratique também ao menos 30 minutos diários de caminhadas, corridas ou outra atividade física que mais te agrade. O objetivo é perder principalmente a gordura abdominal, diminuindo também o acúmulo de gordura no fígado.

Sugestão de cardápio para uma dieta com a finalidade de reduzir a gordura no fígado

Primeiro é preciso entender que esta é uma sugestão para uma dieta mais saudável. A dieta exata para cada paciente deve ser recomendada por um nutricionista e/ou por seu médico. As dietas não devem ser seguidas por longos períodos, a não ser que se trate de uma reeducação alimentar.

Faça a ingestão de ao menos dois litros de água durante o dia.

  • Opção para o café da manhã:

Duas torradas integrais, com uma fatia de queijo branco. Suco de abacaxi natural (fruta)

  • Opção para o almoço:

Uma porção de cenoura cozida a vapor, repolho roxo picado e brócolis temperado com uma colher (chá) de azeite de oliva, algumas gotas de limão e uma pitada de sal. Uma porção de arroz integral e um filé de peixe (merluza ou tilápia) grelhado e uma fruta de sobremesa.

  • Opção para o café da tarde/lanche:

Uma porção de gelatina com maçã picadinha.

  • Opção para o jantar:

Batata doce cozida, couve flor cozida no vapor e tomate cereja, tudo temperado com limão e sal. Um filé de frango sem pele e grelhado. Para a sobremesa uma pera.

  • Opção para a ceia:

Um potinho de iogurte natural, uma hora e meia antes de ir dormir.

Essa variação de cardápio não pode ultrapassar 7 dias ou conforme indicação médica.

Você pode tomar também chá sem açúcar entre as refeições. Há uma opção conhecida como Silimarina (cardo mariano) que é muito indicado para quem está precisando perder gorduras no fígado.

Anterior Bolo doce FIT integral de Nozes, mais saudável
Proximo Bolo doce FIT integral de Café e açúcar demerara

Sobre o autor

Wes
Wes 622 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Conheça o Trigo Sarraceno e seus benefícios

Você já ouviu falar em trigo sarraceno ou mourisco? Hoje estaremos dedicando este texto para falar deste importante alimento, que ao contrário do que possa estar pensando, é bem diferente… Leia mais

O que é Creatina e quais suas principais funções?

Hoje iremos falar aqui no Receitas Academia sobre este suplemento muito conhecido pelos praticantes de musculação, sim estamos falando da Creatina. Este que é responsável por causar um melhor desempenho… Leia mais

O que é o 100% Whey Gold Standard?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento 100% Whey Gold Standard da fabricante Optimum Nutrition, empresa que é subsidiária da Gamblia, uma líder mundial em ingredientes nutricionais, que… Leia mais

Dicas para preparar uma gelatina turbinada para a saúde

A gelatina é uma das sobremesas que não pode faltar em sua mesa, principalmente nas versões Diet, onde continuam ricas em colágeno, mas contam com bem menos calorias do que… Leia mais

O que é Iso 100 Whey Protein Isolado?

Hoje estaremos falando um pouco sobre o Iso 100 Whey Protein Isolado da Dymatize Nutrition, que é um dos mais poderosos suplementos usados na recuperação muscular dos últimos tempos. O… Leia mais

Marmitas Fitness: Uma semana de sugestões para o seu cardápio

A correria do dia a dia trás inúmeros prejuízos para a nossa saúde, principalmente pela questão da alimentação. Como quase não temos tempo de preparar o nosso almoço, jantar e… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.