O açúcar refinado é muito utilizado na culinária mundial, porém quando ingerido em quantidades significativas, acaba trazendo prejuízos para o nosso organismo.
Entre os principais problemas pelo excesso de açúcar no sangue está a diabetes. Por isso hoje no Receitas Academia nós vamos apresentar cinco opções que podem servir de substituto ao açúcar no seu dia a dia.
O mais legal é que não estaremos falando de adoçantes, são verdadeiramente opções mais saudáveis na alimentação.
Nutritional Yeast: O que é este suplemento vegano!
Cinco substitutos do açúcar para suas receitas
Conheça algumas opções para substituir o açúcar branco na alimentação:
1. Mel
Sim o mel pode ser um substituto para o açúcar apesar de ser mais líquido. E em relação a proporção do “doce” acaba sendo até maior, e para compensar a parte líquida, você pode acrescentar um pouco mais de algum sólido, como por exemplo, farinha integral.
Mas a vantagem do mel está na condição de que ele é um produto com vitaminas A, do complexo B e C.
Outro benefício do mel nas receitas é que ele possui antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo os radicais livres e envelhecimento precoce das células.
Conta também com efeitos expectorantes e trás benefícios para a pele, cabelo e também na absorção de ferro de outros alimentos.
2. Açúcar de coco
O açúcar de coco é uma das opções com o menor índice glicêmico. Mas é preciso estar atento a quantidade de calorias, que é basicamente na mesma proporção do açúcar refinado.
Mas por sua vez o açúcar de coco é uma boa fonte de potássio, sódio, ferro, zinco e magnésio, contribuindo até mesmo para o fortalecimento do sistema imunológico.
Porém sabemos que o açúcar branco não conta com praticamente nada de nutrientes devido a sua forma de processamento.
3. Xilitol
Para quem quer usar adoçante, recomendamos o xilitol. Ele é um adoçante natural que vem ganhando a preferência nacional, sendo extraído a partir das fibras de alguns alimentos como a ameixa e também o milho, que é o mais comum devido a alta produção no Brasil.
Este é um adoçante low carb com baixo índice calórico, bem docinho e melhor que outro adoçante natural muito usado, conhecido como stevia.
Ele é inclusive um adoçante indicado por muitos médicos para portadores de diabetes.
Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas!
4. Açúcar mascavo
O açúcar mascavo nada mais é do que o açúcar refinado, porém sem o processo do refinamento. E sem passar por isso, o açúcar mascavo acaba garantindo que a grande maioria dos nutrientes originais permaneçam.
As vitaminas e minerais do açúcar mascavo são o potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Coisa que os aditivos químicos acabam eliminando do açúcar “comum”.
Mas tudo que for adoçado com ele vai dar o sabor característico do melado da cana de açúcar, portanto é preciso adaptar o seu paladar para isso.
5. Açúcar demerara
Na escala açúcar refinado, mascavo e demerara, o demerara está entre os dois pois passa por um processo de refinamento, mas ainda conserva alguns nutrientes da cana de açúcar.
Portanto ele é uma opção para quem quer ir migrando até o açúcar mascavo. Seu sabor acaba não sendo tão forte, o que é uma boa alternativa para quem quer fazer receitas com um açúcar mais saudável, mas sem muitas mudanças no sabor.