Esta atividade comum para crianças das décadas de 80 e 90 conhecida como PULAR CORDA, é muito utilizada até os dias atuais por lutadores, maratonistas e outros praticantes de esportes, pois trata-se de um exercício capaz de afetar beneficamente todo o corpo, movimentando todos os principais músculos e articulações deste os pés até a altura dos ombros.
Podemos citar inclusive que é um dos exercícios mais completos, pois pode ser facilmente adaptado para movimentar outras partes do corpo conforme o interessado for se desenvolvendo na prática do exercício de pular corda. Além é claro de também trazer benefícios para o ganho de massa muscular e a perca de peso.
E hoje estaremos falando um pouco mais sobre pular corda, dando as principais dicas e como a prática deste exercício pode ajudar a emagrecer até 800 calorias por semana, sem muito esforço e não sendo necessário realizar a atividade todos os dias, ou seja, com um intervalo de dia para o descanso.
A grande dificuldade de pular corda
Uma das maiores dificuldades na hora de iniciar essa atividade, é conseguir pular a corda, mas não se preocupe, a prática leva a perfeição, já dizia o velho ditado. Em um primeiro momento, a corda irá enroscar nos pés, você conseguirá pular 3 ou 4 vezes e irá se perder, mas é assim mesmo, não desista, insista e persista.
É claro que existem também alguns segredos na hora de pular, como por exemplo a própria corda. Aquelas de nylon, as tradicionais que são usadas em outras atividades do nosso dia a dia, não são as mais indicadas, é possível pular, mas para quem está iniciando elas são muito pesadas e desengonçadas. A corda ideal é a de gel, própria para pular corda, ou uma feita de material de PVC, que também já é vendida na versão própria para este exercício.
Nestas cordas, muitas já vem com um bastão próprio para dar a firmeza necessária e auxiliar no exercício. É bem legal.
O tamanho ideal das cordas
Algumas cordas contam com regulagem, basta abrir o bastão, esticar ou diminuir a quantidade necessária de corda para adaptar ao seu tamanho ideal e então fechar novamente o bastão. No caso de outras cordas sem essa regulagem, você vai precisar cortar, caso não seja possível, de um nó ou mais em ambos os lados.
É hora de pular corda
Na hora de pular, coloque a corda para trás do corpo, fique apoiado somente no calcanhar e eleve as pontas dos pés. Faça um teste, jogue a corda de trás para frente, acima da cabeça e a corda deverá passar por baixo dos pés, parando nos calcanhares. Então é só dar um passo pra frente, posicionar a corda na parte de trás novamente e dar início a ginástica :). Depois de iniciar a atividade, você irá apoiar praticamente só as pontas dos pés.
É interessante realizar um alongamento dos pulsos e ombros para não lesionar ou trazer algum tipo de problema devido aos movimentos repetitivos. Faça antes e depois dos treinos.
Utilize roupas de ginástica e um tênis capaz de absorver impactos, para não forçar muito os joelhos. Antes de pegar “firme” na atividade, faça um pequeno aquecimento com um ritmo mais fraco e só quando estiver bem adaptado comece a aumentar o ritmo e contar o tempo da atividade.
Outra dica é sentir o movimento da corda e evitar de ficar olhando para ela. A posição ideal é olhar para frente enquanto realiza a atividade.
É possível perder mesmo 800 calorias pulando corda?
Primeiro temos que ter em mente que cada organismo funciona de uma maneira diferente, antes de responder esta pergunta. Então pode ser que ao realizar uma rotina de exercícios com a corda você perca 800 ou até mais calorias, mas isso depende do fator genético e principalmente da alimentação.
É preciso estar realizando uma reeducação alimentar em conjunto com a atividade para emagrecer. Agora se o seu objetivo é fortalecimento muscular ou outra finalidade a quantidade de calorias não é o foco principal.
Recomendamos que você realize os exercícios apenas três vezes por semana e no máximo vinte minutos por dia, pois a atividade exige muito dos joelhos e pode trazer uma complicação se feito incorretamente e com exageros. Recomendamos ainda que a atividade seja indicada por um profissional capacitado, mediante uma avaliação prévia.
Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários! Ajude compartilhando o artigo.