Saiba mais sobre esta receita ou artigo

A menstruação é um período mais delicado na vida de uma mulher, porém apesar de parecer desconfortável realizar exercícios nesta época, eles podem trazer ótimos benefícios para a saúde, inclusive o alívio de cólicas e a melhoria na qualidade de vida.

Apesar de nem sempre ser um momento ideal malhar durante a menstruação, muitas mulheres seguem as suas rotinas normais na academia, pois sabem das vantagens com relação ao fortalecimento muscular, sensação de bem estar e até melhora na autoestima, neste período onde os hormônios acabam influenciando direta e indiretamente as ações do cérebro.

Muitos educadores físicos inclusive preparam treinos específicos para estes dias, dos quais variam de mulher para mulher, pela questão da intensidade do fluxo. Isso porque apesar de ser indicado dar “continuidade” nos treinos para não perder uma semana de academia todos os meses, em muitos casos não é possível colocar cargas fortes ou fazer exercícios intensos.

Conheça o exercício stiff e seus benefícios!

Inicialmente o segredo do tema menstruação x malhação é manter o treino, mesmo que de forma mais leve, somente para não retroceder, sendo necessário nestes casos ao menos uma semana para recuperar o tempo parado durante o mês.

Confira a seguir um pouco mais sobre este assunto que normalmente não é comentado, apesar de ser algo tão natural.

É perigoso malhar menstruada?

Durante o período menstrual o grande problema entre os exercícios e a menstruação é com relação ao desconforto. A pratica de atividades físicas por algumas mulheres, podem através de certos movimentos “facilitar” a liberação do fluxo, principalmente exercícios de altas cargas e que envolvam agachamentos. O desconforto nestes casos está ligado diretamente a necessidade da troca de absorventes durante o treino.

Antes de ir para a academia é preciso pedir liberação do seu médico ginecologista. Muitas mulheres por possuírem um fluxo mais intenso, acabam se sentindo mais fracas, algumas chegam até a desenvolver anemias e dependendo do grau destas anemias, é preciso evitar os treinos, pois podem ocorrer desmaios.

[alert color=”red”]Quem pode dizer 100% se você pode ou não fazer exercícios é o seu médico![/alert]

Mulheres com a menstruação mais controlada, podem colher benefícios da prática de exercícios durante este período. Os hormônios liberados durante o treino são capazes de amenizar as dores decorrentes das cólicas e também aumentar a sensação de bem estar.

Vergonha

É preciso perder o “medo” de falar neste tema com seu/sua personal, instrutor/a e também com seu médico. Eles podem ter dicas valiosas para este período e saber exatamente o que indicar e como proceder para aproveitar da melhor maneira possível a semana ou os dias do fluxo mais intenso.

Na academia use roupas mais confortáveis nestes dias, principalmente aquelas que não marcam o volume dos absorventes, assim se você tem alguma “vergonha”, pode continuar seus exercícios sem o menor problema.

Cardápio fitness de uma semana!

Benefícios ao malhar durante a menstruação

Estudos relatam que as mulheres se recuperam mais rápido e toleram mais dores após a prática de exercícios durante o período menstrual. Isso é possível graças a diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios que acabam fazendo as alterações durante o ciclo.

Entre alguns dos benefícios estão:

  • Alívio de cólicas;
  • Melhora na autoestima;
  • Fortalecimento muscular;
  • Controle emocional;
  • Alívio do estresse.

Como organizar um treino feminino durante o ciclo menstrual?

É claro que cada mulher deve criar um treino com base no funcionamento de seu corpo, sempre auxiliado por um profissional médico, mas confira a seguir como organizar os treinos com base no ciclo menstrual iniciado em ovulação, pré menstrual, menstruação e pós menstrual:

  • Ovulação

Este é o período onde os hormônios estão a “flor da pele” e pelo gasto de energia constante, é um período que você nem sempre está disposta a malhar. Neste período a queima de gordura como fonte de energia tende a te deixar mais fraca, portanto é indicado realizar apenas pequenas caminhadas ou poucos minutos na esteira, com uma velocidade mais limitada.

  • Período pré menstrual

Já no período pré menstrual você ficará ainda mais limitada, com diminuição na concentração e o aumento da fadiga muscular. É o período onde o desanimo acaba sendo mais forte, dificultando a prática de exercícios. Mas mesmo neste período os exercícios, desde que leve, são capazes de diminuir as consequências negativas do ciclo. Motive-se.

  • Menstruação

Durante a menstruação, os exercícios mais indicados são os mais leves, sendo indicado a prática de danças, caminhadas, pilates e Yoga. Neste período é preciso deixar de lado um pouco a musculação, foque nos aeróbicos mais “tranquilos” e evite exercícios de agachamento e outros que exigem força.

  • Período pós menstrual

Quando a menstruação chega ao fim, é possível voltar a rotina de exercícios indicada por seu personal, incluindo atividades que envolvam agachamento e cargas mais pesadas na musculação, desde que indicada para você. Durante o período pós menstrual também é liberado a prática de exercícios que exigem resistência como as corridas, natação e a própria musculação.

Inicie com cargas um pouco mais leves para que o corpo possa se acostumar com a nova rotina e depois siga os treinos normalmente.

Tem mais alguma dica para este período? Deixe seus comentários, vamos tornar este artigo ainda mais completo.

Comer de 3 em 3 horas emagrece?

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)