Idosos e saúde – Os melhores alimentos
19/02/2015 Comentarios 0 3421 Visualizacoes

Idosos e saúde – Os melhores alimentos

A terceira idade, como é conhecida a fase onde nos tornamos idosos, é a que mais devemos nos preocupar com a saúde, física e mental, pois a degeneração das células, músculos e tudo que envolve o nosso corpo, se torna muito mais rápido e frágil.

É de extrema importância afastar quaisquer doenças e é nesta ordem que devemos nos preocupar muito com a alimentação, optando por alimentos leves, de fácil digestão e que sejam muito nutritivos. Já as atividades físicas deverão ser regulares, afinal o corpo tende a ficar travado, há a redução brusca de musculatura e será preciso sempre estar fortalecendo, para evitar vários problemas futuros.

Academia x terceira idade

Nesta época da vida, a prática diária de um circuito total na academia não é mais recomendada, pois exige muito do corpo. Mas desde que liberado por seu médico, a pratica de musculação com pesos mais “leves” as caminhadas na esteira, e outros exercícios aeróbicos podem separar os velhinhos ativos, dos velhinhos “travados”.

alimentos terceira idade academia

A prática de exercícios físicos é recomendada durante toda nossa vida, mas com diferentes intensidades. Na terceira idade isso ajudará em sua postura, que tende a ficar curvada, no bom funcionamento dos órgãos internos, auxílio na digestão de alimentos evitando prisões de ventre e também nas articulações que por estarem cansadas, devem ser trabalhadas com cuidado, mas sempre feito o seu uso.

Terceira idade e alimentação

Com a chegada da fase idosa de nossa vida, o consumo de água deverá ser monitorado, pois a sede diminui bastante, e por este motivo o risco de desidratação é muito alto. Mesmo sem sede é sempre bom estar tomando um pouquinho de água.

O consumo de cálcio e proteínas deverá ser adequado a idade, já que como citamos acima, a tendência é perder massa óssea e muscular muito rápido. No caso das senhoras, o cálcio é de extrema importância para evitar a tão temida osteoporose.

Chegando a terceira idade, o consumo de alimentos ricos em nutrientes e um pouco mais leves do que os habituais da fase adulta pode ajudar na digestão, mas não quer dizer que você deverá cortar tudo o que mais gosta de comer.

O que acontece de verdade na terceira idade em relação a alimentação é a perca de paladar, onde ao temperar os alimentos, o consumo de sal poderá se tornar exagerado, ou o consumo de alimentos mais doces e adoçados de maneira forte, assim trazendo alguns problemas, como os de rins ou diabetes. Se alimente da forma mais natural possível.

Melhores alimentos para idosos

  • Peixes de água fria
  • Ameixa
  • Melancia
  • Uvas
  • Tomate
  • Cereais integrais
  • Abobrinha

Os grandes vilões de nossa saúde em todas as idades são, doces, frituras e refrigerantes. Esteja sempre atento ao consumo exagerado desses alimentos.

Tem alguma dica ou sugestão? Deixe seus comentários, eles são importantes para nós.

Anterior Pizza proteica suprema de pão sem fermento com salsicha
Proximo Pão de queijo light Gracyanne Barbosa

Sobre o autor

Wes
Wes 723 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é hipertrofia muscular?

Com a “moda” do mundo fitness, o surgimento de novos termos, dúvidas e significados são constantes, principalmente entre os “marinheiros de primeira viagem”, ou primeira malhação, como queira chamar. Um… Leia mais

A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece

Hoje encontrei um artigo na internet, onde o seu título me chamou bastante a atenção, ele dizia “Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito”, a… Leia mais

O que são praticantes de flexitarianismo? Conheça a dieta

A grande massa da humanidade é carnívora, mas nas últimas décadas o número de veganos, principalmente de vegetarianos aumentou muito, o que abre precedentes para outras dietas e culturas no… Leia mais

LIPO 6 – O que é? Como funciona e quais os efeitos negativos

O LIPO 6 é simplesmente o termogênico mais consumido e conhecido de todo o mundo. Ele possui diversas variações e marcas, mas a sua função é a mesma, queimar calorias,… Leia mais

10 benefícios da blueberry e como é boa para emagrecer

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre a Blueberry, fruta que no Brasil é conhecida como Mirtilo, e no mundo com a única fruta de coloração azul arroxeada e que… Leia mais

Conheça a Beta Alanina e seus benefícios para o treino

Você conhece o aminoácido beta alanina? Ele é um composto que ajuda a potencializar os resultados durante os treinos na academia, ajudando a criar como se fosse uma “reserva muscular”… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.