Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Comida pesada à noite é algo que incomoda muito, dificulta o sono, causa pesadelos e pode trazer um grande mal estar.

O ideal é jantar comidas leves e que esta refeição seja feita ao menos 2 horas antes do seu horário de deitar para dormir.

Comer à noite e já dormir não é indicado nem para aqueles que consomem pratos leves.

Mas o que é um alimento leve? Quais são as melhores receitas para se preparar no jantar? Como fazer para não pesar o estômago? Esse será o tema deste artigo aqui no Receitas Academia.

Alimentação à noite

O ato de se alimentar à noite precisa de cuidados diferentes das refeições do dia, já que o organismo tem mais “tempo” para processar os alimentos antes de entrar na fase de descanso.

Quem está de dieta precisa se preocupar ainda mais. Ficar sem comer não é o caminho, mas também é preciso não exagerar comendo os alimentos certos e de maneira balanceada.

A primeira grande dica é evitar alimentos industrializados. É comum fazermos lanches à noite e isso deve ser evitado na maioria dos dias.

Como ninguém é de ferro, desde que você tenha liberação do seu nutricionista, é possível fazer um “dia do lixo” e colocar um lanche à noite neste dia, mas nada muito gorduroso em!

Opte por refeições que tenham ingredientes de todos os grupos alimentares (carboidratos, fibras e proteínas) para fornecer os nutrientes necessários para a manutenção do organismo até mesmo à noite.

Mas como toda regra tem sua exceção é importante seguir as orientações médicas, pois hoje com a correria do dia a dia, muitos só conseguem ter uma refeição ideal na parte da noite e isso também deve ser levado em consideração.

Quem faz academia à noite pode fazer uma refeição pré-treino e depois que voltar da musculação/aeróbico, fazer um jantar leve para repor o esforço dos exercícios.

Melhores alimentos leves para o seu jantar

Os top alimentos para as refeições à noite podem ser:

1. Sopa de legumes

Uma sopinha à noite é sempre uma opção leve. Elas são bem nutritivas e dependendo dos ingredientes acabam tendo poucas calorias.

A sopa vegetal em específico podem ser preparadas com os mais variados legumes e verduras, como por exemplo, o brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, etc.

Os vegetais contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo e são de fáceis digestão.

Cozinhe ao menos três vegetais durante esta refeição. Você pode fazê-los cozinhando e deixando-os em pedaços com o caldo ou bater tudo no liquidificador para deixar um creme.

Para quem consome carnes ou quer dar uma complementada nas proteínas do jantar, pode acrescentar frango cozido e desfiado. A água do cozimento pode ser reutilizada para cozinhar os legumes.

2. Cozido de legumes

Como citamos acima os legumes são alimentos com poucas calorias e de fácil digestão. Ideal para consumir no jantar.

Faça um cozido de couve-flor, chuchu, cenoura, tomate, brócolis, aipo, abobrinha e outros. Você pode cozinhar esses legumes no vapor.

3. Prato de saladas

Ainda seguindo a linha dos vegetais, uma outra sugestão super leve e interessante para o seu jantar que não irá pesar o seu estômago são as saladas.

As folhas como acelga, agrião, alface, espinafre, couve e outros são ótimos alimentos para estar nesse prato. Complemente com tomate e outros, mas evite pepino, eles são mais difíceis de digerir e podem trazer problemas na hora de dormir.

A vantagem das saladas é que você pode turbinar o prato com palmito e até mesmo preparar versões ricas em proteínas com tofu, atum e outros.

4. Ovo

Ótima fonte de proteínas, o ovo também é uma boa alternativa para a refeição noturna sem pesar muito na barriga.

Além das proteínas o ovo é rico em nutrientes e combina com outros alimentos leves.

Não se preocupe, desde que sem exageros o ovo não sobe o colesterol ruim, ele melhora o colesterol bom, chamado de HDL.

Você pode fazer ovos cozidos, ovos mexidos com o tempero que achar melhor, omelete com legumes e outras versões variando o prato no jantar. Opte sempre por usar azeite de oliva em vez de óleo como o de soja.

5. Frutas

Uma outra opção bem interessante para o jantar são as frutas. Esses alimentos são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e açúcares que não fazem tanto mal quanto os industrializados.

