“Segunda-feira começo a dieta!“, essa é uma das frases que mais escutamos durante toda nossa vida hahahaha. Normalmente optamos por fazer mudanças em nossas vidas a partir da segunda, principalmente quando o assunto é dieta.
E como essa é uma data propícia para realizar mudanças, está rolando uma campanha americana chamada “Monday Without Meat“, ou para o bom tupiniquim, “Segunda sem carne“.
Essa campanha foi criada para incentivar pessoas no mundo todo para deixar de consumir carne de origem animal, principalmente boi, porco e frango, ao menos uma vez na semana.
Conseguindo iniciar esse processo deixando de consumir proteína animal, muitos acabam gostando das mudanças e passam a seguir uma dieta mais vegetariana e até mesmo vegana.
Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal!
Sociedade Vegetariana Brasileira
No Brasil a campanha está sendo propagada pela SVB, a Sociedade Vegetariana Brasileira, que está obtendo um bom sucesso e cada vez mais adeptos.
Benefícios para a saúde com a diminuição do consumo de carne
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), recomenda que o consumo semanal de carne seja de aproximadamente 500g. O alimento precisa estar cozido e a quantidade é o percentual exato para fornecer os nutrientes necessários para um adulto.
Não é uma regra, mas pesquisas informam que o consumo de carnes como a de boi e porco em excesso, além de contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos, aumento de colesterol, pressão arterial, também contribui para o desenvolvimento de câncer no intestino.
Na verdade não podemos cometer excessos. A carne vermelha tem sim seus benefícios, mas o problema está nos exageros.
O INCA cita que o ferro contido nestes alimentos, apesar de serem essenciais para o nosso organismo, quando consumido em grandes quantidades, acaba se tornando tóxico.
Receita Fitness de Chocolate – TOP 10 receitas veganas Low Carb!
Carne é totalmente ruim?
Não entrando no mérito de como são “produzidos” e chegam nas prateleiras dos açougues, as carnes tem sim o seu benefício nutricional.
São ótimas fontes de ferro, zinco, fósforo, magnésio, selênio, potássio e vitaminas do complexo B. Mas a sua fonte principal é de proteínas.
Ao ingerir pequenas quantidades de carne já podemos obter a necessidade diária destes nutrientes, algo que em uma dieta vegetariana/vegana é preciso uma quantidade maior de alimentos ou até mesmo suplementos.
A proteína de origem animal conta com vitamina B12 e isso não é possível obter através de uma dieta vegana/vegetariana. Esse é o nutriente que precisa ser ingerido através de suplementos.
Segunda-feira sem carne
Após saber destas informações, saiba que vale muito a pena pisar um pouco no freio na ingestão de carne vermelha. Você pode começar aderindo à campanha “Segunda-feira sem carne”.
Se sentir melhor, desde que tenha indicação de um médico nutricionista, passe para dois dias na semana e assim por diante.
Cuidado com os exageros.
Duas sugestões de receitas de nutricionistas para segunda-feira sem carne
Confira duas receitas sem carne para incluir nas refeições principais de sua segunda-feira:
Sopa de ervilha, cogumelo, quinoa e tofu para dia sem carne
Passo a passo como preparar uma receita nutritiva para a segunda-feira sem carne. Receita rica em proteínas e nada de origem animal.
Ingredientes
- 1 Xícara (chá) Quinoa Deixe de molho hidratando por pelo menos 8h
- 2 Xícara (chá) Ervilhas Deixe de molho hidratando por pelo menos 8h
- 1 Xícara (chá) Cogumelos
- 2 Xícaras (chá) Água
- 2 Colheres (sobremesa) Azeite
- 150 g Tofu
- 2 Unidades Alho
- Cebola A gosto
- Salsinha A gosto
- Hortelã A gosto
- Sal A gosto
- Pimenta do reino A gosto
Instruções
Cozinhe as ervilhas e a quinoa até que fiquem bem macias;
Lembre-se de trocar a água em que elas ficaram de molho;
Coloque-as no liquidificador, juntamente com as xícaras de água, o alho e também a cebola;
Então bata até que forme um creme. Reserve;
Em uma panela refogue os cogumelos e acrescente o creme. Adicione o sal e a pimenta a gosto;
Pronto. No prato coloque uma porção da sopa, e "enfeite" com a salsinha, hortelã, acrescente o azeite e espalhe o tofu por cima;
Só degustar esta maravilha.
Outra receita que pode ser consumida durante esta segunda-feira sem carne é:
Receita FIT de Quinoa com Algas
Aprenda como preparar uma receita fitness de quinoa com algas, ótima para dietas de hipertireoidismo, hipotireoidismo e outras para emagrecer
Ingredientes
- 2 Folhas Alga Marinha Desidratada, Nori ou Wakame
- 1 Xícara (chá) Quinoa
- 1 Colher (sopa) Azeite de oliva
- 2 Dentes Alho Picado
- 1 Colher (café) Sal
- 1 Unidade Tomate Maduro e picado em cubinhos
- 1 Colher (chá) Noz moscada
- 1 Colher (chá) Alecrim
- 1 Colher (chá) Orégano
- 2 Xícaras (chá) Água Quente
Instruções
Primeiramente hidrate as algas. As instruções para isso estarão na embalagem, mas é só colocar água e deixar descansando por alguns minutos, depois escorrer toda a água.
Em uma panela antiaderente coloque o azeite de oliva, leve ao fogo baixo e então doure o alho.
Em seguida acrescente o tomate e refogue-o por três minutos. Coloque então toda a quinoa e o sal e mexa até ficar bem incorporado.
Coloque a água quente e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, até que seque completamente a água e a quinoa fique cozida.
Coloque então a noz-moscada, o alecrim e o orégano e mexa bem.
Acrescente as algas e misture-as no refogado, então tampe a panela e deixe no vapor por mais 5 minutos.
Após esse tempo é só servir.
Gostou? Tem alguma sugestão? Deixe seus comentários. Ajude compartilhando.