A goji berry é um fruto natural da China e do Himalaia, retirado da planta Lycium barbarum, da família Solanacea. É um alimento muito consumido em dietas fitness, com ótimos benefícios para à saúde.
A melhor forma de consumir goji berry é desidratada, duas colheres (sopa) por dia, que já somam 100 calorias. Na versão extrato em pó, o máximo recomendado é de três cápsulas, 600mg ou conforme a recomendação médica diária.
Ela é um fruto calórico, por isso não é recomendado o consumo exagerado, mesmo na versão seca.
Benefícios da fruta Goji Berry para saúde e dietas
Entre os benefícios da goji berry para nossa saúde estão:
1. Bom para a imunidade
Segundo estudos de universidades americanas, a goji berry melhora a ação das células responsáveis por ativar o sistema imunológico do organismo. É um fruto rico em vitamina C e selênio.
2. Auxilia o trânsito intestinal
Na goji berry há uma boa quantidade de fibras. A cada 100g, obtemos 7,4mg, que são fundamentais para manter o bom funcionamento do intestino e outros órgãos do sistema digestivo. As fibras também ajudam a manter o corpo mais saciado.
3. Poderoso antioxidante contra o câncer
A frutinha por ser rica em betacaroteno, tem um ótimo poder antioxidante. Esses antioxidantes são os responsáveis por combater os efeitos dos radicais livres, o famoso envelhecimento precoce das células. Quando uma célula envelhece, ela fica sujeita ao desenvolvimento de tumores. A cada 100g do fruto, obtemos 7,4mg de betacaroteno.
4. Ajuda na saúde da visão
Rico em carotenoides, as goji berries são um ótimo fruto para ajudar na saúde ocular. No grupo dos carotenoides estão a luteína, betacaroteno e zeaxantina. Essas substâncias auxiliam na prevenção de doenças que afetam a parte central da retina, conhecida como mácula.
5. Bom para dietas
Mas além dos benefícios para a saúde, a goji berry é um alimento muito utilizado em dietas. Primeiro porque suas fibras auxiliam o funcionamento do intestino. Essas mesmas fibras dão a sensação de saciedade por mais tempo e a fruta tem baixo índice glicêmico.
Em uma dieta é preciso priorizar alimentos com baixo índice glicêmico. Isso faz com que o pâncreas não precise liberar muita insulina no sangue, para amenizar os picos de glicose. Ao liberar a insulina, o corpo também armazena mais energia, principalmente em forma de gordura.