SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial
27/10/2017 Comentarios 0 2015 Visualizacoes

SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial

Todo mundo que está tentando emagrecer, em algum momento da vida vai tentar fazer uma dieta maluca, principalmente sem qualquer indicação médica e nutricional, o que é muito errado, pois pode trazer sérias consequências para a saúde. Mas contra fatos não há argumentos, sempre apelamos para a internet (por motivos de economia) e acabamos fazendo dietas malucas, que a princípio parecem ser muito interessantes.

E para que você que está fazendo dieta e quer saber se está seguindo conselhos de uma dieta maluca, hoje estaremos apresentando os sete principais sinais de que esta dieta pode ser prejudicial para a sua saúde. Este é um assunto bem interessante, que irá completar o quadro de artigos aqui de nosso site.

Primeiro, antes de mais nada queremos dizer que: SIGA UMA DIETA RECOMENDADA POR SEU MÉDICO E NUTRICIONISTA. Não adianta, cada corpo, cada biotipo, reage de maneira diferente as dietas, não existe uma que abrace a todo o tipo de pessoas, a não ser as regras de reeducação alimentar básicas, como:

  • Diminuir carboidratos
  • Diminuir consumo de gorduras
  • Cortar refrigerantes
  • Incluir legumes e vegetais em suas refeições
  • Comer poucas porções várias vezes ao dia
  • Ingerir mais fibras
  • Tomar bastante água
  • ETC.

SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial

Como já citamos, uma reeducação alimentar é a melhor maneira de perder peso, passar a ter hábitos alimentares saudáveis não exige muito do seu organismo e faz com que você sempre esteja com o peso correto para o seu biotipo. Além disso a prática de exercícios, ao menos uma caminhada de 30 minutos todos os dias, pode fazer parte de uma vida totalmente saudável. Tudo que exige muito do seu organismo pode ser prejudicial e também pode não ser duradouro, o conhecido efeito sanfona.

Não tenha pressa de emagrecer, afinal engordamos ao longo dos anos, com hábitos ruins, portanto para emagrecer, precisamos primeiramente mudar a nossa mente e passo a passo perder o peso adquirido.

sete sinais dietas malucas

Vamos aos sete sinais de que a sua dieta é uma dieta maluca:

Primeiro sinal de dietas malucas. Um período prolongado de jejum durante o dia!

Toda dieta que exige que você fique horas e horas em comer, é uma dieta maluca. Os períodos de jejum só trazem malefícios para o seu organismo e não ajudam em nada a emagrecer, pois com este longo período, o corpo entende que precisa armazenar mais energia, fazendo com que em todas as refeições que você realizar, ela basicamente será armazenada para os períodos de “seca”. Sem contar que ao ficar longos tempos sem comer, quando finalmente você faz uma refeição, a tendência é coma muito mais do que realmente precisa. Para emagrecer o metabolismo precisa estar trabalhando constantemente, sem a necessidade de armazenar energia, portanto o ideal é que você coma pequenas porções de 3 em 3 horas ou toda vez que sentir alguma necessidade, mas em pouca quantidade e somente o suficiente para saciar a fome e não se empanturrar.

Segundo sinal de dietas malucas. Dietas que cortam totalmente um grupo de nutrientes!

Se a sua dieta exclui grupos alimentares, onde os mais tradicionais são as que cortam os carboidratos, ela também é uma dieta maluca. Outras dietas que cortam os lipídeos e proteínas também são comuns na internet, e são tão prejudiciais como a que corta os carboidratos. Todos os grupos alimentares são importantes para o nosso organismo, uns fornecem energia, outros vitaminas, minerais, fibras etc.

A deficiência desses grupos alimentares no organismo podem elevar os níveis de colesterol, trazer enfermidades nos órgãos, diabetes, entre outros problemas. Quando você corta totalmente os carboidratos, o resultado é um cansaço diário, pois eles são fontes de energia para o corpo. Normalmente dietas que cortam carbo, são ricas em proteínas, o que pode trazer problemas cardiovasculares, elevação na irritabilidade por conta da falta de serotonina, há vários casos de insônia, a conversão de gordura em energia com a liberação de cetônicos, que em grandes quantidades são prejudiciais para a saúde e principalmente a sobrecarga dos rins por conta das altas doses de proteínas filtradas.

Dietas que cortam os lipídeos, diminuem o poder do sistema imunológico, lhe deixando vulnerável a diversos tipos de doenças. Boa parte dos lipídeos contam com vitaminas A, D, E, K e outras que ajudam a deixar o nosso organismo saudável. Além disso os lipídeos são responsáveis pela produção de hormônios que compõe as membranas celulares, deixando-as vulneráveis ao envelhecimento precoce.

Já as não tão comuns, mas também existentes dietas malucas que cortam as proteínas, são muito prejudiciais, pois é de suma importância o seu consumo, pois elas são responsáveis pela construção celular dos tecidos, músculos, órgãos e também na produção de hormônios e enzimas que ajudam na imunidade do seu corpo.

Terceiro sinal de dietas malucas. Perca muito rápida de peso!

É claro que para alguns esta pode não ser uma desvantagem, mas saiba que na velocidade que você perde o peso, na mesma velocidade você engorda dobrado. Nunca dietas “normais” farão com que você emagreça grandes quantidades do dia para a noite. Como citamos, o emagrecimento natural é um processo que leva tempo, pois você precisa fazer uma reeducação alimentar. Uma dieta com perca de peso saudável não pode ultrapassar os 2kg por semana segundo autoridades da nutrição, a não ser que a sua massa seja muito grande, principalmente obesos mórbidos, onde a perca é um pouco maior por semana.

O corpo precisa se adaptar as mudanças, um processo lento e duradouro. A perca de peso rápida, traz desequilíbrio para corpo se adaptar a distribuição de nutrientes. Essa reação do corpo pode diminuir o libido, causar anemias, deixar o seu corpo flácido onde a perca de peso é maior. Baixa de imunidade e a queda de cabelos, assim como unhas fracas e tonturas, também fazem parte destas dietas malucas que prometem perca de peso milagrosamente.

Quarto sinal de dietas malucas. Dietas totalmente líquidas!

A não ser que esta seja a recomendação médica, por conta de alguma cirurgia (principalmente na garganta) ou alguma outra doença que exige que o consumo de alimento seja na forma líquida, é também um sinal de que está fazendo uma dieta maluca. O consumo só de sopas, sucos, shakes e alimentos líquidos, normalmente são pobres em nutrientes, trazendo sérias consequências para o organismo.

Estas dietas líquidas, normalmente contam com baixa ingestão de fibras, o que pode trazer sérios problemas para o intestino, desequilibrando totalmente a flora intestinal. Além disso a falta de fibras, principalmente as solúveis, trás uma sensação de que você nunca está satisfeito com a alimentação. A falta de mastigação nas dietas líquidas, não trazem também a sensação de saciedade, pois o cérebro não recebe a informação de algo está sendo mastigado e por consequência não libera as substâncias que trazem essa sensação.

Dietas líquidas são campeãs em trazer consequências graves para a massa muscular, sensação diária de cansaço pela falta de energia, dores agudas de cabeça e também o famoso efeito sanfona, pois quando você termina esta dieta, a tendência é que você saia mastigando tudo pela frente.

Quinto sinal de dietas malucas. Remédios para emagrecer.

Novamente citamos que em casos específicos, o consumo de fórmulas manipuladas ou já presentes no mercado, desde que indicado por seu médico, pode ser a solução necessária. Já em outros casos é muito importante estar atento aos efeitos colaterais do consumo de remédios para emagrecer. Os inibidores de apetite podem trazer sérios problemas para a saúde, onde podemos citar os relacionados ao coração como o aumento de pressão, a alta na frequência cardíaca, taquicardia, e também trazem uma maior irritação, insônia e até depressão.

Sexto sinal de dietas malucas. A ingestão menor de calorias do que é indicado diariamente.

Nosso corpo precisa de uma quantidade mínima de calorias todos os dias para dar um bom funcionamento para os órgãos. Uma dieta “normal” conta com a ingestão média diária de 1200kcal. Adultos com alimentação “normal” possuem uma dieta balanceada que conta com 2 mil calorias. Portanto se a sua dieta não for indicada por seu médico e a quantidade de calorias for muito menor do que citamos, as consequências podem ser gravíssimas, podendo levar quem as realiza até ao óbito.

O consumo restritivo de calorias fará com que o metabolismo funcione mais lentamente, sendo uma consequência que se estende após o término da dieta, onde o efeito sanfona é uma das principais consequências, pois um metabolismo mais lerdo, faz com que o ganho de peso seja maior.

Sétimo sinal de dietas malucas. Dietas que você sente o efeito sanfona

Você emagrece e logo depois engorda, emagrece novamente e em poucos dias engorda, este é o famoso efeito sanfona. Se a dieta que você está seguindo trás essa consequência, é bem provável que ela seja uma dieta inútil. Além dessa perca e ganho de peso constante, sem estabilizar, este efeito pode trazer problemas sérios problemas para a saúde, como diabetes, gordura no fígado e aumento no colesterol LDL e também desequilíbrio nos triglicérides.

Faça exames de sangue rotineiros para saber se os níveis de açúcar, triglicérides, colesterol estão em ordem, é um exame simples e que pode revelar diversos problemas relacionados a sua saúde.

Gostou deste artigo? Ajude o nosso site a crescer compartilhando com seus amigos.

Anterior Dieta da Maçã - Emagreça comendo 3 maçãs por dia
Proximo Exercícios para as costas - Os melhores fitness

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Lista de 11 alimentos para parar de comer em 2018

Você está pretendendo levar uma vida mais saudável em 2018 mudando a alimentação e optando por um cardápio mais fitness? Então hoje estaremos dando uma pequena ajuda, indicando uma lista… Leia mais

Adolescência e saúde – Os melhores alimentos

Com a chegada da adolescência, todos os jovens acabam passando por um momento decisivo em questões de saúde. É nesta época que o desenvolvimento do corpo ocorre muito rápido e… Leia mais

4 dicas para substituir a farinha branca/trigo

Encontrar substitutos para a farinha branca/trigo pode não ser uma tarefa tão fácil, além é claro de que muitas das opções presentes no mercado possuem valores bem mais altos do… Leia mais

Lista de emagrecedores vendidos no mercado

Você está querendo emagrecer tomando remédio e gostaria de saber quais são os principais emagrecedores vendidos no mercado brasileiro? Neste artigo você irá conferir uma lista com as opções mais… Leia mais

Artigos 1Comentario

10 substitutos ao Whey Protein

É claro que o Whey Protein tem diversas vantagens, principalmente o hidrolisado e isolado, sendo uma das principais suplementações dos dias atuais, de absorção rápida e com a vantagem de… Leia mais

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.