O sono é muito importante para a nossa saúde e todos nós sabemos que a falta dele trás vários problemas. Mas e o contrário? Dormir demais trás ainda mais benefícios para o corpo ou pode trazer malefícios? Na vida, uma boa forma de estar em dia com a saúde é manter o equilíbrio para tudo. Isso abrange a quantidade de sono, alimentação, exercícios físicos, etc. Você já deve ter escutado a frase “Tudo o que é exagerado não presta”.
Portanto a resposta é sim! Dormir demais pode fazer mal para a saúde. A quantidade de sono recomendada para adultos é de 7 a 9 horas por noite. Dormir mais do que isso pode levar a uma série de problemas de saúde. Não que uma vez ou outra no mês você não possa estender um pouco mais as horas de sono, mas tornar isso um hábito é um problema.
Outro mito que muitos acreditam é tirar o atraso no sono. Por exemplo, em um dia você dormiu apenas 4 horas e para tirar o atraso, no outro dorme 12 horas seguidas para equilibrar o sono. Assim na concepção, dormiu 16h, onde dividido por dois dias, está com 8h de sono para cada. Não é bem assim que funciona. A falta de sono já trouxe o desgaste, não há como recuperar. E dormir demais para “recuperar” também pode trazer outros problemas.
Confira também: Comer à noite, top alimentos leves para não pesar o estômago no jantar.
Dormir mais do que a quantidade necessária trás problemas para a saúde?
Separamos alguns malefícios do sono prolongado para a nossa saúde. Entre eles estão:
1. Obesidade
O sono excessivo pode aumentar o risco de obesidade, pois pode levar a alterações nos níveis de hormônios, como a leptina e a grelina.
2. Diabetes
O sono excessivo também pode aumentar o risco de diabetes, pois pode levar a alterações na secreção de insulina.
3. Doenças cardíacas
O sono excessivo pode aumentar o risco de doenças cardíacas, pois pode levar a alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca.
4. Risco de depressão
O sono excessivo também pode aumentar o risco de depressão, pois pode levar a alterações no humor e no estado de alerta.
5. Dificuldades cognitivas
Além disso, dormir demais pode prejudicar o desempenho cognitivo e a produtividade. Pessoas que dormem demais podem ter mais dificuldade de concentração, memória e raciocínio.
Consulte um médico
Se você está dormindo mais do que o recomendado, é importante consultar um médico para descartar qualquer problema de saúde subjacente. O médico também pode ajudá-lo a identificar as causas do sono excessivo e a desenvolver um plano para melhorar seus hábitos de sono.
Dicas para evitar dormir muito
Aqui estão algumas dicas para evitar dormir demais:
- Estabeleça uma rotina de sono: Vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias, incluindo fins de semana.
- Crie um ambiente de sono relaxante: Seu quarto deve ser escuro, silencioso e fresco.
- Evite cafeína e álcool antes de dormir: Essas substâncias podem perturbar o sono.
- Faça exercícios regularmente: O exercício pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
- Relaxe antes de dormir: Leia um livro, tome um banho quente ou pratique técnicas de relaxamento.
Ao seguir essas dicas, você pode melhorar seus hábitos de sono e reduzir o risco de problemas de saúde associados ao sono excessivo.
Confira também: 18 opções de recheios para turbinar sua crepioca.