Com a chegada da adolescência, todos os jovens acabam passando por um momento decisivo em questões de saúde. É nesta época que o desenvolvimento do corpo ocorre muito rápido e em um curto espaço de tempo. Existem adolescentes que perdem muito peso, já outros que engordam demais, seja por alimentação errada, ou pela própria genética.
Esta é uma das fases mais importantes da vida, afinal grande parte das mudanças que ocorrem na adolescência, permanecem durante a nossa fase adulta.
Adolescência e saúde
É nesta fase que ocorre o estirão do crescimento, sendo essencial o consumo de cálcio e proteínas para definir os órgãos, ossos e tudo que estará em constante crescimento até próximo dos 20 anos. Mas por ser uma fase onde o metabolismo está funcionando a “mil”, o consumo de carboidratos, para suprir a necessidade do estirão é fundamental. Eles servem de energia para o corpo, e principalmente para auxiliar o corpo em todas as funções do desenvolvimento da fase.
Segundo nutricionistas, os carboidratos complexos, que são alimentos ricos em fibras e de lenta absorção, são os que mais fornecem energia e ricos em nutrientes do que os carboidratos simples, como a farinha branca industrializada e seus derivados.
Quais os melhores alimentos para consumir durante a adolescência?
Os alimentos que mais merecem a atenção durante a adolescência, são os ricos em fontes de cálcio, sendo que nesta fase da vida, o organismo absorve o mineral com grande eficiência, criando até um depósito para a terceira idade. Na fase adulta a absorção de cálcio é muito menor, por isso da importância nesta fase.
Além do cálcio, o zinco é outro mineral que deverá estar presente na alimentação dos adolescências, pois é essencial no desenvolvimento sexual da puberdade e regulação da produção de hormônios durante esse período, que se estenderá por toda a vida.
Os melhores alimentos para esta fase são:
- Carnes magras
- Laticínios
- Castanhas
- Ovos
- Cereais integrais
- E todos os derivados desses alimentos citados acima.
Adolescência x Academia
A tendência de jovens nas academias está cada vez maior, pois a busca do corpo definido e perfeito, vem fazendo a cabeça tanto de homens como mulheres. Mas você que é jovem deve estar atento, pois esta é a fase mais importante de sua vida para o desenvolvimento do corpo.
O ideal é que jovens só comecem a praticar MUSCULAÇÃO a partir dos 18 anos, pois o corpo já estará se estabilizando na fase do estirão. Praticar musculação durante o período do crescimento, pode retardar ele, atrapalhando até mesmo o crescimento, afinal o corpo irá “deixar” de lado a importância do desenvolvimento dos ossos, pele e tudo que precisa ser “esticado” durante esse período, para focar energias nos músculos que são exigidos constantemente.
Se você não quer ficar “baixinho” o conselho é esperar essa fase passar para então praticar musculação. Agora se você já é um adolescente alto, e está contente com a sua altura, poderá praticar os exercícios normalmente, desde com uma liberação médica.
A musculação pode atrapalhar o desenvolvimento principalmente de mulheres, pois tendem a se desenvolver antes dos homens, e a parar próximo dos 19 anos.
Quanto a exercícios aeróbicos, como esteira, caminhadas, corridas, andar de bike, estão todos liberados, desde que não tenha algum tipo de problema, comprovado medicamente.
Confira também:
10 benefícios da Blueberry para a saúde
O que é Lipo 6?
Alimentos que são termogênicos