A terceira idade, a fase onde nos tornamos idosos, é a que mais devemos nos preocupar com a saúde, física e mental. Pois a degeneração das células, músculos e tudo que envolve o nosso corpo, se torna muito mais rápido e frágil.
É de extrema importância afastar quaisquer doenças e é nesta ordem que devemos nos preocupar muito com a alimentação, optando por alimentos leves, de fácil digestão e que sejam muito nutritivos. Já as atividades físicas deverão ser regulares, afinal o corpo tende a ficar travado, há a redução brusca de musculatura e será preciso sempre estar fortalecendo, para evitar vários problemas futuros.
Academia x terceira idade
Nesta época da vida a prática diária de um circuito total na academia não é mais recomendada, pois exige muito do corpo. Mas desde que liberado por seu médico, a pratica de musculação com pesos mais “leves” as caminhadas na esteira e outros exercícios aeróbicos podem separar os velhinhos ativos dos velhinhos “travados”.
A prática de exercícios físicos é recomendada durante toda nossa vida, mas com diferentes intensidades. Na terceira idade isso ajudará em sua postura, que tende a ficar curvada, no bom funcionamento dos órgãos internos, auxílio na digestão de alimentos evitando prisões de ventre. Também nas articulações que por estarem cansadas, precisam trabalhar com cuidado, mas sempre incentivadas.
Terceira idade e alimentação
Com a chegada da fase idosa de nossa vida, o consumo de água passa por monitoramento, pois a sede diminui bastante e por este motivo o risco de desidratação fica alto. Mesmo sem sede é sempre bom estar tomando um pouquinho de água.
O consumo de cálcio e proteínas deverá ser adequado a idade, já que como citamos acima, a tendência é perder massa óssea e muscular muito rápido. No caso das senhoras, o cálcio é de extrema importância para evitar a tão temida osteoporose.
Chegando a terceira idade, o consumo de alimentos ricos em nutrientes e um pouco mais leves do que os habituais da fase adulta pode ajudar na digestão, mas não quer dizer que você deverá cortar tudo o que mais gosta de comer.
O que acontece de verdade na terceira idade em relação a alimentação é a perca de paladar. Ao temperar os alimentos, o consumo de sal poderá se tornar exagerado. Também o consumo de alimentos mais doces e adoçados, assim trazendo alguns problemas, como os de rins ou diabetes. Se alimente da forma mais natural possível.
Melhores alimentos para idosos
- Peixes de água fria;
- Ameixa;
- Melancia;
- Uvas;
- Tomate;
- Cereais integrais;
- Abobrinha.
Os grandes vilões de nossa saúde em todas as idades são, doces, frituras e refrigerantes. Esteja sempre atento ao consumo exagerado desses alimentos.
Tem alguma dica ou sugestão? Deixe seus comentários, eles são importantes para nós.