Toda dieta que possui uma ingestão de calorias abaixo do recomendado diariamente é considerada uma dieta hipocalórica (hipo = pouco/a). Mas ela conta com algumas restrições e é muito importante conhecer alguns de seus detalhes, antes de tomar qualquer atitude. Recomendamos que primeiramente você consulte seu médico e nutricionista e só então pergunte sobre a indicação da Dieta Hipocalórica em relação ao seu caso.
Hoje estaremos explicando um pouco mais sobre ela, apresentando algumas sugestões de cardápios, dando dicas e principais informações sobre o assunto. Confira este artigo e aprenda mais sobre esta opção de dieta muito sugerida por profissionais.
O que é Dieta Hipocalórica?
A Dieta Hipocalórica, é uma dieta onde a ingestão de calorias é menor do que a indicada diariamente para uma pessoa, não sendo recomendada pra todos, apenas aqueles que sofrem de obesidade e estão sendo acompanhadas por um médico e um nutricionista. A dieta também abrange aqueles que gastam mais calorias do que as consomem, por conta de atividades físicas regulares, também indicadas por seus médicos.
Podemos dizer que uma dieta hipocalórica é toda aquela que é feita para emagrecer com saúde. Onde é praticamente um padrão ter que consumir menos calorias, do que o que se tornou rotina em sua vida. A dieta em si é recomendada por médicos a pacientes obesos com Índice de Massa Corporal maior ou igual a 30. Ela é bem restritiva, normalmente possuindo apenas 800 calorias diárias, bem abaixo dos 1200kcal recomendados diariamente, por isso é muito importante o acompanhamento médico neste caso.
O equilíbrio do consumo dos alimentos nesta dieta é uma das razões por ela ser tão buscada. Shakes e cereais são combinados e fazem parte das principais refeições do dia, trazendo uma mudança bem drástica para a rotina do paciente, que após os 3 primeiros dias, passa a tratar com mais normalidade as restrições.
Em caso de pacientes com doenças graves, principalmente envolvendo o coração e sistema circulatório, a recomendação é que seja feito outro tipo de dieta, com um acompanhamento diário pelo nutricionista.
Dicas para uma Dieta Hipocalórica
Sempre ao realizar uma dieta, não importa qual, seja para emagrecer, como para engordar, a principal preocupação é com a saúde. E algumas dicas são iguais ou parecidas para todas elas, das quais estaremos falando sobre as principais a seguir. Entre elas também terão algumas dicas para quem está realizando a Dieta Hipocalórica em específico.
- Faça 5 refeições todos os dias. Para ter uma dieta saudável, o ideal é que você coma sem exageros, mas ao menos 5 refeições por dia. É recomendado que você tome café da manhã, realize um lanche uma hora antes do almoço, o almoço, o café da tarde e o jantar. Algumas dietas indicam que você deve fazer 6 refeições, onde uma delas é após o jantar, chamada de ceia. Indicações citam que as refeições devem ser feitas de 3 em 3 horas.
- Alimentos sempre frescos. Evite ficar esquentando comida, consumindo vegetais e frutas “passados”. Faça suas compras diariamente em feiras e evite ao máximo os alimentos industrializados e congelados. Quanto mais processamento um alimento passa, maior a adição de aditivos químicos, o que acabam com os nutrientes.
- Opte por laticínios desnatados. Troque as versões integrais por desnatadas, light e de baixa gordura. Esta dica é indicada principalmente para dietas hipocalóricas.
- Reduza a quantidade de refeição. Faça pratos com menos comida, mas com mais qualidade. Em seu prato deve haver ao menos 3 cores diferentes de alimentos. Coma somente para ficar satisfeito e não para se empanturrar.
- Evite certos tipos de alimentos. As versões fritas, doces, refrigerantes, ricos em gorduras, bebidas alcoólicas, ricos em carboidratos, entre outros que podem ser prejudiciais para a saúde ao longo dos anos devem ser evitados.
- Água e mais água. Água é vida certo? Então faça o seu consumo durante todo o dia. Opte também por frutas ricas em líquidos, faça sucos, chás e tudo que possa te deixar bem hidratado.
- Faça a soma de calorias. Praticamente todos os alimentos contam com uma tabela nutricional. Caso não saiba a quantidade, pesquise no Google a quantidade de calorias de cada alimento. Faça com que a soma da ingestão durante o dia, não passe das 800 calorias.
- Troque farinha de trigo, por integral. Opte por alimentos feitos com farinha integral, além de ser mais light, ele também ajuda no trânsito intestinal.
- Substitua o açúcar. Utilize adoçantes, principalmente a base de stévia, para eliminar o consumo de açúcar em sua dieta.
- Nunca ultrapasse as indicações médicas. Sempre obedeça seu médico e nutricionista, eles sabem o que estão fazendo, se você criar seu próprio cardápio e fazer sua própria rotina, pode estar colocando a sua vida em risco.
Como fazer uma dieta de baixa calorias?
É necessário seguir algumas recomendações antes de realizar uma dieta de baixa calorias. Você precisa manter o cardápio equilibrado, onde a ingestão de proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos, muita água e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, deve ser mantido. Mude hábitos para se adaptar a dieta hipocalórica, mas não faça-os de forma inconsciente e prejudicial para a saúde. Esta dieta é uma dieta que exige muita força de vontade e paciência. Faça tudo com sensatez e com certeza irá emagrecer de forma saudável.
