A alfarrobeira é uma árvore nativa do Mediterrâneo, que produz a alfarroba, que no Brasil é conhecida também como Pão de São João ou Figueira do Egito. Seu formato é semelhante a uma vagem de feijão, mas o seu sabor é adocicado e muito usado na culinária Oriental e na América do Norte. No Brasil a alfarroba é pouco explorada na culinária, mas nos últimos meses vem sendo cada vez mais conhecida e comercializada.
Principais benefícios da Alfarroba
A alfarroba é de grande valor nutritivo, não conta com glúten, cafeína e nem lactose, por isso poderá ser incluída facilmente em sua dieta caso tenha intolerância a alguns destes nutrientes. E além disto conta também com:
- Vitamina A, ótima para a saúde da visão, dentes e ossos.
- Vitamina B1, ótima para o auxílio do funcionamento de sistema vitais como o nervoso, assim como na conservação de músculos, melhora de raciocínio e também problemas cardíacos.
- Niacina, essencial para manter a pele com saúde.
- Vitamina B2, principal responsável por obter energia de carboidratos, proteínas e gorduras.
- E também, ferro, magnésio, cálcio, sódio e potássio.
A alfarroba é um substituto a altura do cacau, mas sem cafeína e com mais propriedades benéficas para a nossa saúde. É um fruto de baixo teor calórico, rico em fibras e com ótimos antioxidantes.
Alfarroba e seus benefícios para emagrecer
Pessoas que consomem alfarroba em quantidades toleradas por dia, tendem a emagrecer pois ela é capaz de controlar e diminuir o apetite durante o dia. Sem contar que por ser um bom substituto ao chocolate, a alfarroba conta com taxas muito menores de triglicérides.
É também um alimento muito nutritivo e com um sabor ótimo.
O substituto a altura do chocolate
Como já citamos, a alfarroba é naturalmente doce, e não precisa da adição de açúcar em suas receitas, tornando assim a melhor alternativa ao chocolate, que precisa da adição de açúcar por conta do seu gosto amargo, e também possui cafeína e teobromina, estimulantes que podem não fazer muito bem a você.
Curiosidades
Em média uma alfarrobeira leva mais de 50 anos para começar a produzir seus frutos.
Onde encontrar?
Você poderá encontrar a alfarroba em casas de produtos naturais, em sites como www.natue.com.br e provavelmente no mercado municipal de sua cidade.
Confira também:
O que é Shirataki
Saiba mais sobre PIS proteína isolada de soja