A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece
20/07/2016 Comentarios 2 66 Visualizacoes

A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece

Hoje encontrei um artigo na internet, onde o seu título me chamou bastante a atenção, ele dizia “Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito”, a matéria foi publicada no site Extra, da Globo (link), e me chamou a atenção justamente por ir contra tudo que já havia aprendido sobre alimentação e aceleração do metabolismo, o principal fator na hora de queimar calorias.

Lendo a matéria, vi que comer de 3 em 3 horas, pode ser sim uma mentira para quem está querendo emagrecer, mas não totalmente, algumas das regras que envolvem esse assunto ainda devem ser seguidas e por isso hoje estaremos falando um pouco mais sobre ele.

Comer de 3 em 3 horas emagrece? Verdade ou Mentira?

Segundo alguns nutricionistas ou nutrólogos, a frequência em que comemos durante o dia, pode não fazer muita diferença na perca de peso, mas sim no que comemos. – Até aí tudo bem, também concordamos, afinal comer de 3 em 3 horas batata frita com bacon realmente não irá ajudar a emagrecer ninguém, pois nenhum metabolismo é rápido o suficiente para eliminar carboidratos e gorduras em tão pouco tempo.

Segundo especialistas, a regra de comer em intervalos curtos, vale somente para pessoas que possuem a necessidade, que sentem que o organismo está pedindo comida e o tempo entre estas refeições pode variar de pessoa para pessoa, de metabolismo para metabolismo. A regra mais importante é focar em alimentos ricos em fibras e proteínas, e também estar sempre hidratando o seu corpo, para que a sensação de saciedade esteja sempre presente no dia a dia.

O importante é respeitar cada organismo, se o seu se da por satisfeito com 4 refeições diárias, então faça estas 4 refeições diárias. O que acontece muito é que nós forçamos o nosso organismo ao máximo, as vezes por conta do trabalho e de outras atividades, acabamos comendo na hora do almoço e só realizando outra refeição tarde da noite, com isso o nosso cérebro entende que deverá armazenar mais carboidratos para a queima durante o dia, o que faz com que dificilmente percamos peso, é uma questão de reeducação cerebral praticamente. Quando realizamos refeições em intervalos menores, com alimentos saudáveis, nosso cérebro entende com o passar dos dias, que o metabolismo pode funcionar a todo o vapor, que sempre terá mais “lenha para queimar”, e isso ajuda a emagrecer.

comer de 3 em 3 horas e mentira

Um estudo realizado na Holanda em 2012, feito pela Universidade de Maastricht, cita que quem come diversas vezes ao dia, pode aumentar os picos de glicose no sangue, isso em relação a outras pessoas que realizam poucas refeições. Comendo mais em muitos casos, o ganho de peso é maior do que a perca.

A regra de comer de 3 em 3 horas só funciona em casos de pessoas ansiosas, ou de pessoas bem regradas neste sentido, onde a dieta balanceada, saudável e focada, pode sim fazer uma diferença para o metabolismo.

Segundo alguns nutricionistas, quatro refeições diárias podem ser suficientes para pessoas que se controlam na hora de comer, onde o destaque está em um lanche algumas horas após o almoço, para que você não fique até tarde da noite sem comer nada. O ideal é dividir a sua carga horária ativa em quatro ciclos, para que haja um equilíbrio entre as refeições. Realizando um café da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar é o suficiente, desde que com alimentação saudável. Em dietas de 3 em 3 horas, é recomendado ainda que seja feito um lanche antes do almoço e uma ceia depois do jantar.

Então resumindo a matéria, comer de 3 em 3 horas tem partes de verdades e partes de mentiras, o ideal é seguir o que o seu nutricionista ou nutrólogo indicar. As vezes, se tratando de ansiedade, é possível até realizar uma consulta com um psicólogo para saber quais os principais tratamentos e causas desta ansiedade.

Quais as melhores regras para emagrecer saudavelmente?

São basicamente 4 regras para emagrecer com saúde e a de comer de 3 em 3 horas não está entre elas.

A primeira grande regra é fazer o consumo de proteínas, pode ser de origem animal ou vegetal, pois elas são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade, o que te leva a comer menos. A ingestão de carboidratos, principalmente os derivados de produtos como a farinha branca e os ricos em açúcares, fazem o caminho contrário, te levando a comer mais e estimulando os picos de insulina, onde a glicose é gasta rapidamente, armazenando todo o tipo de coisas ruins em seu organismo. Mas lembramos porém que o carboidrato também é necessário em nosso corpo, mas a sua ingestão deve ser moderada e proveniente principalmente de alimentos ricos em fibras, não industrializados, onde temos por bom exemplo a batata doce. Por isso atletas fazem o consumo constante de frango e batata doce, unindo uma das melhores formas de obtenção de proteínas com uma das melhores formas de obtenção de carboidratos.

