A farinha de uva é uma das várias opções para substituir a farinha branca tradicional. Mas além de amenizar os efeitos causados pelo excesso da farinha branca, a de uva também trás outros benefícios para a nossa saúde. Como é feita com a uva, a farinha acaba sendo rica em antioxidantes.
Esses antioxidantes ajudam o organismo a prevenir doenças cardíacas, reduzir o colesterol e combater o envelhecimento precoce das células. Rica em nutrientes, esta é uma opção saudável para preparar outros alimentos durante a sua dieta.
É um alimento rico em fibras, ferro, magnésio e cálcio. Confira a seguir mais informações e seus benefícios.
Aprenda também: Farinha de Arroz Fitness caseira.
Informações nutricionais da farinha de uva
Para cada 100g da farinha de uva podemos obter:
- 214 calorias;
- 3,3g de proteínas;
- 54g de carboidratos;
- 3,4g de fibras;
- 0g de gorduras.
A farinha de uva pode ser utilizada em pães, bolos, bolachas e outras receitas. Mas por mais que a uva tenha o seu sabor característico, ele não fica em destaque quando utilizado nestas receitas. Entretanto avalie a sua utilização em dietas mais restritas, pois a sua frutose faz elevar a porcentagem de carboidratos na receita.
E outro benefício da utilização em receitas é que ela não contem glúten.
Principais benefícios da farinha de uva para dietas
Entre os benefícios da farinha de uva estão:
Rico em antioxidantes
Principalmente na casca, a uva é um alimento rico em antioxidantes, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico e combater os efeitos dos radicais livres no envelhecimento precoce das células. O resveratrol contribui para retardar este envelhecimento e evitar diversos problemas pelo organismo, como inflamações.
Redução do colesterol ruim
O colesterol ruim (LDL) é combatido com a farinha de uva graças aos seus flavonoides. Mas é preciso ter uma dieta balanceada e realizar atividades físicas regulares para se beneficiar disso.
Previne tipos de câncer
Como a farinha de uva tem boas quantidades de antioxidantes, eles combatem os radicais livres, onde com o envelhecimento precoce das células, o organismo fica sujeito a alguns tipos de câncer. Portanto é essencial aumentar a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes para evitar problemas mais graves e a uva está entre os principais.
Aprenda também: Como fazer farinha de Grão de Bico.
Auxílio em dietas para controlar o peso
Segundo estudos a farinha de uva ajuda no controle do colesterol e na diminuição da gordura abdominal. Suas fibras ajudam a manter a sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal e também diminui a absorção de gorduras pelo organismo.
Melhora no trânsito intestinal
Quem sofre de constipação vai se beneficiar da farinha de uva. Suas fibras ajudam a dar volume e a hidratar o bolo fecal. Tudo isso contribui para um bom funcionamento do intestino, evitando inclusive doenças neste órgão.
Prevenção de diabetes
A farinha de uva tem pouca concentração de frutose, mas o que contribui para equilibrar a glicemia no sangue são suas fibras. Entretanto para quem é pré diabético ou já é diabético, o consumo desta farinha precisa ser autorizado pelo médico.
Bom para o coração
Seus antioxidantes, fibras e outros elementos da farinha de uva, ajudam a melhorar a saúde do coração. Com a baixa absorção de açúcar, gorduras e outros elementos graças as fibras, além do combate aos radicais livres, graças aos seus oxidantes, este alimento é ótimo para o sistema cardiovascular.
A redução dos efeitos dos radicais livres pelos antioxidantes, combatem as inflamações dos vasos sanguíneos, ajudam a diminuir o colesterol ruim e a melhorar a circulação.
Aprenda também: 4 dicas para substituir a farinha branca/trigo.
Benefícios para a saúde ocular
Um dos principais benefícios da farinha de uva é em relação a saúde ocular. Os antioxidantes ajudam a proteger a retina e o combate aos radicais livres evitam a degeneração macular. Mas esse benefício é principalmente para aqueles que já passaram dos 40 anos e sofrem uma redução “natural” da visão.
Fonte de energia
Rica em nutrientes, a farinha de uva também contribui para o aumento de energia pela sua boa quantidade de carboidratos. O açúcar da fruta serve como uma boa fonte de energia no pré ou pós treino. Assim você pode criar receitas de shakes com farinha de uva e utilizar durante os treinos na academia.
Aprenda também: Farinha de Aveia com Whey Protein e Blueberry.