Adolescência e saúde – Os melhores alimentos
19/01/2015 Comentarios 0 1354 Visualizacoes

Adolescência e saúde – Os melhores alimentos

Com a chegada da adolescência, todos os jovens acabam passando por um momento decisivo em questões de saúde. É nesta época que o desenvolvimento do corpo ocorre muito rápido e em um curto espaço de tempo. Existem adolescentes que perdem muito peso, já outros que engordam demais, seja por alimentação errada, ou pela própria genética.

Esta é uma das fases mais importantes da vida, afinal grande parte das mudanças que ocorrem na adolescência, permanecem durante a nossa fase adulta.

Adolescência e saúde

É nesta fase que ocorre o estirão do crescimento, sendo essencial o consumo de cálcio e proteínas para definir os órgãos, ossos e tudo que estará em constante crescimento até próximo dos 20 anos. Mas por ser uma fase onde o metabolismo está funcionando a “mil”, o consumo de carboidratos, para suprir a necessidade do estirão é fundamental. Eles servem de energia para o corpo, e principalmente para auxiliar o corpo em todas as funções do desenvolvimento da fase.

adolescencia academia

Segundo nutricionistas, os carboidratos complexos, que são alimentos ricos em fibras e de lenta absorção, são os que mais fornecem energia e ricos em nutrientes do que os carboidratos simples, como a farinha branca industrializada e seus derivados.

Quais os melhores alimentos para consumir durante a adolescência?

Os alimentos que mais merecem a atenção durante a adolescência, são os ricos em fontes de cálcio, sendo que nesta fase da vida, o organismo absorve o mineral com grande eficiência, criando até um depósito para a terceira idade. Na fase adulta a absorção de cálcio é muito menor, por isso da importância nesta fase.

Além do cálcio, o zinco é outro mineral que deverá estar presente na alimentação dos adolescências, pois é essencial no desenvolvimento sexual da puberdade e regulação da produção de hormônios durante esse período, que se estenderá por toda a vida.

Os melhores alimentos para esta fase são:

  • Carnes magras
  • Laticínios
  • Castanhas
  • Ovos
  • Cereais integrais
  • E todos os derivados desses alimentos citados acima.

Adolescência x Academia

A tendência de jovens nas academias está cada vez maior, pois a busca do corpo definido e perfeito, vem fazendo a cabeça tanto de homens como mulheres. Mas você que é jovem deve estar atento, pois esta é a fase mais importante de sua vida para o desenvolvimento do corpo.

O ideal é que jovens só comecem a praticar MUSCULAÇÃO a partir dos 18 anos, pois o corpo já estará se estabilizando na fase do estirão. Praticar musculação durante o período do crescimento, pode retardar ele, atrapalhando até mesmo o crescimento, afinal o corpo irá “deixar” de lado a importância do desenvolvimento dos ossos, pele e tudo que precisa ser “esticado” durante esse período, para focar energias nos músculos que são exigidos constantemente.

Se você não quer ficar “baixinho” o conselho é esperar essa fase passar para então praticar musculação. Agora se você já é um adolescente alto, e está contente com a sua altura, poderá praticar os exercícios normalmente, desde com uma liberação médica.

A musculação pode atrapalhar o desenvolvimento principalmente de mulheres, pois tendem a se desenvolver antes dos homens, e a parar próximo dos 19 anos.

Quanto a exercícios aeróbicos, como esteira, caminhadas, corridas, andar de bike, estão todos liberados, desde que não tenha algum tipo de problema, comprovado medicamente.

Confira também:

10 benefícios da Blueberry para a saúde
O que é Lipo 6?
Alimentos que são termogênicos

Anterior Salada caesar light
Proximo Yakisoba Light com Shirataki

Sobre o autor

Wes
Wes 612 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Limão ajuda a emagrecer ou engordar?

Você sabe se o limão ajuda a emagrecer ou engordar? É claro que esta é uma dúvida simples de resolver, afinal o limão é considerado um fruto de caloria negativa,… Leia mais

Jaca e seus cinco melhores benefícios para nossa saúde

A jaca é uma fruta que vem fazendo parte do mundo fitness, principalmente após a propagação de receitas saudáveis pela comunidade de veganos, vegetarianos e defensores de uma dieta mais… Leia mais

Principais benefícios da abóbora

Uma abóbora refogadinha, doce de abóbora e outros itens que podem virar receita através desta hortaliça são uma delícia não é mesmo? Mas você sabe quais são os principais benefícios… Leia mais

Principais benefícios de uma caminhada

Sabemos que praticar exercícios trazem diversos benefícios para a nossa saúde não é mesmo? Mas será mesmo que precisamos passar horas e horas em uma academia ou fazendo opções exaustivas?… Leia mais

Lista de 11 alimentos para parar de comer em 2018

Você está pretendendo levar uma vida mais saudável em 2018 mudando a alimentação e optando por um cardápio mais fitness? Então hoje estaremos dando uma pequena ajuda, indicando uma lista… Leia mais

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.