Como já citamos por mais que uma dieta seja de baixa caloria, ela não deve ser menor do que 800kcal, afinal seus órgãos precisam de energia para trabalhar durante o dia, e mesmo que você ache que menor a quantidade, irá emagrecer mais rápido, está enganado, pois é muito perigoso.
Dietas de baixa calorias x exercícios físicos
É importante estar atento a realização de exercícios físicos. Indicamos que o acompanhamento seja feito por seu médico, pois a ingestão de baixas calorias, faz com que você armazene pouca energia em seu corpo, o que torna a prática de certos exercícios físicos inválidos, principalmente os de longa duração e intensidade. O recomendado para esses tipos de dietas é que sejam realizadas pequenas caminhadas e alongamentos a cada dois dias. Atividades como musculação, pelo menos no período em que a dieta está sendo realizada, não é indicado, pois o gasto de energia é muito maior.
O que é possível é que seu nutricionista crie um cardápio com maior ingestão de calorias (maior que 800 diárias), onde está incluso a quantidade média em que você perde na prática de seus exercícios físicos regulares.
Sugestões de cardápios para uma Dieta Hipocalórica
Vamos dar 3 sugestões para cada refeição, onde será possível alterar itens de um dos grupos, por outros. Lembrando que esta é apenas uma sugestão, cada corpo funciona de uma maneira, necessita de algo diferente, portanto o cardápio deverá ser indicado por seu nutricionista. Não faça nada por conta própria.
Café da manhã
Primeira opção de café da manhã
- Uma xícara (chá) de café puro ou chá, ambos sem açúcar
- Uma xícara (chá) de café com leite (sem açúcar)
- Um copo (200ml) de iogurte natural
Segunda opção de café da manhã
- Uma fruta (verificar a quantidade de calorias)
- Uma fatia de queijo magro
Terceira opção de café da manhã
- Duas fatias de torradas ou pão de glúten
- Meia unidade de pão francês ou uma unidade de pão integral
Almoço ou jantar
Neste caso você deverá consumir um item de cada grupo, inclusive prepara algumas receitas com eles. Não se esqueça de verificar a quantidade de calorias que está sendo ingerido.
Primeira grupo de almoço/jantar
- Um prato de agrião (cheio)
- Dois tomates
- Dois nabos
- Um prato de alface (cheio)
- Um pepino
- Um prato (sobremesa) de espinafre
- Um prato (sobremesa) de repolho
- Um prato (sobremesa) de escarola
- Um prato (sobremesa) de couve
- Um prato (sobremesa) de brócolis
- Cinco unidades de rabanete
Segundo grupo de almoço/jantar
- Dois ovos
- Uma fatia de queijo mussarela
- Uma fatia (grande) de ricota
- Um bife bovino (150g)
- Uma porção (média) de peixe ou ave (cozido ou grelhado)
- Um bife de fígado
- Duas salsichas médias
Terceiro grupo de almoço/jantar
- Duas colheres (sopa) de arroz
- Duas colheres (sopa) de feijão
- Duas colheres (sopa) de macarrão
- Três colheres (sopa) de ervilhas
- Três colheres (sopa) de lentilhas
- Uma colher (sopa) de mandioquinha (batata salsa)
- Três colheres (sopa) de grão de bico
Quarto grupo de almoço/jantar
- Uma xícara (chá) de palmito
- Uma berinjela
- Uma xícara (chá) de vagem
- Meio chuchu
- Uma beterraba
- Uma xícara (chá) de abobrinha
- Uma xícara (chá) de quiabo
- Uma cenoura
- Um pimentão
Quinto grupo de almoço/jantar
- Uma fatia de abacaxi
- Uma banana
- Uma laranja
- Um cacho de uva
- Uma pera
- Uma fatia de mamão
- Dois pêssegos
- Uma xícara (chá) de morangos
- Uma goiaba
- Uma fatia de melão
- Dois Cajús
- Uma fatia de melancia
- Um figo
- Uma tangerina
- Meio abacate
- Dois kiwis
Café da tarde
Primeira opção de café da tarde
- Duas unidades de iogurte natural
- Um pão francês com manteiga light
Segunda opção de café da tarde
- Chá com adoçante (a vontade)
- Uma fatia de ricota ou queijo fresco
- Duas unidades de torradas de glúten
Terceira opção de café da tarde
- Um copo (200ml) de suco de fruta a seu gosto
- Duas unidades de torradas com uma fatia de queijo
Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.
lucasbmatias
Obrigado pelas dicas, de todos os sites q procurei esse foi o unico q deu a possibilidade de uma dieta de baixo custo e passivel de montagem do jeito que quiser, sem enjoar a dieta. Obrigado, vou fazer e começar a minha!
Wes
De nada Lucas! Espero que ajude 🙂 Volte sempre, tem receita e outros artigos toda semana.
Valentina
é muito importante manter uma dieta que você sustente. talvez uma proteína no café da manhã, valha mais do que o yogurt, uma vez que a proteína dá mais saciedade. Dois ovos com presunto é uma boa opção.