Outra regra é não abrir mão das gorduras. “-Como assim?” Sim nós não devemos abrir mão totalmente de gorduras, pois o nosso corpo também necessita delas. Acontece que existem gorduras ruins, principalmente as de origem bovina, suína e de aves ( a pele de frango por exemplo) e também existem as gorduras boas como o azeite de oliva, as gorduras de peixes, o famoso ômega 3 e outras de castanhas, nozes e sementes ricas em óleos.

A terceira grande regra para emagrecer é aprender a tomar muita água (tá não precisa ser muita, mas pelo menos 2 litros por dia). Ela é benéfica em todos os sentidos para o nosso corpo funcionar bem, e na hora de emagrecer não é diferente, pois ela ajuda a sentir menos fome e ajuda a todos os órgãos a funcionar perfeitamente, principalmente nosso estômago e intestino. Sabe a frase que diz que “água é vida”? Sim, nosso corpo é composto por uma alta porcentagem de água (70%), então para que nosso corpo funcione bem e para que emagrecemos, nada melhor do que água. Refrigerante não conta, nem suco de caixinha, ÁGUA.

E a quarta grande regra para emagrecer são os EXERCÍCIOS. Principalmente os aeróbicos como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outros do gênero, ajudam na queima constante de energia (carboidratos) e assim você poderá ficar mais magro. “-Mas eu preciso passar o dia todo na academia?”… A resposta é não! Desde que com uma alimentação saudável e balanceada, 30 minutos de caminhada diariamente já é o suficiente para começar o seu projeto de verão. 🙂

Lembramos que a melhor maneira de emagrecer é com saúde, sem pressa, porque emagrecimentos milagrosos até podem existir, mas da mesma maneira que se perde, pode ser que ganhe o dobro de peso com a mesma velocidade. Consulte seu médico, seu nutricionista e tenha uma vida mais saudável. Emagrecer não é somente questão estética, até porque devemos nos aceitar como somos e nenhum “padrão” de sociedade irá nos fazer mais ou menos felizes, mas é principalmente questão de saúde. Peso elevado pode trazer problemas cardíacos, diabetes, problemas nas articulações, músculos e diversas outras enfermidades. Se você está acima do peso e tem uma vida saudável, sem doenças então procure manter a sua rotina, agora se está com alguns problemas que tem te prejudicado, comece hoje mesmo a ter uma vida mais saudável.

Tem alguma dica? Gostou do texto? Compartilhe. Erramos em alguma parte? Nos corrija.

Anterior Mousse falso de limão dukan
Proximo Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Sobre o autor

Wes
Wes 484 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

LIPO 6 – O que é? Como funciona e quais os efeitos negativos

O LIPO 6 é simplesmente o termogênico mais consumido e conhecido de todo o mundo. Ele possui diversas variações e marcas, mas a sua função é a mesma, queimar calorias,… Leia mais

Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal

Veganos e vegetarianos sempre são indagados sobre o consumo de proteínas, ouvindo frases como: “Você precisa comer carne, tem proteínas…”, “Como você faz para consumir proteínas?”, “Vai ficar anêmico, não… Leia mais

Suplemento Hica Max

Hica Max é um poderoso suplemento fabricado pela empresa Labrada, que tem por principal função estimular o crescimento muscular. E hoje estaremos falando um pouco mais sobre esta opção para… Leia mais

Tapioca: Mitos e verdades

A tapioca vem fazendo um grande sucesso no mundo das dietas e da academia, mas não são todos que conhecem os seus principais benefícios tanto para emagrecer, como para ganhar… Leia mais

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é… Leia mais

2 Comentario

  1. Pamela Sensato
    julho 20, 20:32 Responda

    Gostei muito das explicações.
    Eu sou adepta a comer de 3 em 3 horas até porque quando iniciei a minha dieta a nutricionista ‘RECOMENDOU’ , então segui os conselhos e hoje sou acostumada, ,MAS confesso que tem dias que estou satisfeita na horas do lanches, como exemplo eu tomo um bom café da manhã as 7h e quando é 10h eu ainda estou satisfeita então não preciso empurrar comidas/furtas pra seguir a regrinhas de 3 em 3 horas kkk isso é relativo mesmo.

    Muito bom a explicação!

    • Wes
      julho 21, 18:57 Responda

      E nós ficamos ainda mais felizes com o seu comentário Pamela! É isso mesmo, quando necessário a regra é até válida, mas a regra principal é estar satisfeito desde que com alimentação saudável.

      Obrigado e volte sempre!

Escreva uma resposta