Você deve comer brócolis cru? Benefícios e desvantagens
06/07/2020 Comentarios 0 149 Visualizacoes

Você deve comer brócolis cru? Benefícios e desvantagens

O brócolis é um alimento que possui um perfil nutricional excelente e rico em benefícios que contribuem para melhorar a nossa saúde. Conta com uma boa quantidade de fibras, antioxidantes, proteínas e vitamina C.

Mas devemos comer o brócolis cru? Cozido? A vapor? Assado? Qual a melhor maneira de obter todos esses benefícios do vegetal?

Hoje neste artigo do Receitas Academia estaremos falando mais sobre as vantagens e desvantagens de comer brócolis cru, bem como seus benefícios para a nossa saúde.

Brócolis pode ser consumido sem muito preparo

É claro que o brócolis é um alimento bem versátil em diversos pratos, pois pode ser preparado na forma refogada, cozida, no vapor, assado e também de na forma crua, muito comum em molhos ou saladas.

Ele normalmente é servido cozido ou no vapor, mas os benefícios para a sua dieta nutritiva podem ser obtidos sem muito preparo.

Basta limpa-lo completamente com água corrente, esfregando todos os pontos visivelmente sujos. Depois deixe-o secar e se for necessário, coloque-o sobre um papel toalha.

Para prepará-lo basta usar uma faca e cortar os bouquet de brócolis (flores), desligando-os do caule principal. Corte-os em pedaços menores.

Super salada de brócolis com carne rica em proteínas!

Tanto as flores do buquê como as hastes do brócolis são seguros para o consumo. Mas nas versões cruas, a haste pode ser mais difícil de mastigar, já que trata-se de um pedaço mais fibroso.

Você pode dar uma atenção especial para as hastes, cotando-as em um tamanho menor.

Após esse preparo inicial é possível comer o brócolis do jeito que estiver, mas para melhorar o seu sabor é possível mergulhá-lo em molho de vegetais, molho de iogurte, adicionar um pouquinho de sal ou outros elementos que você achar importante para dar sabor.

O brócolis cru pode ser incluso em outros pratos de sua dieta, onde irá agregar textura, sabor e principalmente valor nutricional.

O preparo pode afetar os nutrientes

Dependendo da maneira que fizer o seu brócolis, isso poderá comprometer parte dos seus nutrientes.

Um exemplo bem claro é em relação à vitamina C. Noventa gramas de brócolis cru fornece de 90 à 108% da necessidade diária desta vitamina, tanto para homens como para mulheres.

Mas a vitamina C é muito sensível ao calor e fazer o brócolis frito ou cozido, acaba diminuindo em até 38% essa fonte de vitamina.

Um estudo americano concluiu que ao colocar o brócolis no micro-ondas, ou prepará-lo frito/refogado e/ou cozido, fez com que ele perdesse clorofila e também quantidades bem significativas de vitamina C.

A versão no vapor foi a mais indicada depois da crua. Esse método de cozimento é o que mais manteve os nutrientes “originais” do vegetal.

Intolerantes a Lactose – TOP 10 melhores receitas FITNESS!

Brócolis é rico em suforafano

O sulforafano está bem presente no brócolis. Trata-se de um composto natural que oferece ótimos benefícios para a saúde e que atua na prevenção de doenças como o câncer, diabetes, problemas no coração e também no sistema digestivo.

O estudo concluiu que o corpo é capaz de absorver melhor esse elemento quando cru do que quando cozido.

Mas só o brócolis cru tem benefícios?

Apesar das vantagens em sua versão crua, o brócolis cozido também apresenta seus benefícios. Um dos principais é em relação aos antioxidantes.

Ao cozinhar o brócolis, os carotenóides aumentam. Este tipo específico de antioxidante é excelente para prevenir doenças e melhorar o sistema imunológico.

Gases, inchaços e desconfortos

Outra desvantagem do brócolis cru está relacionado ao aumento de gases, inchaços e desconfortos intestinais.

Isso acontece porque a maioria dos vegetais da família dos crucíferos, tendem a estimular a produção de gases.

Esse problema pode afetar principalmente aqueles que contam com a síndrome do intestino irritável, já que o alto teor de fibras e carboidratos que são mal absorvidos pelo organismo.

Esses carboidratos pode passar para o cólon e causar os inchaços e gases em excesso.

Ao realizar o cozimento, as fibras vegetais acabam ficando amolecidas, onde tanto a mastigação como a digestão se tornam mais fáceis, evitando problemas neste sistema.

Cardápio FITNESS de uma semana!

Nem cru, nem cozido! No vapor

Para equilibrar todas as vantagens e desvantagens, a melhor maneira de preparar o brócolis é no vapor. Você pode colocá-lo em uma panela própria para cozimento à vapor ou cozinhá-lo no “banho maria”.

Independente de como é feito o preparo, o brócolis é um vegetal que não deve estar fora de sua alimentação. Como já citamos ele é uma ótima fonte nutricional, rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Você pode colocá-lo em praticamente todas as suas refeições, inclusive nos seus lanches.

Mas há situações em que você precisa mais de vitamina C, então opte pelo brócolis cru. Já em períodos que precisa mais de antioxidantes, faça o consumo dele cozido. Nos outros dias, aproveite as vantagens do vapor, o importante é ter ele presente em sua dieta.

Confira algumas receitas com brócolis aqui do site.

Anterior Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde
Proximo Beterraba: Dicas e benefícios deste alimento excelente para a saúde

Sobre o autor

Wes
Wes 755 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é Iso 100 Whey Protein Isolado?

Hoje estaremos falando um pouco sobre o Iso 100 Whey Protein Isolado da Dymatize Nutrition, que é um dos mais poderosos suplementos usados na recuperação muscular dos últimos tempos. O… Leia mais

Artigos 1Comentario

Dieta durante a gestação e amamentação

A dieta durante a gestação ou amamentação é a dúvida de muitas mulheres não só no Brasil mas também no mundo todo, e por isso hoje estaremos falando um pouco… Leia mais

Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta

A manga é o fruto da árvore mangueira, nativa do sul e do sudeste da Ásia com plantações encontradas em seus primórdios desde o leste da Índia até a região… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta