E expressão ‘bumbum na nuca’ é bem conhecida entre as mulheres, principalmente aquelas que possuem uma rotina de exercícios na academia. Muitos destes exercícios ajudam a deixar a musculatura dos glúteos mais fortes, onde além do benefício estético, também acaba trazendo benefícios para a saúde da região e este será o nosso tema de hoje.
Os três músculos principais dos glúteos são o Glúteo Mínimo, o Glúteo Médio e o Glúteo Máximo, onde realizam os movimentos de abdução, extensão e também a rotação paralela das coxas. O fortalecimento destes músculos podem ajudar a evitar lesões, a tratar lesões no joelho e quadril e também melhorar o desempenho e desenvolvimento de atividades físicas que envolvam corridas, caminhadas, ciclismo e outras que exigem o máximo de nossas coxas, bum bum e quadril.
Três benefícios dos exercícios para glúteos
Entre os três principais benefícios do fortalecimento dos glúteos estão:
Evitar Lesões. No quesito de prevenir lesões, os músculos da região dos glúteos tem por função estabilizar o quadril e a pelve, onde através desta estabilização, a distribuição e controle dos membros inferiores é melhorada, o que evita futuras lesões de quadril e joelhos.
Ajuda no desenvolvimento de atividades físicas. Já na ajuda da prática de esportes que envolvam corridas, ao trabalhar os músculos dos glúteos, o atleta consegue desenvolver uma melhoria no esporte, principalmente por conta da alavancagem durante os movimentos de impulso em uma corrida. Sem contar que com músculos mais fortes, a resistência é maior, contando com um menor índice de fadiga dos músculos envolvidos.
Tratamento de lesões desenvolvidas. Já no tratamento de lesões de joelho e quadril, o fortalecimento dos músculos dos glúteos ajuda a fortalecer o quadril e diminuir as cargas aplicadas nos movimentos do dia a dia. Os músculos fracos acabam aplicando uma sobrecarga sobre estas regiões, o que causa um desgaste, lesões e dores devido a bursites, tendinopatias e outras enfermidades.
Não exagere!
Com relação ao exagero dos exercícios, é sempre recomendado que eles sejam passados por profissionais, pois a grande quantidade de pesos e repetições para alcançar “logo” o objetivo do bumbum na nuca, pode trazer sérias consequências para a postura, lesões na coluna, joelhos e outros membros que possam ficar mais fracos devido ao foco estar totalmente voltado para a região dos glúteos.
Sempre respeite as indicações médicas e profissionais. Cada corpo possui uma genética que contribui ou não para o desenvolvimento de certos músculos do corpo. Todos podem conseguir desenvolver os músculos dos glúteos e alcançar o tão sonhado “bumbum na nuca”, mas alguns levam muito mais tempo do que outros e esse tempo deverá ser respeitado. Outro fator que pode ajudar no desenvolvimento desta região é a alimentação, por isso é altamente indicado a consulta de um nutricionista, para auxiliar nesta questão.
Os melhores exercícios para a região dos glúteos
Alguns dos melhores exercícios para a região dos glúteos, que são os principais responsáveis por fortalecer a musculatura local são:
- O exercício de marcha lateral, onde com uma faixa elástica nas pernas, você irá caminhar forçando uma das pernas abrindo-a para a lateral e firmando o apoio. Depois encontre a outra perna com a que você terminou o primeiro movimento.
- O agachamento bipodal
- Elevação da coxa com joelho curvado
- Elevação de perna no exercício ponte
- Legpress
Esses são algumas das melhores opções para a musculatura desta região, mas a série de treinos deverá ser indicada pelo profissional responsável pelos exercícios na academia, seja o personal trainer ou o fisioterapeuta.