Aumente sua longevidade com proteínas vegetais em vez de animais
09/09/2019 Comentarios 0 538 Visualizacoes

Aumente sua longevidade com proteínas vegetais em vez de animais

Um novo estudo com mais de 70 mil cidadãos do Japão concluiu que se alimentar de proteínas com origem vegetal, é capaz de aumentar a longevidade se comparado com uma dieta rica em proteínas de animais (boi, frango e porco).

Pesquisadores do JAMA Internal Medicine, fizeram um experimento com 70.696 homens e mulheres do Japão. Eles possuíam uma idade média de 55 anos e foram avaliados por aproximadamente 18 anos. Uma outra particularidade é que nenhum possuía histórico de câncer ou doença cardiovascular, quando o estudo foi iniciado.

Suas dietas e saúde eram detalhados em questionários feitos pelos pesquisadores. Durante o período, 12.381 dos cidadão vieram a falecer.

Estudo de longevidade por proteína vegetal

Para quem acha que somente proteína animal é capaz de suprir a necessidade diária do ser humano, durante este estudo os cidadãos foram separados em grupos, por sexo, idade, índice de massa corporal, praticantes de atividades físicas, ingestão ou não de gorduras, álcool e tabagismo e outras questões.

Ao comparar um grupo que fazia um consumo maior de proteínas de origem vegetal, em relação ao que ingeria mais de origem animal, este grupo teve uma taxa de 27% a menos de mortes por problemas cardiovasculares, 28% menos de mortes por AVC e também outras doenças cardíacas.

Alimentos ricos em proteínas!

O objetivo do estudo era comprovar que ao consumir proteínas vegetais, é possível obter as mesmas quantidades de proteínas e ainda diversos benefícios para à saúde.

A substituição da proteína de carne vermelha e processadas, pode aumentar a longevidade.

Peixes também só boas fontes de proteínas

Porém os pesquisadores não encontraram correlação entre as quantidades ingeridas de proteína animal e a taxa de mortalidade, quando estudadas de forma isolada. Isso ocorreu porque grande parte da dieta dos japoneses já é com a ingestão de peixes e não carne vermelha.

Alimentos vegetais ricos em proteínas

Os alimentos vegetais que são ricos em proteínas são:

  • Espinafre;
  • Soja;
  • Grão de bico;
  • Lentilhas;
  • E brócolis.

Neste mesmo estudo, quem comia boas quantidades destes alimentos, tiveram uma taxa de mortalidade 13% menor do que aqueles que não consumiam nenhum ou pouco.

Outras boas fontes de proteínas para veganos!

Preciso parar com carne vermelha imediatamente?

Você já deve ter escutado o ditado “Tudo que é exagerado não presta”. Nossa vida é composta por ciclos e precisamos entender que nada deve ser tão radical.

Há quem tenha certa dificuldade ficar sem carne, para estes a recomendação é ir diminuindo a carne vermelha gradativamente. Vá substituindo por carne branca, peixes e passe a inserir mais os legumes e vegetais que são ricos em proteínas.

Se você tem desejo de se tornar vegetariano ou vegano, não é preciso fazer isso da noite para o dia. Você pode ir acostumando o seu organismo a ficar sem carne vermelha e até mesmo derivados, com uma “naturalidade” maior, até o ponto que não irá sentir mais falta destes alimentos.

O mais importante é sempre consultar seu médico e nutricionista sobre questões de mudança na alimentação. É claro que ingerir quantidade menores de carne te fará melhor, mas é preciso fazer um acompanhamento sobre qual impacto essa mudança irá fazer sobre você.

Deixe seus comentários!

Confira uma receita de salada proteica muito gostosa!

Anterior Todos os segredos do abdominal no Pulley! Seu tanquinho mais rápido
Proximo Panqueca com albumina em pó do ovo

Sobre o autor

Wes
Wes 712 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Quando comemos pouco o estômago diminui? E isso ajuda a emagrecer?

Comer pouco faz o estômago diminuir? Isso contribui para uma dieta de emagrecimento? Quais são os benefícios, os malefícios, o que é mito ou verdade? É sobre este assunto que… Leia mais

Principais benefícios da Chlorella/Clorela

Estamos falando sobre uma das algas de maior valor nutritivo de nosso ecossistema. A clorela, conhecida também como chlorella vulgaris (nome científico), é uma alga verde doce, rica em proteínas,… Leia mais

O que é hipertrofia muscular?

Com a “moda” do mundo fitness, o surgimento de novos termos, dúvidas e significados são constantes, principalmente entre os “marinheiros de primeira viagem”, ou primeira malhação, como queira chamar. Um… Leia mais

Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma… Leia mais

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é… Leia mais

O que é a Batata Yacon e seus principais benefícios no mundo FIT

A Batata Yacon ou Batata Diet como é conhecida no mundo fitness é um alimento que está em alta nos últimos dias, onde muitos ainda desconhecem de seus benefícios para… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.