Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O bíceps é um dos músculos mais importantes do corpo humano e realizar treinos em casa ou na academia para melhorar o seu condicionamento é fundamental. Chamado de bíceps braquial, ele é um músculo do braço responsável por flexionar o cotovelo e girar o antebraço. Em sua composição ele possui duas “cabeças”: a cabeça curta e a cabeça longa. A curta está inserida na escápula, enquanto a longa está inserida no úmero. Assim elas se unem para formar um tendão que se insere no rádio.

No dia a dia o bíceps é um músculo responsável por movimentos como levantar objetos, abrir portas, dirigir e outras movimentações normalmente acompanhadas de esforços envolvendo as mãos. Ele também é importante para atividades que envolvem a rotação do antebraço, como escrever e digitar.

Ele também é um dos músculos mais trabalhados por homens na academia. Mulheres também treinam estes músculos para evitar a flacidez precoce na área. Entre os exercícios dedicados ao bíceps estão o levantamento de peso, a rosca direta, rosca martelo, concentrada e até mesmo flexões de braço, que trabalham também músculos do peito e costas.

E para você que está buscando dicas de exercícios para trabalhar o bíceps na academia ou em casa, separamos 7 opções à seguir. Mas antes de iniciar qualquer atividade de força para malhar os bíceps, consulte um personal trainer ou outro profissional da área para ter certeza sobre a sua condição e evitar lesões.

Leia também: Pós-treino, quais alimentos evitar?

Sete dicas de exercícios para treinar bíceps em casa ou na academia

Você pode fazer esses treinos em dias alternados ou todos os dias. Se você for iniciante, comece com 2 a 3 séries de 10 a 12 repetições. Conforme você ficar mais forte, você pode aumentar o número de séries, repetições e peso que está levantando.

É importante aquecer antes de fazer qualquer treino de força e alongar depois. Você também deve ouvir seu corpo e parar se sentir dor.

1. Rosca direta

Este é um dos exercícios mais básicos para bíceps. Para fazer uma rosca direta, segure um haltere em cada mão com os braços estendidos ao longo do corpo. Dobre os cotovelos e levante os halteres até que eles estejam na altura dos ombros. Desça lentamente os halteres de volta à posição inicial.

2. Rosca martelo

Semelhante à rosca direta, mas com uma pegada diferente. Para fazer uma rosca martelo, segure um haltere em cada mão com as palmas das mãos voltadas para baixo. Dobre os cotovelos e levante os halteres até que eles estejam na altura dos ombros. Desça lentamente os halteres de volta à posição inicial.

3. Rosca concentrada

Este exercício é ótimo para isolar os bíceps. Para fazer uma rosca concentrada, segure um haltere em cada mão com os braços estendidos ao longo do corpo. Dobre o cotovelo do braço direito e leve o haltere até que ele esteja próximo ao ombro direito. Desça lentamente o haltere de volta à posição inicial. Repita com o outro braço.

4. Rosca com barra

Semelhante à rosca direta, mas com uma barra. Para fazer uma rosca com barra, segure uma barra com as palmas das mãos voltadas uma para a outra. Dobre os cotovelos e levante a barra até que ela esteja na altura dos ombros. Desça lentamente a barra de volta à posição inicial.

5. Rosca francesa

Uma ótima opção para construir força no bíceps é a rosca francesa. Para fazer, segure uma barra com as palmas das mãos voltadas para baixo. Apoie os cotovelos em um banco e dobre os cotovelos e levante a barra até que ela esteja na altura dos ombros. Desça lentamente a barra de volta à posição inicial.

6. Rosca com kettlebell

Se você deseja variar nos treinos de bíceps faça a opção com kettlebell. Para fazer uma rosca com kettlebell, segure um kettlebell com as palmas das mãos voltadas para uma para a outra. Dobre os cotovelos e levante o kettlebell até que ele esteja na altura dos ombros. Desça lentamente o kettlebell de volta à posição inicial.

Equipamento Kettlebell para fazer rosca no bíceps.
Equipamento Kettlebell para fazer rosca no bíceps.

7. Rosca com cabo

Ótimo exercício para isolar os bíceps. Para fazer uma rosca com cabo, segure um cabo com as palmas das mãos voltadas uma para a outra. Dobre os cotovelos e levante o cabo até que ele esteja na altura dos ombros. Desça lentamente o cabo de volta à posição inicial. Este exercício normalmente é usado por iniciantes para aprender a movimentação. Com o avançar nos treinos, uma opção é usar uma barra maciça de supino, mas sem os pesos.

Faz algum outro exercício? Deixe seus comentários.

Confira também: Dicas de 6 exercícios para membros inferiores na academia.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)