De fácil digestão, as frutas que podem ser consumidas durante o jantar são preferencialmente a maçã, banana, mamão, abacate, laranja e abacaxi.

Você pode preparar uma salada de frutas ou um prato com frutas e aveia para melhorar ainda mais o consumo de fibras nesta refeição.

6. Melhores carnes para o jantar

É claro que mesmo sendo os legumes, vegetais e frutas os mais indicados, você pode preparar também pratos com carnes, desde que elas sejam mais magras para não pesar no estômago.

As carnes já são os alimentos que são de difícil digestão, mas o peixe pode ser uma alternativa mais saudável e que é o mais indicado para esta refeição.

Eles são ricos em ômega 3 e 6 e ajudam a contribuir pro bom funcionamento do organismo na parte da noite.

Mas uma alternativa ao peixe é o frango. Esse que também se enquadra no quesito de “carnes brancas”, também é uma boa fonte de proteínas onde a digestão acaba sendo mais fácil do que a carne vermelha ou de porco.

Tanto o peixe como o frango são alimentos que podem ser grelhados. Prepare um tempero com alho, limão e utilize azeite de oliva para grelhar.

Você pode assá-los com legumes também. É uma boa opção de jantar mais leve.

7. Macarrão de pupunha

Tentando evitar o alto consumo de carboidratos à noite? O macarrão feito de palmito pupunha é um alimento que vem sendo cada vez mais escolhido como refeição durante o jantar.

É um alimento super natural, saudável e rico em nutrientes. Também é bom para o sistema digestivo e é uma opção menos calórica.

Você pode prepará-lo com um molho de tomate caseiro, incluir atum e até mesmo outros legumes bem temperadinhos.

Esse macarrão é uma boa opção de jantar para quem sofre de diabetes.

8. Creme de brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais nutritivos, inclusive conta com uma boa fonte de proteínas, algo um pouco mais difícil entre os vegetais.

Ele é um alimento rico em fibras, fonte de betacaroteno, vitamina C, cálcio, magnésio e zinco.

Sem contar que é um alimento de fácil digestão e muito indicado para as refeições noturnas.

Para deixar o prato ainda mais leve, você pode prepará-lo na forma de creme para o jantar. Cozinhe-o com um pouco de sal e depois bata-o no liquidificador com a água em que cozinhou.

Depois de transformar o brócolis em um creme, refogue um pouco de alho e cebola em uma panela com azeite de oliva e despeje esse creme. Acerte o sal e insira os outros temperos que você gostar.

Espere esquentar bem e pronto.

Você pode fazer esse mesmo creme utilizando cenoura, couve-flor, batata e outros vegetais. O sistema para preparar a receita é basicamente o mesmo e você tem um jantar leve para todos os dias da semana.

9. Risoto de quinoa

Outro alimento muito indicado para o consumo no jantar é a quinoa. Ela é rica em proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais para a boa manutenção do organismo.

É um alimento muito completo e de fácil digestão.

Faça um jantar de quinoas cozinhando-o com sal e depois refogando-o com outros temperos e ingredientes para complementar a sua refeição. Para que o risoto fique ainda melhor, coloque um pouco de frango desfiado.

10. Panqueca de aveia

A panqueca tradicional é rica em carboidratos e dependendo do recheio pode ser muito pesada e cheia de calorias.

Mas você pode consumir panquecas no jantar desde que ela seja feita com ingredientes integrais, como a aveia.

Para fazer uma panqueca “leve” à noite, utilize ovo, farelo de aveia e um pouquinho de sal e temperos à gosto. Asse a panqueca em uma frigideira antiaderente e recheie.

No recheio você pode utilizar frango desfiado, atum ou até fazer uma vegetal com legumes.

11. Abacate

O abacate é um alimento rico em ácidos graxos e é de fácil digestão, sendo bem indicado para o jantar.

Uma receita bem fácil com abacate além de comê-lo puro é a guacamole. Para prepará-la no jantar, utilize abacate, tomate picado, cebola, suco de limão, sal, azeite de oliva e um pouquinho de pimenta, mas não exagere.

Misture bem e pronto. Muito fácil né? Você pode utilizá-lo como acompanhamento de carnes brancas ou biscoitinhos.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)