Hoje vamos falar de um assunto muito sério aqui no site, principalmente para aqueles que são realmente viciados em doces e alimentos ricos em açúcar como é o caso dos refrigerantes, sucos de caixinha entre outros que apesar da aparência, por trás estão repletos de conservantes, aditivos e principalmente açúcar refinado, um dos grandes males da era moderna.
É possível viver sem comer açúcar totalmente ou sem excessos?
Principalmente quando criança, o nosso paladar é atraído por doces e alimentos ricos em açúcares, e então crescemos com o hábito de comer esses alimentos em excesso. Segundo uma pesquisa mundial, o brasileiro consome de 3 a 6 vezes mais açúcar do que a média de consumo mundial, é uma situação alarmante, e precisamos estar atentos a isso.
O doce é muito mais atrativo a nós, do que por exemplo legumes e vegetais amargos, que em nosso cérebro acaba sendo considerado “ruim”. Quanto mais amargo, mais sem gosto, mais ruim para nós, é assim que educamos a nossa mente. Mas muito pelo contrário, necessitamos principalmente destes alimentos que não possuem um paladar muito agradável, são eles os principais “curadores” de nossas doenças.
Por isso hoje estaremos falando sobre como exclui-lo totalmente da dieta, mesmo que sendo uma situação drástica demais, ou pelo menos reduzir a uma quantidade não nociva ao nosso organismo.
Principais doenças decorrentes do consumo excessivo de doces!
Entre os principais males do consumo de açúcar estão:
- Obesidade
- Diabetes
- Drena as vitaminas do complexo B
- Consome minerais como o cálcio, pelas exigências da sua digestão e metabolismo, enfraquecendo os ossos.
- Acidez estomacal
- Gorduras no fígado, coração e rins
- Destrói as bactérias benéficas do intestino, aumento as maléficas como a Candida albicans
- Alimenta células cancerígenas, decorrente do aumento da produção de insulina
- E muito mais.
Se estes não são motivos suficientes para você repensar o consumo exagerado de açúcares, então não temos muito o que dizer daqui pra frente. Agora se você se propôs em mudar de hábitos, confira algumas dicas a seguir:
Primeiro saiba que tanto faz o tipo de açúcar, pode ser mascavo, refinado, alternativos, o importante é reduzir ao máximo. É claro que o açúcar branco (refinado) é o pior entre eles, no qual é considerado inclusive como um anti nutriente, por não edificar em nada sua saúde, só servido para dar um gosto melhor ao paladar, e trazer malefícios ao corpo.
O fim do refrigerante
De maneira nenhuma tome refrigerante, não importa se é light, diet, zero ou a maneira que for. Em média cada lata possui 9 colheres (chá) de açúcar. O aumento de celulite está diretamente ligado ao consumo deste produto. E fazer trocas por sucos de caixinha também não é uma boa opção, eles são industrializados e possuem tanto açúcar, conservantes e aditivos como os refrigerantes.
Uma troca saudável para esta bebida é por sucos de frutas naturais, feitos na hora.
Coma mais frutas
Frutas são ricas em fibras, vitaminas e muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo. A fruteira cheia é sinônimo de saúde em uma casa. Mesmo contendo o açúcar frutose, este é a forma natural e saudável do consumo. Não compre frutose isolada, pois tudo que tem um toque industrial, acaba de alguma maneira prejudicando o seu organismo. Evite alimentos com sacarose e principalmente sucralose.
Vá reduzindo aos poucos a quantidade de açúcar em todas suas receitas
Acabar com o consumo de açúcar do dia para a noite é muito difícil, assim como em qualquer outro “vício” o segredo é ir diminuindo as doses até que o paladar e seu cérebro não tenha mais a necessidade. Quando for preparar alguma receita, coloque menos açúcar do que da última vez que preparou, assim você irá se acostumar com a diminuição.
Açúcar é muito gostoso, porém muito prejudicial a saúde. Seja mais saudável daqui pra frente.
Confira também:
Quais são os 3 piores alimentos para a pele?
Conheça a alfarroba e seus benefícios
Conheça a cranberry e seus benefícios