Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Um novo estudo com mais de 70 mil cidadãos do Japão concluiu que se alimentar de proteínas com origem vegetal, é capaz de aumentar a longevidade se comparado com uma dieta rica em proteínas de animais (boi, frango e porco).

Pesquisadores do JAMA Internal Medicine, fizeram um experimento com 70.696 homens e mulheres do Japão. Eles possuíam uma idade média de 55 anos e foram avaliados por aproximadamente 18 anos. Uma outra particularidade é que nenhum possuía histórico de câncer ou doença cardiovascular, quando o estudo foi iniciado.

Suas dietas e saúde eram detalhados em questionários feitos pelos pesquisadores. Durante o período, 12.381 dos cidadão vieram a falecer.

Estudo de longevidade por proteína vegetal

Para quem acha que somente proteína animal é capaz de suprir a necessidade diária do ser humano, durante este estudo os cidadãos foram separados em grupos, por sexo, idade, índice de massa corporal, praticantes de atividades físicas, ingestão ou não de gorduras, álcool e tabagismo e outras questões.

Ao comparar um grupo que fazia um consumo maior de proteínas de origem vegetal, em relação ao que ingeria mais de origem animal, este grupo teve uma taxa de 27% a menos de mortes por problemas cardiovasculares, 28% menos de mortes por AVC e também outras doenças cardíacas.

Alimentos ricos em proteínas!

O objetivo do estudo era comprovar que ao consumir proteínas vegetais, é possível obter as mesmas quantidades de proteínas e ainda diversos benefícios para à saúde.

[alert color=”red”]A substituição da proteína de carne vermelha e processadas, pode aumentar a longevidade.[/alert]

Peixes também só boas fontes de proteínas

Porém os pesquisadores não encontraram correlação entre as quantidades ingeridas de proteína animal e a taxa de mortalidade, quando estudadas de forma isolada. Isso ocorreu porque grande parte da dieta dos japoneses já é com a ingestão de peixes e não carne vermelha.

Alimentos vegetais ricos em proteínas

Os alimentos vegetais que são ricos em proteínas são:

  • Espinafre;
  • Soja;
  • Grão de bico;
  • Lentilhas;
  • E brócolis.

Neste mesmo estudo, quem comia boas quantidades destes alimentos, tiveram uma taxa de mortalidade 13% menor do que aqueles que não consumiam nenhum ou pouco.

Outras boas fontes de proteínas para veganos!

Preciso parar com carne vermelha imediatamente?

Você já deve ter escutado o ditado “Tudo que é exagerado não presta”. Nossa vida é composta por ciclos e precisamos entender que nada deve ser tão radical.

Há quem tenha certa dificuldade ficar sem carne, para estes a recomendação é ir diminuindo a carne vermelha gradativamente. Vá substituindo por carne branca, peixes e passe a inserir mais os legumes e vegetais que são ricos em proteínas.

Se você tem desejo de se tornar vegetariano ou vegano, não é preciso fazer isso da noite para o dia. Você pode ir acostumando o seu organismo a ficar sem carne vermelha e até mesmo derivados, com uma “naturalidade” maior, até o ponto que não irá sentir mais falta destes alimentos.

O mais importante é sempre consultar seu médico e nutricionista sobre questões de mudança na alimentação. É claro que ingerir quantidade menores de carne te fará melhor, mas é preciso fazer um acompanhamento sobre qual impacto essa mudança irá fazer sobre você.

Deixe seus comentários!

Confira uma receita de salada proteica muito gostosa!

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)